Ratchet: Deadlocked é um jogo de tiro em 3° pessoa desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2005 para PlayStation 2. Posteriormente o jogo ficou disponível para ser comprado na PSN para PlayStation 3 em 2013, inclusive podendo ser obtido de maneira gratuita se o jogador tivesse comprado o Ratchet & Clank: Full Frontal Assault (2012).
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
Enredo:
Um dia o setor sombrio vivenciava mais um final de temporada do programa de TV DreadZone. A DreadZone era um esporte ilegal sediado em planetas do setor sombrio (O setor sombrio é um setor da galáxia de Solana onde não há leis) e transmitido ao vivo na televisão pelo canal Vox News (Uma alfinetada a Fox News?) e narrado pelos repórteres Dallas e Juanita. O esporte mostrava lutas sem nenhum tipo de censura em que os participantes eram obrigados a lutar até a morte. Na edição do programa de hoje, o Capitão Starshield, um dos heróis mais renomados da galáxia, termina morto pelo atual campeão do esporte, o ex-herói Ace Hardlight.
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal, após a derrota do Dr. Nefarious Ratchet, Clank e Al passaram a tomar conta da nave-mãe Fênix devido a Sasha agora ser a presidenta da galáxia de Solana.
Nota: Al é o mecânico que instalou o pacote de hélices em Clank em Ratchet & Clank (2002) e contribuiu para derrotar Nefarious em Up Your Arsenal. Além disso, Sasha é a filha do presidente Phyronix e ela a dona da nave-mãe Fênix, além de ter sido uma peça essencial para a derrota de Nefarious. Vale também lembrar que Ratchet e Sasha começaram a namorar durante os acontecimentos de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal.
Enquanto cuidavam da nave, Ratchet recebe uma chamada de Sasha e os dois tem uma breve conversa, mas logo em seguida Sasha menciona sobre o fato de que vários heróis da galáxia de Solana estavam desaparecendo misteriosamente, além de falar sobre a recente morte do Capitão Starshield, e pede para que Ratchet tome cuidado.
Logo em seguida a transmissão é cortada, a Fênix é invadida e Ratchet, Clank e Al são sequestrados.
Aparentemente o lombax perdeu a consciência e ele acordou amarrado em uma espécie de mesa e sendo posto dentro de uma armadura vermelha (A Armadura de Saqueador) que Al estava montando nele. Novamente, Ratchet perde a consciência, mas logo depois acorda, com a armadura totalmente montada, em uma espécie de pista de obstáculos.
Ratchet aparentemente estava sozinho, mas ele conseguia ouvir Clank e Al pelo comunicador da armadura. Clank pede para que Ratchet complete a pista de obstáculos para evitar a morte dos 3, o que Ratchet não entende na hora mas faz o que seu amigo pede. Depois de completar a pista e destruir alguns robôs de teste, Ratchet é apresentado ao chefe do programa DreadZone e dono da Vox News (e do monopólio da mídia da região) por meio de uma tela enorme, Gleeman Vox.
Vox explica que Ratchet agora é um novo integrante do programa DreadZone, explicando sobre o programa e dizendo que todos os participantes são equipados com um colar explosivo em seus pescoços, que pode ser detonado a qualquer momento se o participante se recusar a lutar ou se ele tentar fugir do programa ou até se ele não estiver atraindo muita audiência.
Depois da iniciação, Ratchet se reencontra com Clank e Al, e Clank explica um pouco mais sobre o programa. O robô fala para Ratchet que cada competidor da DreadZone tem direito a ajuda de um engenheiro e um mecânico, sendo que Clank seria o engenheiro e Al o mecânico. O engenheiro fornece assitência ao participante dando informações sobre os arredores e o lugar, enquanto o mecânico realiza a manutenção do equipamento do participante.
Al também dá a Ratchet dois robôs mercenários chamados Merc e Green, dois robôs que dariam assistência a Ratchet o ajudando a lutar contra os inimigos de cada planeta.
Diante da situação em que estão, Ratchet, Clank e Al precisam dar um jeito de conseguir fugir do programa e das garras de Vox.
Com o passar do tempo, Ratchet compete em novos desafios da DreadZone em novos planetas, além de subir posições no programa.
Jogabilidade:
Por ser um spin-off, Deadlocked é relativamente diferente dos seus antecessores.
