Secret Agent Clank é um jogo de plataforma desenvolvido pela High Impact Games e publicado pela Sony em 2008 para PSP. Posteriormente, o jogo foi portado para o PlayStation 2 em 2009.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
Enredo:
Antes de falar do enredo, vale lembrar que Secret Agent Clank não é canônico. Nada no jogo impacta na história da franquia. Tudo que aconteceu não passou de apenas um episódio do seriado "Agente Secreto Clank" que Clank costumava atuar durante os acontecimentos de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal.
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank: Size Matters (Mas ainda antes de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction. Repetindo, Secret Agent Clank NÃO é canônico) em algum planeta da galáxia de Solana Clank estava em uma missão no Museu Boltaire para impedir o roubo de uma joia conhecida como "O Olho do Infinito".
O ladrão em questão estava usando um capuz que cobria todo o seu corpo, mas ele acaba sendo pego no sistema de lasers do museu e a sua identidade é revelada. O ladrão era ninguém menos que Ratchet, o que choca Clank.
Após ser pego, Ratchet estava se comportando de uma maneira estranha para a sua personalidade, dizendo coisas como que ser herói não compensava e tendo uma atitude mais agressiva, isso logo depois sendo preso em um camburão e mandado para uma prisão de segurança máxima no planeta Galaticca. Clank acha o fato de Ratchet ter se tornado mau algo estranho demais para ser verdade, então com a ajuda da sua agência ele decide investigar mais a fundo com o intuito de provar a inocência do seu amigo.
Enquanto Clank investiga, Ratchet precisa sobreviver a ataques de antigos inimigos seus que estavam presos lá e o Capitão Qwark decide escrever uma autobiografia com a ajuda de um robô chamado Barney.
Jogabilidade:
Secret Agent Clank é considerado como um spin-off da franquia. Nele Clank é o personagem principal e os jogadores assumem a personalidade dele de agente secreto com acesso ao seu arsenal de armas que também podem ser usadas em situações específicas. Nas fases ocasionalmente o jogo dá uma variada com sessões semelhantes a um jogo de dança em que Clank tem que vencer um jogo de cassino ou dançar com alguém, sessões de stealth em que você precisa passar por uma sala disfarçado de alguém sem ser detectado pela pessoa que você se disfarçou, além de sessões em que controlamos o Clank Gigante ou algumas sessões de quebra-cabeça em que Clank assume o controle de pequenos robôs.
Além de Clank, Ratchet e Qwark são jogáveis. Com Ratchet você precisa sobreviver a hordas de inimigos que te atacam na prisão usando armas que podem ser compradas e enviadas por Clank. Quanto a Qwark, a jogabilidade dele é relativamente variada, com fases em que você precisa sobreviver em um cenário específico e com outras fases em que você tem que atravessar um segmento linear.
Quanto aos arsenais, Clank e Ratchet utilizam arsenais diferentes de armas. O arsenal de Clank é composto por armas com um potencial ofensivo que estão no nível 1 quando são compradas e podem ser melhoradas até o nível 4 (Que é quando passam por sua melhoria definitiva) além de armas que podem ser usadas como dispositivos, permitindo que Clank passe por sessões específicas.
O arsenal de Ratchet é composto inteiramente por armas ofensivas que podem ser compradas por Clank e enviadas para ele na prisão escondidas em um bolo. As propriedades das armas de Ratchet são as mesmas, estão no nível 1 quando são obtidas e passam por sua melhoria definitiva no nível 4.
Quanto a moeda do jogo, ela continua sendo os parafusos e eles podem ser usados para comprar armas novas ou munição para as atuais em máquinas de vendas da Agência (a organização secreta que Clank trabalha). O jogo também possui um colecionável especial, os parafusos de titânio, que podem ser usados para comprar skins para Clank, Ratchet e Qwark.
O modo de desafio está de volta, com as mesmas ideias de antes.
Devido ao fato de Clank ser o protagonista, Secret Agent Clank não traz o sistema de armaduras presente nos jogos anteriores da franquia, mas assim como todos os jogos da franquia que lançaram nos consoles de Going Commando em diante, o sistema de experiência continua presente.
