Ratchet & Clank: Em uma outra Dimensão, ou Ratchet & Clank: Rift Apart, é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2021 para PlayStation 5.
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
-Secret Agent Clank: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: Quest for Booty: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: A Crack in Time: https://gamergeek.com.br/topico/41/tudo-sobre-10-ratchet-clank-future-a-crack-in-time
-Ratchet & Clank: All 4 One: https://gamergeek.com.br/topico/43/tudo-sobre-11-ratchet-clank-all-4-one
-Ratchet & Clank: Into the Nexus: https://gamergeek.com.br/topico/59/tudo-sobre-14-ratchet-clank-into-the-nexus
-Ratchet & Clank (2016): https://gamergeek.com.br/topico/63/tudo-sobre-15-ratchet-clank-2016
Enredo:
Vale lembrar que Ratchet & Clank: Em uma outra Dimensão é uma continuação de Ratchet & Clank: Into the Nexus, não do reboot da franquia de 2016.
Em uma dimensão diferente da dimensão de Ratchet e Clank, Nefarious tinha se coroado imperador, dominado a galáxia e tendo como sede principal a cidade do planeta Corson V, que ele batizou como Cidade Nefarious. Nessa mesma galáxia, uma resistência foi formada por aqueles que queriam pôr um ponto final a tirania do imperador.
Era uma noite em Corson V os robôs do Imperador Nefarious estavam fazendo suas rondas para tentar encontrar membros da resistência para serem presos, e de repente um robô com um formato diferente dos demais robôs que habitavam a cidade surgem. Esse estranho robô consegue se esgueirar e roubar um infobot (um robô com informações úteis) da secretária do imperador e pouco depois salva um membro da resistência que estava sendo encurralado. Então é descoberto que esse robô não era de fato um robô, mas sim uma lombax chamada Rivet, uma das principais integrantes da resistência e provavelmente a maior ameaça ao Imperador Nefarious, sendo que no momento ela estava se disfarçando de robô para evitar ser descoberta. Rivet salva o membro da resistência e logo em seguida vários robôs do Nefarious aparecem.
A cena então corta para Ratchet e Clank em sua dimensão. Desde os acontecimentos de Into the Nexus nenhuma ameaça havia aparecido e a galáxia estava vivenciando um longo período de paz. Nenhum inimigo para ser enfrentado inclusive faz Ratchet cogitar a ideia de se aposentar do posto de herói.
Depois de muito tempo sem nenhum inimigo para enfrentar, Clank decide surpreender seu amigo e organiza um desfile enorme de balões no planeta Corson V de sua dimensão, como uma maneira de agradecer a Ratchet por tudo que ele fez pela galáxia. O desfile estava sendo apresentado pelo Capitão Qwark, junto com Skidd McMarx e Rusty Pete, personagens que apareceram em jogos anteriores da franquia.
O desfile mencionava localizações de todas as aventuras anteriores de Ratchet, além de como ele e Clank se tornaram melhores amigos. Não muito tempo depois um grupo de Valentões (os mesmos mercenários Valentões de Into the Nexus) decidem invadir o desfile, mas a dupla consegue dar conta deles. Ratchet e Clank finalmente chegam a atração principal do desfile e Clank dá um discurso agradecendo por tudo que Ratchet fez, além de presenteá-lo com o Dimensionador, um aparelho que permitiria que Ratchet pudesse viajar pelas dimensões e enfim encontrar a sua raça, que estava perdida por elas.
Porém, para a surpresa da dupla o Doutor Nefarious aparece em sua nave (que estava disfarçada como um balão do Nefarious no desfile) e rouba o Dimensionador, dizendo que iria usá-lo para o seu novo plano maligno, em que ele iria para uma dimensão onde ele dominou a galáxia e dali ele colocaria tudo em prática. O doutor inicialmente tem problemas para fazer o Dimensionador funcionar e com isso Ratchet e Clank o perseguem para recuperar o aparelho, mas depois de um incidente o Dimensionador começa a funcionar para valer e teletransporta por várias fendas dimensionais seres e objetos de outros planetas, semeando o caos em Corson V.