Ratchet: Deadlocked é um jogo de tiro em 3° pessoa com poucos ou nenhum elemento de plataforma. É considerado como o primeiro spin-off da franquia, visto que nele em vez de Ratchet ir de planeta a planeta cumprindo objetivos com a ajuda de Clank, ele é obrigado a competir em um esporte com lutas em que os participantes se enfrentam como se fossem gladiadores, Ratchet não luta porque ele quer, ele luta porque ele não tem outras alternativas. Todos os objetivos em todos os planetas e na estação espacial da Dreadzone estão associados ao programa, sempre envolvendo algum confronto armado e sem nenhum elemento de puzzle, com Ratchet precisando completá-los para subir de classificação.
Visto que Clank auxilia Ratchet à distância, o lombax não carrega o seu amigo nas costas durante as fases, diferente dos jogos anteriores.
Novamente, temos os parafusos, que podem ser encontrados nas fases e usados para comprar munição, novas armas, ou também novas peças para Merc e Green. Isso tudo pode ser comprado nas máquinas de vendas das Indústrias Vox, a fornecedora de armas do jogo.
O arsenal do jogo é relativamente menor se comparado aos seus antecessores, mas em compensação o jogo introduz uma boa quantidade de modificações que podem ser aplicadas as armas para causar efeitos adicionais.
O sistema de melhoria de armas sofreu uma leve mudança. As armas quando são compradas estão no nível 1, e podem ser melhoradas até o nível 10 que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio uma melhoria adicional pode ser comprada para qualquer arma (se ela já estiver no nível 10) que é a melhoria Mega, que melhora a arma até o nível 11 e permite que ela possa ser melhorada até o nível 99. Nada muito especial acontece do nível 11 até o nível 98, mas quando ela chega no nível 99 a munição disparada da arma passa a ser multicolorida.
Se inspirando nos veículos de Up Your Arsenal, Deadlocked introduziu 4 veículos, que foram esses:
- Hoverbike: Uma moto flutuante. Bastante rápida e tem um canhão de laser montado na frente, mas não é muito resistente.
- Landstalker: Uma espécie de tanque que se locomove com pernas, semelhantes a de uma aranha ou algo assim. É lento, mas em compensação é resistente e é equipado com canhões de laser e uma bateria de mísseis.
- Puma: Um veículo relativamente ágil e resistente com um canhão de explosivos montado. Diferente dos outros veículos, o Puma comporta dois jogadores, um no assento do motorista e outro no assento do canhão.
- Hovership: Não tem muitas diferenças em relação a Hovership de Up Your Arsenal. É uma nave que pode voar e é equipada com canhões de laser e mísseis.
O jogo voltou com o modo multiplayer que foi introduzido em Up Your Arsenal. O jogo tem suporte a multiplayer local com até 4 jogadores (2, no porte de PlayStation 3) e multiplayer online com até 8 jogadores. Para completar, agora é possível jogar o modo história do jogo com até 2 jogadores.
Os modos de partida multiplayer presentes são esses:
- Conquista: Cada time deve capturar pontos de controle e matar inimigos para ganhar pontos. A equipe com mais pontos ganha.
- Capture a Bandeira: Cada time deve manter a posse de uma bandeira pela maior quantidade de tempo possível. A equipe que manter a bandeira por mais tempo ganha.
- Deathmatch: O jogador que conseguir matar mais inimigos é o vencedor. Não tem equipes nesse modo.
- Rei da Colina: Cada equipe deve ficar pela maior quantidade de tempo possível dentro de uma área marcada no mapa. A equipe que ficar mais tempo dentro da área é a vencedora.
- Juggernaut: No começo da partida, um dos jogadores é escolhido para ser o Juggernaut. O Juggernaut recebe habilidades aprimoradas podendo causar mais danos e aguentar mais danos antes de morrer, mas não pode usar veículos ou se curar. Vale lembrar que o jogador que matar o Juggernaut atual se torna o próximo Juggernaut, e vence aquele que matar mais inimigos. É semelhante ao modo deathmatch.
Esse é o primeiro jogo da franquia a não ter um tipo especial de parafuso como os parafusos de ouro em Ratchet & Clank (2002), ou os parafusos de platina em Going Commando ou os parafusos de titânio em Up Your Arsenal, mas ainda tem os pontos de habilidade, que seriam o equivalente as atuais conquistas.
Além disso, a quantidade de dispositivos do jogo é bem pequena, visto que o foco foi direcionado para os confrontos e combates.