Armas:
Armas e munição para Clank e Ratchet podem ser obtidos em máquinas de vendas da Agência, que são disfarçadas de cabines telefônicas. Nas cabines, é possível comprar novas armas para Clank assim como fazê-lo aprender novos golpes de Clank-Fu.Quanto a Ratchet, é possível comprar novas armas ou modificações para as armas que estão em posse dele.
Tanto para Clank quanto para Ratchet. as armas estão no nível 1 quando são compradas e podem ser melhoradas até o nível 4, que é quando passam por sua melhoria definitiva. É o mesmo esquema de melhoria que foi usado em Ratchet & Clank: Size Matters.
Vale também lembrar que com Clank, as armas podem ser necessárias para interagir com o cenário da fase e liberar acesso para outras partes.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português (brasileiro), eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma. Apesar de não ter tradução em português brasileiro, o jogo tem uma tradução para português de Portugal.
As armas de Clank são:
- Clank-Fu: Não é exatamente uma arma, mas sim uma arte marcial em que Clank foi treinado que permite que ele possa desferir golpes em seus inimigos.
- Gravatarangue: Gravatas-borboleta com lâminas que podem ser arremessadas nos inimigos como se fossem shurikens. Pode ser melhorada para a Gravata Redemoinho, em que as gravatas passam a acertar mais alvos ao mesmo tempo e dar mais dano.
- Holo-Soco: Um soco-inglês que projeta hologramas de objetos pesados que causam um bom dano em inimigos. Pode ser melhorado para o Soco de Luz, em que agora a arma pode ser usada como um escudo para bloquear projéteis inimigos.
- Bomba de Abotoadura: Dispara bombas no formato de joias do pulso de Clank, causando um bom dano em área. Pode ser melhorada para o Morteiro de Pulso, que aumenta o potencial explosivo da arma.
- Flor de Vinhas: Uma planta carnívora disfarçada de flor que engole inimigos, podendo ser usada de maneira estratégica. Pode ser melhorada para a Vinha Kudzu, em que agora a planta solta um gás venenoso que enfraquece inimigos próximos após engolir alguém.
- Guarda-Chuva Tempestade: Um guarda-chuva que emite descargas elétricas nos inimigos cobrindo uma área considerável. Pode ser melhorado para o Para-Raio, em que agora os raios da arma cobrem uma área maior e dão mais dano.
- Maleta Maçarico: Um lança-chamas portátil montado dentro de uma maleta perfeito para derrubar grupos de inimigos mais fracos. Pode ser melhorada para a Mala Infernal, que aumenta o alcance e o dano da arma.
As armas de Ratchet são:
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as suas aventuras. Tem as mesmas habilidades dos jogos anteriores.
- Laceradores Duplos: Um par de blasters que causam uma quantidade consistente de dano apesar da velocidade de disparo baixa. Podem ser melhorados para os Vindicadores Duplos, que aumenta o dano da arma.
- Arma de Estilhaços: Funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando estilhaços de gelo que causam danos e deixam os inimigos mais lentos. Pode ser melhorada para o Canhão de Estilhaços, que aumenta o dano da arma e ainda permite que ela congele brevemente os inimigos.
- Boxeadora: Uma luva de boxe que emite choques elétricos quando golpeia inimigos. Pode ser melhorada para a Saqueadora, em que a luva passa a ser equipada com espinhos maiores e que emitem descargas mais potentes.
- Lança-Minas: Dispara minas terrestres no cenário que explodem se um inimigo chegar muito perto. Pode ser melhorada para o Lançador Militar, em que as minas causam mais dano e tem um raio de explosão maior.
- Luva de Minas de Abelhas Mk.II: Arremessa colmeias com abelhas mecânicas que defendem Ratchet e destroem caixas. Pode ser melhorada para a Luva de Abelhas Assassinas Mk. II, em que as colmeias geram mais abelhas e cada abelha causa mais dano, além do fato de que elas agora envenenam os seus alvos.
- Arma de Bombas de Porco: Dispara bombas que transformam inimigos pegos no raio da explosão em porcos. Pode ser melhorada para o Morteiro de Carne, em que agora os inimigos quando são transformados em porcos irão explodir em outros inimigos próximos.