Ratchet e Clank finalmente conseguem chegar ao Doutor Nefarious e o enfrentam em sua nave, mas no fim da luta Nefarious dá o último golpe e usa o Dimensionador para sugar ele e a dupla. Com isso Ratchet e Clank viajam de maneira bastante rápida por várias fendas dimensionais, visitando vários planetas de maneira rápida, até que enfim os dois e o Doutor Nefarious terminam na Corson V dominada pelo Imperador Nefarious.
Com os 3 caídos depois da briga, Ratchet tenta usar a oportunidade para finalizar Nefarious, mas o Dimensionador começa a agir de uma maneira estranha e explode mergulhando o universo inteiro em um caos dimensional.
A explosão dimensional transporta o Doutor Nefarious para a sede do Imperador Nefarious. Para a felicidade do doutor, o Imperador Nefarious atualmente estava desaparecido, e tanto a secretária do imperador quanto os robôs do imperador não conseguiam determinar a diferença entre o doutor e o imperador. Com isso Doutor Nefarious passa a assumir todo o poder do Imperador Nefarious.
Do outro lado, a explosão dimensional tinha machucado gravemente Clank, destruindo um dos seus braços e danificando o mecanismo das pernas, deixando o robô praticamente imóvel. Nessa hora Rivet aparece querendo entender o que tinha acontecido e ela decide pegar Clank e levá-lo para o seu esconderijo no planeta Sargasso a fim de conseguir respostas.
Quanto a Ratchet, ele simplesmente é levado para outra parte da cidade de Corson V e tenta conversar com outros moradores a fim de descobrir onde Clank poderia estar e eventualmente ele encontra a esposa do Sr. Zurkon, a Dona Zurkon. Dona Zurkon atualmente era a fornecedora de armas de Ratchet e Clank e ela estava trabalhando em segredo como uma integrante da resistência após o caos dimensional ter começado. Nessa hora Ratchet vê Rivet fugir com Clank em uma das naves do Imperador e pergunta para a Dona Zurkon como ele poderia sair de Corson V, e ela responde dizendo que ele precisaria de uma das naves do Imperador, visto que qualquer nave que não fosse do Imperador vista saindo do planeta seria automaticamente destruída.
Diante disso tudo, Ratchet precisa se reencontrar com Clank e encontrar um jeito de resolver o caos dimensional, derrotar Nefarious, além de descobrir quem seria Rivet.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank: Em uma outra Dimensão é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet ou Rivet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet ou Rivet passem por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet ou Rivet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet ou Rivet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, ou munição para as já existentes. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para desbloquear extras no menu de extras do jogo.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao reboot de 2016:
O sistema de melhoria de armas continua sendo o mesmo, cada arma quando obtida está no nível 1 e ela pode ser melhorada até o nível 5 conforme for usada, sendo que quando a arma chega no nível 5 ela recebe a sua melhoria definitiva. No Modo de Desafio se a arma estiver no nível 5 é possível comprar a melhoria Ômega, que permite que a arma seja melhorada mais vezes até o nível 10. Como de costume para melhorar as armas é só usá-las, mas ainda é possível obter melhorias adicionais com raritânio, um minério que pode ser encontrado nas fases assim como os parafusos, e as armas agora são fornecidas pela Dona Zurkon.
O jogo continua com áudio e legendas em português brasileiro.
Com o controle DualSense do PlayStation 5, as armas agora suportam as funcionalidades do controle, como por exemplo os gatilhos adaptáveis.
Uma nova personagem jogável foi adicionada: Rivet! A nova lombax é uma personagem jogável na nova aventura de Ratchet e Clank, e há planetas que só podem ser acessados por Ratchet, enquanto outros planetas só podem ser acessados por Rivet. Ratchet e Rivet tem os mesmos golpes e compartilham as mesmas armas, parafusos, melhorias, armaduras... A única diferença entre os dois é que a arma de corpo a corpo de Ratchet é a Omnichave, enquanto a arma de corpo a corpo de Rivet é o Omnimartelo.