O modo de desafio também continua presente, com as mesmas ideias dos jogos anteriores.
Armas:
O arsenal de armas de Deadlocked é relativamente pequeno, mas altamente customizável e composto inteiramente por armas novas.
Armas e munição podem ser compradas e obtidas em máquinas de vendas das Indústrias Vox. As armas estão no nível 1 quando são compradas e podem ser melhoradas até o nível 10, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Mega, que melhora a arma para o nível 11 (se a arma já estiver no nível 10) e permite que ela seja melhorada até o nível 99, e chegando no nível 99 os tiros da arma passam a ser multicoloridos. Para melhorar a arma, a ideia é a mesma dos antecessores, é só usar a arma que ela vai ganhando experiência para ser melhorada.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as aventuras. Tem as mesmas habilidades dos jogos anteriores.
- Víboras Duplas: Um par de blasters que possuem uma alta cadência de disparo e uma boa versatilidade. Podem ser melhoradas para os Raptors Duplos, que aumenta o dano dos tiros e permite que os disparos ricocheteiem em paredes.
- Canhão Magma: Um canhão que funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando tiros de magma fervente a curta distância, mas que possuem uma boa dispersão e um bom dano. Pode ser melhorado para o Canhão Vulcão, que aumenta o alcance, a dispersão e o dano dos tiros.
- Obliterador B6: Um lança-granadas que dispara granadas que explodem causando um bom dano em uma boa área. Pode ser melhorado para o Vaporizador B11, que aumenta o dano e o raio da explosão das granadas. As explosões também deixam um "cogumelo" e reduzem os inimigos a cinzas.
- Lançador de Escudo Holográfico: Dispara escudos que podem ser usados para proteger Ratchet. Pode ser melhorado para o Lançador de Omni-Escudo, em que os escudos agora aguentam mais dano e irão causar um pouco de dano a inimigos mais próximos.
- Lança-Minas Caçadoras: Dispara minas terrestres que automaticamente irão em direção a inimigos próximos, explodindo neles. Pode ser melhorado para o Lança-Minas Perseguidoras, em que agora as minas causam mais dano e ainda se dividem em duas minas menores após a explosão da mina lançada. Para completas, as explosões são tão fortes que até invertem as cores da tela.
- Rifle de Fusão: Um rifle de precisão com um escopo que permite a eliminação dos inimigos de maneira mais furtiva. Pode ser melhorado para o Rifle Anti-Matéria, que dá a arma um escopo maior e aumenta o seu alcance.
- O Árbitro: Uma lança-foguetes que dispara foguetes explosivos com um bom alcance e um bom dano. Pode ser melhorado para O Silenciador, em que os foguetes agora são maiores e causam explosões maiores.
- Mangual Escorpião: Uma bola de metal amarrada a uma corrente elétrica que é usada como um mangual, e causando muito dano a inimigos próximos quando atinge o chão. Pode ser melhorado para o Mangual Leviatã, em que a bola de metal agora possui espinhos elétricos e deixa ondas de choque após cada golpe no chão.
- Lançador de Mini-Torretas: Dispara pequenas esferas no chão que se transformam em torretas e atiram lasers no alvo mais próximo. Pode ser melhorado para o Lançador de Torretas Quasar, em que as torretas agora disparam lasers mais fortes e com mais alcance.
- O Prenúncio: Dispara mísseis altamente potentes que depois atingem o chão deixando um rastro de destruição e cobrindo uma área enorme. Pode ser melhorado para A Supernova, em que os mísseis agora causam mais dano e cobrem uma área maior. A arma mais apelona do jogo.
Quanto as modificações disponíveis para a arma, o jogo dispõe de uma seleção de modificações divididas em modificações Ômega e modificações Alfa.
Modificações Ômega são modificações que adicionam efeitos especiais ao comportamento dos tiros das armas, enquanto modificações Alfa são modificações que alteram características básicas da arma.
As modificações Ômega são essas:
- Ácido: Os inimigos atingidos pela arma modificada irão sofrer dano com o passar do tempo devido ao ácido.
- Napalm: Exclusivo de armas com munição explosiva. As explosões causadas pelos tiros deixam poças de lava que causarão danos a qualquer inimigo que estiver pisando nelas.
- Choque: A arma modificada solta uma descarga elétrica que irá percorrer os inimigos próximos.
- Gelo: Os inimigos atingidos pela arma modificada podem ser congelados e imobilizados.
