Ratchet & Clank Future: A Crack in Time é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony lançado em 2009 para PlayStation 3.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
-Secret Agent Clank: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: Quest for Booty: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
Enredo:
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank Future: Quest for Booty, é revelado que Clank tinha sido levado pelos zoni para o Grande Relógio. O Grande Relógio era uma estrutura criada pela raça zoni no centro do universo responsável pela manutenção do tempo, e o líder dos zoni, Orvus, era o pai de Clank. Apesar de Clank ter nascido em uma fábrica de robôs de guerra no planeta Quartu da galáxia de Solana (como foi contado no Ratchet & Clank de 2002) o que não tinha sido revelado na época do Ratchet & Clank (2002) era que ele tinha a alma de um zoni e foi criado por Orvus, fazendo dele o seu pai, e era esse o motivo dele conseguir se comunicar com os zoni em Tools of Destruction.
Depois de ser levado para o Grande Relógio, no setor Breegus (Um setor da galáxia de Polaris lotado de mercenários e não muito populoso), Clank estava suspenso e hibernando sob a custódia do Dr. Nefarious (o vilão principal de Up Your Arsenal) junto com o seu mordomo Lawrence (também apareceu em Up Your Arsenal). Nefarious estava trabalhando com os zoni alegando ser um doutor que podia consertar Clank, porém as suas verdadeiras intenções eram acessar uma parte importante do subconsciente do robô chamada "Câmara de Orvus" a fim de conseguir o controle total do tempo.
Mas os zoni se negavam a autorizar o acesso de Nefarious a Câmara de Orvus pelo simples fato de que o tempo foi feito para ser mantido, nunca e jamais devendo ser alterado. Revoltado com isso, Nefarious decide usar nos zonis próximos um dispositivo para emitir ondas cerebrais hipersônicas, letais aos zonis e seu equipamento. Com isso, Clank consegue se libertar da suspensão e foge de Nefarious e Lawrence pelo Grande Relógio, mas no fim acaba sendo imobilizado pelos dois.
Mesmo conseguindo pegar Clank, devido ao fato de não ter conseguido fazer nenhum progresso, Nefarious e Lawrence vão embora do Grande Relógio e deixam Clank por lá mesmo. Mal eles sabiam das consequências resultantes das ondas cerebrais hipersônicas que Nefarious emitiu.
Fora do Relógio, Ratchet, agora ciente da localização de Clank estava em sua nave, a Afélio, acompanhado de Qwark e entrando no setor Breegus para resgatar seu amigo. Nesse momento a Afélio é atingida por um pulso que desabilita os sistemas de navegação da nave e faz ela cair na floresta do planeta Quantos.
A Afélio cai no planeta, capota diversas vezes e logo em seguida estava prestes a cair de um penhasco. Ratchet e Qwark pensavam que suas mortes seriam inevitáveis naquele momento, mas eles acabam sendo salvos por uma anomalia temporal que fez com que tudo ao seu redor simplesmente pausasse, o que impediu que a nave (ou o que sobrou dela) caísse do penhasco por inércia.
Assim, Ratchet e Qwark saem da Afélio e investigam o planeta, onde eles encontram uma aldeia habitada por seres da raça fonglóide, que explicam um pouco mais sobre os zoni. Os dois também conseguem consertar a Afélio com a ajuda dos zoni, dando a ela uma nova aparência para combinar com a estética temporal deles.
Depois, um ser conhecido como Lorde Vorselon, que estava a serviço de Nefarious, invade o planeta e captura algumas criaturas, inclusive Qwark. Ele também menciona um outro lombax chamado Alister Azimuth que aparentemente era um general, uma novidade sabendo que Ratchet até então era o último ser conhecido de sua espécie.
Diante disso tudo, cabe a Ratchet descobrir quem seria esse outro lombax, impedir Vorselon e Nefarious e acima de tudo reencontrar Clank, que por sua vez estava no Grande Relógio descobrindo sobre suas origens.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça ou em sessões em que você participa de um combate de naves no espaço.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para comprar skins que modificam a aparência de Ratchet.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao seu antecessor.