Foi adicionado um modo de foto. Ele permite que os jogadores tirem fotos de Ratchet e Rivet com uma boa quantidade de opções para posições, expressões faciais, armas, iluminação, filtros de tela e adesivos. Uma galeria também foi adicionada, contendo modelos e uma descrição dos personagens do jogo.
O sistema de armaduras voltou, mas é um pouco diferente dos jogos anteriores. Peças de armadura não podem mais ser compradas, mas sim encontradas pelas fases ou obtidas completando certos objetivos. Além disso, as armaduras agora são divididas em 3 partes (cabeça, corpo e pernas) e podem ter as cores alteradas. Vale também lembrar que é possível equipar e desequipar peças de armadura a qualquer momento (semelhante a Size Matters) e cada peça de armadura dá um bônus, mas para conseguir o bônus não é obrigado vestir a peça de armadura, só é necessário ter a peça de armadura.
O jogo também possui várias configurações de acessibilidade para ajudar jogadores com certas deficiências.
Também é possível alternar a qualidade gráfica do jogo em 3 definições diferentes:
- Fidelidade: Os melhores gráficos e com o ray-tracing, mas sacrificando um pouco o framerate. 4K a 30 FPS.
- Performance: Os piores gráficos e sem o ray-tracing, mas com um bom framerate. 1080p a 60 FPS.
- Performance RT: Encontra um equilíbrio entre os modos Fidelidade e Performance com o ray-tracing. 1440p a 60 FPS.
Armas:
Assim como em todos os jogos da franquia, armas e munição podem ser compradas em quiosques de venda de alguma fornecedora (munição também pode ser encontrada pelo cenário, assim como nos jogos anteriores), sendo que nesse jogo a fornecedora é a Dona Zurkon. As armas estão no nível 1 quando são compradas (ou encontradas) e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Ômega, que melhora a arma mais uma vez e permite que ela seja melhorada até chegar no nível 10.
Melhorias adicionais para as armas podem ser obtidas com raritânio.
As armas do jogo são:
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as suas aventuras.
- Omnimartelo: A arma que Rivet leva para todas as suas aventuras.
- Pistola de Rajada: Uma pistola tipo blaster que atira de maneira automática e a uma boa distância. Pode ser melhorada para a Pistola Explosiva, em que cada tiro da pistola dispara 3 tiros por vez, aumentando o poder de fogo.
- O Aniquilador: Uma espingarda de 2 canos que causa uma boa quantidade de dano a curta distância, disparando dos seus canos. Pode ser melhorada para O Carrasco, em que agora a arma tem 4 canos, causando o dobro de dano com o dobro de canos.
- Bomba de Estilhaços: Arremessa bombas que explodem causando dano em área soltando estilhaços nos inimigos. Pode ser melhorada para a Explosão de Estilhaços, em que as bombas arremessadas agora tem 10% de chance de matar instantaneamente um inimigo com a explosão.
- Sr. Animofado: Invoca um cogumelo falante chamado Sr. Animofado que ganha a vida como um animador de festas. Ele atira e distrai os inimigos ajudando Ratchet/Rivet. Pode ser melhorado para a Sra. Animofada, em que agora o Sr. Animofado está acompanhado de sua namorada, Sra. Animofada, permitindo que dois cogumelos sejam invocados por vez, causando ainda mais dano e distraindo ainda mais os inimigos.
- Colisor Negatrônico: Dispara um feixe de energia que causa uma quantidade média de dano e atravessa inimigos. Pode ser melhorado para o Colisor Negatrônico Grande, em que o feixe de energia disparado causa mais dano, é maior, e causa uma explosão onde estiver sendo mirado quando acaba.
- Ricochete: Dispara uma bola que ricocheteia em um inimigo algumas vezes, causando dano. Pode ser melhorado para o Ricochete Pesado, em que a bola causa mais dano e explode após o último ricochete possível.
- Irrigador de Topiaria: Arremessa um irrigador que transforma inimigos irrigados em arbustos artesanais, os deixando temporariamente imobilizados. Pode ser melhorado para o Irrigador Tóxico, em que os inimigos irrigados, além de serem transformados em arbustos, também irão sofrer dano com o passar do tempo.