- Mini-bombas: Exclusivo de armas com munição explosiva. As explosões causadas pelos tiros soltam várias bombas pequenas que quicam e podem causar mais dano a inimigos próximos.
- Transformação: Os inimigos atingidos pela arma modificada podem ser transformados em animais de fazenda, sendo que as chances são maiores se o inimigo estiver com pouca vida. Os inimigos que foram transformados em animais podem chegar perto de outros inimigos e explodirem neles.
- Lavagem Cerebral: Os inimigos atingidos pela arma modificada podem atacar outros inimigos, te ajudando no combate.
- Bomba Remota: Exclusivo de armas com munição explosiva. Transforma o projétil disparado pela arma modificada em uma bomba adesiva, aumentando o seu dano e o seu raio de explosão.
As modificações Alfa são essas:
- Velocidade: Aumenta a velocidade de disparo da arma modificada.
- Munição: Aumenta a capacidade de munição da arma modificada.
- Mira: Aumenta a precisão dos tiros disparados da arma modificada.
- Impacto: Aumenta o impacto sofrido pelos inimigos atingidos pelos tiros da arma modificada.
- Área: Aumenta o raio de alcance dos projéteis da arma modificada, se a arma causar dano em área.
- Experiência: Aumenta em 50% o ganho de experiência por inimigos mortos pela arma modificada.
- Caça-Níquel: Aumenta em 50% o ganho de parafusos por inimigos mortos pela arma modificada.
- Nanosanguessuga/Cura: Os inimigos mortos pela arma modificada podem soltar nanotecnologia para curar a vida.
Armaduras:
No jogo, conforme Ratchet derrota chefes e completa desafios no torneio da DreadZone ele ganha armaduras novas, porém essas armaduras são puramente cosméticas e a única coisa que muda entre elas é a cor (além de algumas pequenas mudanças estéticas), não oferecendo nenhuma proteção adicional.
As armaduras são:
- Armadura de Saqueador: A primeira armadura do jogo, dada aos competidores da liga saqueador, que são os que acabaram de entrar no programa. Ela tem uma cor vermelha sangrenta.
- Armadura de Vingador: Disponível ao chegar na liga vingador. Ela tem uma cor verde militar.
- Armadura de Cruzado: Disponível ao chegar na liga cruzado. Ela tem uma cor azul chamativa.
- Armadura de Vindicador: Disponível ao chegar na liga vindicador. Ela tem uma cor laranja quente.
- Armadura de Liberador: Disponível ao se tornar o campeão da DreadZone. Ela tem uma cor preta robusta com detalhes vermelhos e laranjas.
- Armadura de Renegado: Só pode ser usada no modo multiplayer do jogo. Para desbloqueá-la, é necessário zerar Ratchet & Clank: Going Mobile, um jogo de celular da franquia desenvolvido em Java. Ao zerar o jogo é obtido um código e por meio desse código é possível desbloquear a armadura. Ela tem uma cor preta com detalhes vermelhos.
Dispositivos:
Visto que o jogo dá muita ênfase no combate e nenhum foco a puzzles, o jogo apresenta apenas 3 dispositivos, que são o Tiro de Arpão, as Botas Propulsoras e as Deslizabotas.
Merc e Green:
Sobre os robôs de combate que auxiliam Ratchet, que são Merc e Green, é possível modificá-los dando a eles novas armas e dispositivos no combate (O arsenal deles é exclusivo), além de também ser possível dar a eles uma nova pintura e modificar a cabeça.
Skins:
Assim como em Up Your Arsenal, Deadlocked apresenta uma boa quantidade de skins que alteram a aparência de Ratchet. Skins são obtidas completando pontos de habilidade (as conquistas do jogo) e também podem ser usadas no modo multiplayer.
As skins do jogo são:
- Armadura padrão: Equipa a armadura atual de Ratchet.
- Clank Alfa: Parece que o Clank está malhando. Olha só esses músculos mecânicos! Uma cópia de Clank criada pelas Indústrias Vox para auxiliar Ratchet, o verdadeiro Clank e Al, devido a grande popularidade de Clank (provavelmente por causa do seriado Agente Secreto Clank).
- "O Músculo": "O Músculo" fugiu de um passado mergulhado no desconhecido para um futuro... Mergulhado no desconhecido. É um cara acima do peso com uma roupa de super-herói apertada demais para ele. Ele foi morto em um combate da divisão saqueador.