Quanto as armas, o sistema de melhorias usado é o mesmo de Tools of Destruction. As armas quando são obtidas estão no nível 1, e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. Além disso, se a arma estiver no nível 5 e se o jogo estiver no modo de desafio, é possível comprar a melhoria para a versão Ômega da arma, permitindo que ela seja melhorada mais 5 vezes até chegar no nível X, que é o nível máximo. A arma como de costume pode melhorada conforme é usada, e a fornecedora de armas continua sendo a Grummel.net.
Porém, diferente de Tools of Destruction não é possível usar raritânio para melhorar as armas, e de maneira semelhante a Quest for Booty, as armas-dispositivo não retornam.
Foi adicionado um novo tipo de arma diferente das demais armas do jogo, que são as armas Constructo. O jogo tem 3 armas Constructo, que são a Pistola Constructo, a Bomba Constructo e a Espingarda Constructo. Diferente de todas as outras armas do jogo, as armas Constructo podem ser customizadas alterando as suas peças para mudar ou seu desempenho ou apenas mudando a sua cor.
Também foi adicionado uma espécie de mundo aberto no espaço em que Ratchet pode viajar com a Afélio entre planetas, dando mais liberdade para o jogador. A nave também pode ser melhorada encontrando mais zonis e inclusive é possível escutar música enquanto estiver na nave.
O modo de desafio está de volta com as mesmas propriedades dos jogos anteriores depois de ter ficado ausente em Quest for Booty.
Armas:
Assim como em todos os jogos da franquia, armas e munição podem ser compradas em quiosques de venda de alguma fornecedora (munição também pode ser encontrada pelo cenário, assim como nos jogos anteriores), sendo que nesse jogo a fornecedora é a Grummel.net. As armas estão no nível 1 quando são compradas (ou encontradas) e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Ômega, que melhora a arma mais uma vez (se a arma já estiver no nível 5) e permite que ela seja melhorada até o nível X (o equivalente ao nível 10).
Quanto as armas Constructo, elas são as únicas armas do jogo que podem ser customizadas alterando as suas peças ou a sua cor. Peças novas para armas Constructo podem ser encontradas nas fases.
Algumas armas também possuem suporte ao sensor de movimento do controle Sixaxis do PlayStation 3, mas isso pode ser desabilitado se o jogador estiver com o controle Dualshock 3.
Vale também lembrar que se o jogador tiver um jogo salvo de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction na memória do PlayStation 3 ele ganhará descontos no preço das armas de Ratchet & Clank Future: A Crack in Time.
As armas do jogo são:
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as suas aventuras. Tem todas as habilidades dos jogos anteriores junto com as novas habilidades adiquiridas em Quest for Booty.
- Pistola Constructo: Um blaster versátil que pode ser customizado alterando as suas peças para obter efeitos diferentes ou apenas adicionando uma nova pintura. Pode ser melhorada para a Mega Pistola Constructo, que aumenta o dano geral da arma.
- Bomba Constructo: Uma bomba que causa dano em área que pode ser customizada alterando suas peças para obter efeitos diferentes ou apenas adicionando uma nova pintura. Pode ser melhorada para a Mega Bomba Constructo, que aumenta o dano geral da arma.
- Espingarda Constructo: Uma espingarda que causa ótimos danos a distâncias menores e que pode ser customizada alterando as suas peças para obter efeitos diferentes ou apenas adicionando uma nova pintura. Pode ser melhorada para a Mega Espingarda Constructo, que aumenta o dano geral da arma.
- Erupção Sônica: Uma arma com propriedades semelhantes a de uma espingarda que carrega um xenegote (uma criatura que lembra um sapo). O xenegote dispara ondas sonoras e a arma pode ser carregada para disparar ondas mais devastadoras. Pode ser melhorada para a Super Erupção Sônica, em que o xenegote agora está mais maduro e consegue emitir ondas sonoras mais altas junto com uma saliva ácida que causa mais danos aos inimigos.