- Repulsor a Vácuo: Forma um escudo frontal que absorve projéteis e dispara curtas rajadas que causam um pouco de dano. Pode ser melhorado para o Reator do Vácuo, em que o escudo pode refletir projéteis absorvidos além de aguentar mais dano.
- Perfuradog: Dispara brocas furadeiras com comportamento de cachorro que podem ser travados no alvo e causam uma quantidade decente de dano em área. Pode ser melhorado para a Matilha Perfuradora, em que cada perfuradog arremessado é acompanhado de dois perfuradoguinhos, causando mais dano.
- Lâminas Afiadas: Disparam lâminas cortantes que após acertarem o inimigo ou uma superfície ficam ricocheteando por um tempo, causando danos adicionais. Pode ser melhorada para as Lâminas da Destruição, que causam mais dano, ricocheteiam mais vezes e se multiplicam quando acertam inimigos.
- Provocador: Um lança-foguetes que dispara foguetes que explodem e causam uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorado para o Pacificador, em que os foguetes causam ainda mais dano e após a explosão se dividem em foguetes menores que causam danos adicionais.
- Luva da Destruição: Arremessa ovos, onde deles saem pequenas criaturas robóticas, que irão correr até os inimigos mais próximos e mordê-los. Pode ser melhorado para a Luva do Apocalipse, em que agora os Agentes da Destruição causam mais dano e usam armas de longo alcance.
- Caça-Cabeça: Um rifle de precisão com escopo perfeito para eliminar inimigos a distâncias maiores e causando um bom dano. Pode ser melhorado para A Enxaqueca, em que agora os tiros causam mais dano, conseguem atravessar inimigos, o jogo fica temporariamente mais lento enquanto o escopo está sendo usado e permite que até 3 tiros sejam disparados de uma vez só.
- Bombardeiro: Arremessa um drone que voa e atira em inimigos próximos, fornecendo suporte aéreo a Ratchet/Rivet. Pode ser melhorado para a Bomba Viagem, em que após o tempo de duração do drone terminar ele soltará pequenas bombinhas que causarão danos a inimigos próximos.
- Para-Raio: Dispara raios elétricos guiados que podem dar choques elétricos em inimigos além de ligar outros inimigos pelo choque. Pode ser melhorado para a Rajada Elétrica, em que os raios causam mais dano e inimigos mortos automaticamente eletrocutam outros inimigos.
- Frente Fria: Dispara uma frente fria que congela inimigos em sua área, os imobilizando em blocos de gelo. Pode ser melhorada para A Nevasca, em que será disparada uma nuvem congelante que cobre uma área maior e que automaticamente congela inimigos pegos.
- Tempestade Cósmica: Uma metralhadora leve que atira rápido, mas que pode superaquecer se o botão de atirar for segurado por muito tempo, precisando resfriar antes de poder ser usada novamente. Pode ser melhorada para o Vórtice Cósmico, em que os tiros agora irão formar buracos negros para todo inimigo morto, causando mais dano e de cortesia um pouco de dano em área.
- Rebotador: Dispara bombas que explodem nos inimigos e depois se dividem em bombas menores, causando ainda mais dano. Pode ser melhorado para o Rebotador Pesado, em que as bombas ficam maiores e causam ainda mais dano. Essa arma só pode ser obtida no modo de desafio.
- Pixelizador: Funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando rajadas de pixels de curto alcance que causam uma boa quantidade de dano e deixam os inimigos pixelizados. Pode ser melhorado para o Pixelizador HD, em que agora é possível carregar e disparar um tiro concentrado que causa ainda mais danos. Essa arma só pode ser obtida no modo de desafio, mas se o jogador tiver comprado o jogo na pré-venda ela já pode ser comprada na primeira jogatina.