- Vernon: Não subestime esse carinha, ele consegue comer metal! Um dos filhos de Dallas e Juanita.
- Rei Claude: Apesar dele parecer ser delicioso quando mergulhado em molho de coquetel, duvido que alguém consiga descobrir. Esse competidor resiliente se tornou rei não por direito divino, mas sim por combate mortal. Um cara que parece um camarão ou uma lagosta que foi um dos competidores da DreadZone. Não se sabe o seu destino.
- Tubarão de Areia: Normalmente conhecido pelos seus ataques terrestres, ele pega seus inimigos de surpresa! Uma possível referência aos tubarões de areia que podiam ser encontrados no planeta Aridia, em Ratchet & Clank (2002), apesar de ser um tubarão comum.
- Squidzor: O gladiador campeão do planeta Hydrana 8. Ele deixou o seu planeta natal depois da Grande Seca a fim de procurar um novo planeta aquático. Uma espécie de organismo aquático pilotando um traje robótico. Não se sabe o seu destino.
- Kid Nova: Assistentes não ficam apenas seguindo seus heróis por aí. Kid Nova consegue dar conta do recado mesmo sozinho. Um dos participantes da DreadZone que foram capturados recentemente e forçados a lutar.
- W3RM: Ele pode ser um descendente de um dragão. Ou de uma lesma. Uma coisa é certa: Ele tem um temperamento ruim e um arsenal formidável. Um dos participantes da DreadZone, e o seu destino é desconhecido.
- Jak: Esse é Jak, o rival de Ratchet de um universo alternativo. Esse herói formidável de cabelo espetado tem mais atitude nas pontas de suas orelhas pontudas do que muitos heróis tem em sua linhagem. Só pode ser selecionado pelo jogador 2. É o Jak, protagonista da franquia Jak, da Naughty Dog, que foi uma franquia de sucesso da desenvolvedora na época do PlayStation 2.
- Capitão Starshield: Capitão Starshield sempre foi destinado a grandeza. Quando ele era apenas o mero Recruta Starshield, os banheiros que ele limpou eram os mais limpos do quartel. Morto pelo atual campeão da DreadZone, Ace Hardlight.
- Vênus: Apesar de ser difícil sair atirando por aí usando uma saia, Vênus manda ver. Uma das participantes da DreadZone que foram capturadas recentemente e forçadas a lutar.
- Ratchet Papai Noel: Ratchet com uma roupa de Papai Noel. Precisa de um código de trapaça e é exclusivo da versão japonesa do jogo.
- Ratchet Genoma: Um Ratchet verde e parecendo um alienígena genérico (apesar dele tecnicamente já ser um alienígena...). Precisa de um código de trapaça e é exclusivo da versão japonesa do jogo.
- Ratchetsauro: Ratchet usando uma roupa de dinossauro. Precisa de um código de trapaça e é exclusivo da versão japonesa do jogo.
- Ratchet Pipo-Saru: Um macaco da franquia Ape Escape, da Japan Studio (atualmente Team Asobi). Precisa de um código de trapaça e é exclusivo da versão japonesa do jogo.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Os cheats do são:
- Cor do HUD: Permite que você customize a cor da interface do jogo.
- Armas de Gângster: Faz com que Ratchet segure as Víboras Duplas ou Raptors Duplos de uma maneira mais descolada.
- Mundo Espelhado: Espelha as fases do jogo.
- Remover Capacete: Remove o capacete da armadura que Ratchet está usando, deixando ele respirar mais facilmente.
- Cabeças do Exterminador: Substitui as cabeças de Merc e Green pelas cabeças de alguns dos exterminadores (chefes) do jogo.
- Super Brilho: Objetos brilhantes agora ficam ainda mais brilhantes.
- Super Omnichave Transformadora e Congelante: A Omnichave agora congela e transforma os inimigos em animais de fazenda ao mesmo tempo.
- Clima: Permite que você customize os efeitos do clima no jogo.
- Mate Qwark!: Alguns inimigos do jogo agora assumem a aparência do Capitão Qwark.
- Daltônico: Adiciona um filtro que muda as cores do jogo.
- Modo de Transformação em Veículos: Os tiros dos veículos do jogo agora transformam os inimigos em animais de fazenda.
- Modo Ninja: Dá a Ratchet uma roupa de ninja, troca a sua Omnichave por uma katana e permite que ele possa andar mais rápido.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Size Matters, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!