- Sr. Zurkon: Um robô assassino que acompanha Ratchet e fornece ajuda atirando em inimigos próximos. Pode ser melhorado para Zurkon o Destruidor, que permite que Zurkon possa ocasionalmente disparar tiros de plasma explosivos e que causam mais dano nos inimigos.
- Espinhos Tesla: Arremessa espinhos no chão que podem se conectar a outros espinhos já arremessados e formar uma rede elétrica que causa danos a inimigos próximos. Podem ser melhorados para os Espinhos Tempestade, em que agora a descarga elétrica dos espinhos pode atingir inimigos próximos a aqueles que foram atingidos pelo choque.
- Dínamo da Destruição: Dispara um orbe elétrico que pode ser controlado de maneira remota e causar danos a inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Dínamo da Devastação, em que agora o orbe causa mais dano e atrai inimigos próximos.
- Negociador: Dispara foguetes com um bom alcance e que explodem no seu alvo, causando uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorado para o Judiciador, em que agora 3 foguetes são disparados por vez.
- Rifle de Plasma: Um rifle de precisão com escopo perfeito para eliminar inimigos a distâncias maiores. Ao usar o escopo, ele também revela os pontos fracos dos inimigos, que permitem que você cause mais dano se o tiro acertar algum ponto fraco. Pode ser melhorado para a Caçadora de Plasma, em que agora os tiros causam mais dano e conseguem atravessar inimigos.
- Luva de Minas Criogênicas: Uma luva que arremessa minas terrestres que congelam temporariamente qualquer inimigo que chegar muito perto. Pode ser melhorada para a Luva de Minas Nevasca, em que as minas agora tem um raio de explosão ainda maior.
- Lâminas Afiadas: Disparam lâminas cortantes que após acertarem o inimigo ou uma superfície ficam ricocheteando por um tempo, causando danos adicionais. Pode ser melhorada para as Lâminas da Destruição, que causam mais dano, ricocheteiam mais vezes e possuem um efeito ácido que causa danos aos inimigos com o passar do tempo.
- Groovitron: Arremessa globos de discoteca que distraem os inimigos os fazendo dançar. Pode ser melhorado para a Groovibomba, em que agora o globo de discoteca explode e causa um pouco de dano depois que o tempo de efeito termina.
- Espiral da Morte: Dispara serras holográficas que se comportam como se fossem bumerangues, podendo acertar o inimigo na ida e/ou na volta e causarem um bom dano. Pode ser melhorada para a Espiral da Carnificina, em que agora a arma dispara 3 serras por vez.
- Chimp-o-Mático: Dispara um raio de energia que transforma inimigos orgânicos em macacos e inimigos robóticos em chimpanzés musicais felizes (tipo aquele chimpanzé de brinquedo que tocava pratos do Toy Story 3), tal que quanto maior o inimigo, mais tempo ele leva para ser transformado. Pode ser melhorado para o Chimpositron, em que o raio de energia disparado transforma os inimigos mais rápido.
- Lança-Rede Magnética: Dispara campos de força magnéticos que causam dano a inimigos e os prendem por um tempo se eles não forem mortos de imediato. Pode ser melhorado para o Canhão de Rede Magnética, em que agora os campos de força soltam pequenas bombas após serem desarmados.
- Indutor de Fendas 5000: Abre uma fenda onde dela sai um monstro (chamado Fred) que ataca inimigos próximos com seus tentáculos. Pode ser melhorado para o Rasga-Fendas 5000, em que o monstro passa a causar mais dano e seus tentáculos tem mais alcance.
- R.I.N.O. V: Dispara de maneira frenética balas e mísseis, causando uma quantidade absurdamente alta de dano e tocando a 1812 Overture do Tchaikovsky (aquela música que toca no final de V de Vingança). Pode ser melhorado para o Mega R.I.N.O. V, que aumenta o dano geral da arma. A arma mais apelona do jogo.
Armaduras:
Depois de terem ficado ausentes em Quest for Booty, as armaduras estão de volta em A Crack in Time! Armaduras são uma peça única e só podem ser compradas em quiosques de armadura da Grummel.net. Elas diminuem a quantidade de dano recebido por Ratchet.