- R.I.N.O. 8: Abre portais dimensionais, da onde deles saem objetos aleatórios que explodem e causam uma boa quantidade de dano em área. Pode ser melhorado para o R.I.N.O. ∞, em que mais portais são abertos, causando explosões mais potentes e em áreas maiores e ocasionalmente também pode mandar pelos portais objetos de outras franquias da Sony/Insomniac (como Jak & Daxter, Sly Cooper, Uncharted, Sunset Overdrive e até Horizon). A arma mais impressionante do jogo. Pode ser obtida se o jogador tiver conseguido encontrar todos os Spybots da Resistência.
Armaduras:
Depois de estarem ausentes no reboot de 2016, as armaduras estão de volta com tudo em Rift Apart! Diferente dos jogos anteriores, em que as armaduras eram de peça única e só podiam ser obtidas comprando em quiosques de armadura, Rift Apart tem um sistema novo de armadura com algumas inspirações no sistema de armadura de Size Matters.
As armaduras agora só podem ser obtidas as encontrando nas fases (ou em bolsões dimensionais, que também podem ser encontrados nas fases) ou cumprindo objetivos específicos. Além disso, as armaduras agora são divididas em 3 peças (cabeça, corpo e pernas), é possível equipar, desequipar e misturar peças de diferentes conjuntos de armadura (ou equipar peças do mesmo conjunto, você é que sabe), bem como mudar a cor das peças.
Assim como nos jogos anteriores, as armaduras tendem a dar um bônus, mas diferente dos jogos anteriores em que era necessário equipar a armadura para conseguir o bônus, nesse jogo para conseguir o bônus da armadura é só simplesmente ter a armadura. Cada conjunto de armadura tem 3 peças e dá um bônus com uma determinada porcentagem, se você tiver uma peça do conjunto o bônus é de 5%, com duas peças o bônus é de 10% e com todas as 3 peças o bônus é de 20%. Você não é mais obrigado a usar a armadura para conseguir os bônus que ela oferece.
As armaduras do jogo são:
- Sem Armadura: Nada demais, apenas Ratchet/Rivet sem armadura. Nenhum bônus.
- Prototraje de Patrulheiro Galáctico: O prototraje de Patrulheiro Galáctico usado por Ratchet em Ratchet & Clank (2016). Aumenta o dano causado com a Omnichave/Omnimartelo.
- Armadura de Pirata Robô: Uma armadura inspirada nos piratas robôs, que fizeram aparições desde Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction. Um pouco parecida com a Armadura Blackstar, também de Tools of Destruction. Diminui o dano recebido de piratas robôs.
- Disfarce de Robô: O disfarce de robô que Rivet usou para se infiltrar na cidade do planeta Corson V, dominada pelo Imperador Nefarious. Diminui o dano recebido de robôs do Imperador Nefarious.
- Traje da Força Q: Uma armadura usada por membros das forças especiais do Capitão Qwark, a Força Q, que marcou presença em Ratchet & Clank: Up Your Arsenal. Diminui o dano recebido de mercenários Valentões.
- Traje do Capitão Starshield: O traje de herói do Capitão Starshield, morto no programa Dreadzone em Ratchet: Deadlocked. Aumenta o ganho de experiência.
- Armadura de Lombax Pretoriano: A armadura usada pelos lombaxes da extinta Guarda Pretoriana Lombax, mencionada brevemente em Ratchet & Clank Future: A Crack in Time. Também lembra um pouco a Armadura Trílio, de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction. Aumenta o ganho de raritânio.
- Traje de Segurança: Um traje de armadura feito para sobreviver as condições inóspitas de um deserto. Me lembra um pouco os trajes pretos usados para sobreviver ao deserto do planeta Arrakis, de Duna. Diminui o dano recebido de criaturas nativas do planeta.
- Armadura Carbonox: A Armadura Carbonox de Ratchet & Clank: Going Commando. Ela pode ser obtida com antecedência se o jogador tiver comprado o jogo na pré-venda. Caso contrário, uma versão da armadura com um bônus pode ser obtida no jogo posteriormente. Essa armadura não tem nenhum bônus.
- Armadura Carbonox Aprimorado: Uma versão melhorada da Armadura Carbonox mencionada acima, e com a mesma aparência. Se o jogador tiver conseguido a Armadura Carbonox normal será possível obter peças da Armadura Carbonox aprimorado, que irão substituir as peças da Armadura Carbonox normal. Se o jogador não tiver conseguido as peças da armadura Carbonox normal, ele irá conseguir apenas as peças da armadura Carbonox Aprimorado. Essa armadura aumenta o ganho de parafusos.
- Traje de Rebelde: Um conjunto de roupa bastante inspirado nas vestimentas casuais dos rebeldes, que fizeram a sua primeira apaição em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Não oferece nenhum bônus e só pode ser obtido na edição Deluxe do jogo.
- Traje de Hacker: Um traje com uma estética underground de hacker. Me lembra um pouco as roupas da gangue Teku, de Acceleracers. Não oferece nenhum bônus e só pode ser obtido na edição Deluxe do jogo.
- Armadura de Andróide: Uma armadura robótica desgastada cujas peças lembram bastante o braço robótico da Rivet. Não oferece nenhum bônus e só pode ser obtida na edição Deluxe do jogo.
- Armadura Imperial: Uma armadura com a mesma estética do Imperador Nefarious, feita pelo próprio Imperador na esperança de que algum dia Rivet desistisse da Resistência e se juntasse a ele. Não oferece nenhum bônus e só pode ser obtida na edição Deluxe do jogo.
- Traje de Sucateiro: Uma armadura com estética punk e de sucata, lembrando um pouco Mad Max. Não oferece nenhum bônus e só pode ser obtido na edição Deluxe do jogo.
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes.
Os dispositivos do jogo são:
- Quebra-Caixas: Permitem que Ratchet ou Rivet quebrem caixas a uma distância maior com o Hyper-Strike da Omnichave ou do Omnimartelo.
- Botas Planadoras: Permitem que Ratchet ou Rivet planem no ar, caindo mais devagar.
- Deslizabotas: Permitem que Ratchet ou Rivet deslizem em trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Tem a mesma função das botas planadoras e é meramente cosmético, sendo usado se Ratchet ou Rivet estiverem com Clank.
- Botas Propulsoras: Permitem que Ratchet ou Rivet possam ganhar velocidade quando o jogador usar essas botas.
- Magnebotas: Permitem que Ratchet ou Rivet possam andar sobre superfícies metálicas, desafiando a gravidade. Vale lembrar que novamente é possível pular de uma superfície metálica para outra em ambientes de baixa gravidade, semelhante a Into the Nexus.
- Mapa-o-Mático: Revela a localização de itens especiais no mapa da fase, como parafusos de ouro por exemplo.
- Omniluva: Inicialmente permitem que Ratchet ou Rivet possam ter as funcionalidades do Tiro de Arpão (Se balançarem por alvos como se estivessem usando um gancho de escalada), mas posteriormente pode suportar novas habilidades, entra elas o Pula-Fendas (Permite que Ratchet ou Rivet possam pular direto em pequenas fendas da fase, como se fosse um teletransporte que manda Ratchet ou Rivet para a fenda que você quiser se teletransportar), a Saída Fantasma (Permitem que Ratchet ou Rivet possam desviar de ataques inimigos e ficarem imunes aos mesmos enquanto estiverem desviando) e o Catapultador (Permitem que Ratchet ou Rivet possam ser catapultados em certas ocasiões para lugares bem distantes). Tanto Ratchet ou Rivet tem acesso as habilidades da Omniluva, mas somente Ratchet utiliza a Omniluva, porque em Rivet, todas as habilidades da Omniluva são incorporadas a prótese mecânica do braço direito dela.
Cheats:
O jogo tem trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai coletando Parafusos de Ouro, o colecionável especial do jogo. Eles estão escondidos pelas fases.
Os cheats do jogo são:
- Skins para a Omnichave: Muda a cor da Omnichave de Ratchet. A cor padrão é azul, enquanto as novas cores são vermelho, verde, amarelo, chiclete (branco com rosa) e dourado (preto com dourado).
- Substituição de parafusos: Permite que os parafusos possam ser substituídos por orbes (referência a God of War), rubis (referência a Zelda), latas de energético (referência a Sunset Overdrive) ou moedas (referência a Sly Cooper).