- Armadura Holoflux: A armadura padrão do jogo. Por esse traje biométrico para aventuras circula uma corrente constante de nanotecnologia de acordo com o estado atual do portador, resultando em proteção adicional para qualquer perigo intergaláctico que apareça em sua frente. Não diminui o dano recebido.
- Armadura Ectoflux: Essa melhoria usa um sistema de reciclagem Apogee para estender consideravelmente a vida útil da nanotecnologia, o que resulta em uma diminuição de 15% de dano recebido.
- Armadura Thermaflux: Essa melhoria inclui o mais novo e melhorado visor a prova de estilhaços da Grummel.net e um sistema de circulação de nanotecnologia refeito. Uma melhoria significativa do seu antecessor, diminuindo em 30% o dano recebido!
- Armadura Hyperflux: Esse traje para aventuras que pode ser lavado na máquina de lavar possui um sistema de reciclagem Apogee avançado, um visor a prova de balas e é feito com couro de troglossauro com reforço duplo para proteção adicional. Para aqueles que esperam um encontro próximo com o perigo, essa armadura irá diminuir em 50% o dano recebido!
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Nesse jogo, todos os dispositivos já estão disponíveis no começo, não tendo nenhuma necessidade de encontrar um novo dispositivo para passar de alguma parte.
Os dispositivos são:
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Holodisfarce: Permite que Ratchet se disfarce de Dr. Nefarious, além de receber comandos específicos que o doutor normalmente daria.
- Botas Propulsoras: Permitem que Ratchet possa planar, bem como ganhar velocidade em determinados trajetos:
- Omniencharcador: Um dispositivo que parece ser uma versão aprimorada da Hidrocoletora do Ratchet & Clank (2002). O Omniencharcador permite que Ratchet carregue líquidos como água, néctar e óleo para finalidades específicas. Água pode ser usada para regar plantas especiais que se transformam em pula-pulas ou para resfriar superfícies aquecidas, néctar pode ser usado para distrair enxames de tetramitas (insetos que se comportam de maneira semelhante aos Flood de Halo ou aos ratos de A Plague Tale) e óleo pode ser usado para remover ferrugem de certos objetos, os lubrificando.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
- Bomba de Tempo: Uma bomba que pode ser usada por Clank que retarda o tempo em toda a sua área de explosão.
Melhorias para a nave:
É possível em algumas localizações encontrar Zonis. Eles podem ser capturados e conseguindo uma determinada quantidade, eles podem melhorar a Afélio.
As melhorias disponíveis são:
- Canhões de Pulso: Dispara rajadas contínuas de esferas de energia. Disponível após o conserto da nave (3 Zonis).
- Mísseis Impaladores: Mísseis que causam mais dano e que são guiados. Disponíveis após o conserto da nave (3 Zonis).
- Propulsor-Mestre 500: Um propulsor que permite que a Afélio voe mais rápido. Enquanto o Propulsor-Mestre 500 estiver sendo usado não é possível usar as armas da nave. Disponível com 6 Zonis.
- Reforço Harmônico: Aumenta a resistência da Afélio. Disponível com 9 Zonis.
- Cabo Trator: Um cabo de energia que permite que Ratchet reboque naves quebradas ou asteroides, bem como arrancar escudos de energia de naves mais fortes. Disponível com 12 Zonis.
- Demolidores Cinéticos: Canhões que disparam rajadas de tiros que ricocheteiam. Disponível com 15 Zonis.
- Torpedos de Plasma: Torpedos explosivos que podem mirar em até 4 alvos simultaneamente. Disponível com 18 Zonis.
- Refletor Quantônico: Um escudo que deixa a Afélio imune a qualquer ataque enquanto estiver de pé. O escudo fica ativo por 5 segundos após ser acionado e enquanto ele estiver de pé as armas da nave não podem ser usadas. Disponível com 21 Zonis.