- Galeria Melhorada: Adiciona mais personagens a galeria.
- Skins para o Omnimartelo: Muda a cor do Omnimartelo de Rivet. A cor padrão é azul, enquanto as novas cores são vermelho, verde, amarelo, chiclete (branco com rosa) e dourado (preto com dourado).
- Pacote do Modo de Foto 1: Adiciona novos adesivos e molduras ao modo de foto.
- Modo RPG: Mostra a quantidade exata de dano causada aos inimigos.
- Skins para a Nave 1: Mura a cor das naves usadas por Ratchet e Rivet. A cor padrão é branco com vermelho, enquanto as novas cores são rebelde (vermelho com ciano) e patrulheiro galáctico (azul com laranja).
- Pacote de Renderização 1: Permite que você adicione um filtro de tela no jogo. As opções são Noir (Um preto e branco um pouco puxado pra marrom, tipo um filme antigo), Sépia (O efeito de sépia) e Marte (Um filtro mais avermelhado).
- Pacote de Música 1: Adiciona mais músicas a jukebox do Bar do Zurkie, um lugar do jogo para descontrair.
- Pacote do Modo de Foto 2: Adiciona mais adesivos e molduras ao modo de foto.
- Tamanho da Cabeça: Aumenta ou diminui o tamanho da cabeça de Ratchet e Rivet.
- Pacote de Substituição de Omnichave 1: Troca a Omnichave de Ratchet por um sabre de valentão, uma chave de pirata (que parece uma keyblade de Kingdom Hearts), um sabre de pirata, uma marreta de valentão ou até mesmo um peixe.
- Pacote de Substituição de Omnimartelo 1: Troca o Omnimartelo de Rivet por um sabre de valentão, uma chave de pirata (que parece uma keyblade de Kingdom Hearts), um sabre de pirata, uma marreta de valentão ou até mesmo um peixe.
- Home Run: Manda qualquer inimigo morto com a arma de corpo a corpo de Ratchet ou Rivet pelos ares.
- Crânios de Confete: Qualquer inimigo morto após ter sido atingido em um ponto fraco (como a cabeça) irá soltar confete. Parece ser uma referência a Halo.
- Pacote de Modo de Foto 3: Adiciona ainda mais adesivos e molduras ao modo de foto.
- Pacote de Música 2: Adiciona ainda mais músicas a jukebox do Bar do Zurkie, um lugar do jogo para descontrair.
- Pacote de Renderização 2: Adiciona mais filtros de tela ao jogo, que são Filme Caseiro (Um filtro de televisão antiga), Impressão de Jornal (Deixa o jogo parecendo uma impressão de jornal antiga) e Retrô (Deixa o jogo todo pixelizado com uma resolução de tela mais baixa).
- Modo Espelho: Espelha todas as fases do jogo.
- Pacote de Substituição de Omnichave 2: Troca a Omnichave de Ratchet pelo Omnimartelo de Rivet, ou outros objetos como uma pá, uma vassoura, uma picareta ou até outro sabre.
- Pacote de Substituição de Omnimartelo 2: Troca o Omnimartelo de Rivet pela Omnichave de Ratchet, ou outros objetos como uma pá, uma vassoura, uma picareta ou até outro sabre.
- Skins para a Nave 2: Mura a cor das naves usadas por Ratchet e Rivet. A cor padrão é branco com vermelho, enquanto as novas cores são chiclete (rosa com ciano) e apocalíptico (cinza escuro com vermelho).
- Vida Infinita: Ratchet ou Rivet não perdem mais vida quanto tomam dano.
- Munição Infinita: As armas não consomem mais munição quando são usadas.
- Armas Douradas: Todas as armas agora são banhadas a ouro. Todo o ouro dos parafusos tinha que ir para algum lugar, né?
Então gente, com isso eu termino de analisar todos os jogos da franquia Ratchet & Clank! A próxima franquia que irei analisar será a franquia Sonic, mas antes disso, para substituir o Tudo sobre de número 13, irei falar sobre um jogo indie chamado Night in the Woods! Caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!