- Reforço Polar: Aumenta ainda mais a resistência da Afélio. Disponível com 24 Zonis.
- Fatiadores de Prótons: Disparos de energia bastante velozes e que causam uma boa quantidade de dano. Disponível com 27 Zonis.
- Enxame de Foguetes: Foguetes explosivos que causam muito dano e desintegram naves próximas. Disponível com 30 Zonis.
- Propulsor Xuliano: Um propulsor ainda mais potente e que faz a Afélio voar muito rápido. Enquanto o Propulsor Xuliano estiver sendo usado as armas da Afélio são desabilitadas. Disponível com 35 Zonis.
Itens:
Além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
Os itens são:
- Magnetizador de Armadura: Aumenta o raio da coleta de parafusos.
- Quebra-Caixas 2000: Aumenta o alcance da destruição de caixas quando se usa o Hyper-Strike.
- Cartão de Segurança do Nefarious: Um cartão de segurança que dava acesso a uma determinada localização do jogo.
- Máscara de Oxigênio: Permite que Ratchet respire em locais sem ar, como embaixo d'água ou no espaço.
- Omnijunta: Cilindros que guardam energia. Um item de uma missão específica do jogo.
- Mapa do Tesouro: Revela a localização de itens especiais no mapa da fase, como parafusos de ouro por exemplo.
- Contêiner de Zoni: Permite que Ratchet colete Zonis encontrados em lugares variados. Eles podem melhorar a Afélio.
Skins e Cheats:
Skins para o personagem podem ser comprados no menu de extras caso ele tenha parafusos de ouro, o colecionável especial do jogo (Com uma ou outra exceção). As skins apenas mudam a aparência cosmética de Ratchet.
As skins para personagem são:
- Armadura Atual: Apenas o Ratchet com a armadura atual equipada.
- Bigode Furioso: Ratchet utilizando um óculos groucho marx (Um óculos com sobrancelhas cabeludas, um nariz grande e um bigode peculiar. Com certeza você já o viu em algum lugar, mas não sabe seu nome). É o mesmo óculos groucho que ele usou em algumas cenas de Tools of Destruction.
- Guerreiro Agoriano: Um guerreiro da raça agoriana pronto para o combate!
- Dan Johnson: Um desenvolvedor bastante amado pela Insomniac que infelizmente perdeu a luta contra o câncer durante o desenvolvimento de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction e Ratchet & Clank: Size Matters. Ele nunca será esquecido.
- Alister Azimuth: Um ex-general da raça lombax que sobreviveu a guerra que deixou a sua espécie praticamente extinta.
- Dr. Nefarious: O maligno doutor que finalmente está de volta e agora com o plano de assumir o controle do Grande Relógio e ter total controle sobre o tempo.
- Capitão Ratchet: Ratchet usando a armadura Holoflux e com um chapéu de pirata na cabeça. Pode ser desbloqueado se o jogador tiver um jogo salvo de Ratchet & Clank Future: Quest for Booty na memória do PlayStation 3.
- Ratchet Bancho: Ratchet vestido como se fosse um delinquente de uma escola japonesa. Pode ser desbloqueado com um código de trapaça.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Os cheats são:
- Arsenal Alterado: Altera o tamanho das armas de Ratchet.
- Ultra Luva de Minas Criogênicas: Dá uma aparência especial a Luva de Minas Criogênicas / Luva de Minas Nevasca.
- Customizar Afélio: Altera a aparência da Afélio (Dados felpudos não inclusos!). Inclusive um dos possíveis bônus de pré-venda de A Crack in Time era uma pintura de chamas para a nave.
- Fases Espelhadas: Espelha as fases do jogo.
- Trilhas Coloridas: Os projéteis das armas passam a ter uma trilha colorida, tipo a de um arco-íris.
- Distorção Temporal: Altera a velocidade do jogo.
- Substituição de Chave: Substitui a Omnichave de Ratchet por outras armas, como por exemplo uma Galinha de Borracha, um Desentupidor, a Omnichave Pretoriana de Azimuth ou o Cronocetro de Clank.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: All 4 One, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!