- Chicote de Plasma: Um chicote que é usado de maneira semelhante a Omnichave, mas diferente da Omnichave, o Chicote de Plasma tem mais alcance e causa mais dano. Pode ser melhorado para a Corrente de Plasma, em que a arma passa a causar mais dano, além de ondas de choque que causam dano adicional.
- Foguete de Choque: Um lança-foguetes que dispara foguetes que causam um bom dano e que soltam uma descarga elétrica que pode acertar inimigos mais próximos. Pode ser melhorado para a Bateria de Choque, em que o dano dos foguetes aumenta e as descargas podem acertar mais inimigos ao mesmo tempo.
- R.I.N.O.: Dispara uma rajada de mísseis bastante potentes causando dano em uma grande área. Pode ser melhorado para o RINOCIRAPTOR, que aumenta a quantidade de mísseis disparados, bem como o dano e o alcance dos mesmos. A arma mais apelona do jogo.
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Clank em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Eles não podem ser comprados em máquinas de vendas da Agência, só podendo ser encontrados nas fases.
Os dispositivos de Clank são:
- Caneta Apagão: Uma caneta que solta um jato de tinta que pode cobrir lasers, permitindo que Clank passe por eles sem chamar a atenção dos guardas.
- PDA da Agência: Permite que Clank possa comprar munição para suas armas não importa onde esteja, porém o preço da munição no PDA é maior se comparado ao preço da munição nas máquinas de venda da Agência.
- Holomonóculo: Um monóculo que permite que Clank assuma a aparência de outro personagem, o que pode ser necessário nas sessões de stealth.
- Hipnorelógio: Um relógio de pulso que emite um sinal capaz de hipnotizar inimigos, os deixando paralisados.
Ratchet também tem dispositivos, mesmo que sejam em menor quantidade do que Clank.
- PDA da Gadgetron: Permite que Clank possa comprar munição para suas armas não importa onde esteja, porém o preço da munição no PDA é maior se comparado ao preço da munição nas máquinas de venda da Gadgetron.
- Extrator de Parafusos do Slim Cognito: Permite que Ratchet possa transformar a moeda obtida na prisão do planeta Galaticca em parafusos que podem ser mandados para Clank e usados para comprar armas novas ou modificações para as atuais.
Itens:
Itens ajudam Clank em situações menos essenciais, mas ainda são importantes.
Os itens do jogo são:
- Botas a Jato: Um par de botas que permite que Clank possa dar saltos duplos e planar.
- Omni-Chave: Não confunda com a Omnichave de Ratchet. Uma chave que pode ser usada por Clank para arrombar portas.
- Pegador de Parafusos: Aumenta o raio da coleta dos parafusos, permitindo que Clank pegue parafusos a uma distância maior.
- Baixar Chute de Clank-Fu: Adiciona um chute forte ao combo de golpes padrão de Clank.
- Baixar Pé-Quente de Clank-Fu: Adiciona uma investida com as Botas a Jato ao combo de golpes padrão de Clank, e só pode ser obtida se ele tiver o "Baixar Chute de Clank-Fu".
- Baixar Pé-Quente de Clank-Fu 2.1: Aumenta a potência do "Baixar Pé-Quente de Clank-Fu". Obviamente só pode ser obtida se ele tiver o "Baixar Pé-Quente de Clank-Fu".
Skins e Cheats:
Skins para o personagem podem ser comprados no menu de extras caso ele tenha parafusos de titânio, o colecionável especial do jogo (Com uma ou outra exceção). As skins apenas mudam a aparência cosmética do personagem. Existem skins para Clank, Ratchet e Qwark.
As skins de Clank são:
- Agente Secreto: Apenas o terno padrão do Agente Secreto Clank. A skin padrão.
- Cowboy: Clank vestido como um cowboy do velho-oeste. Sendo uma exceção a regra, essa skin pode ser obtida após completar corretamente a seção de apertar corretamente os botões do Cassino Le Paradis de Tricheurs.
- Klunk: Clank vestido como seu gêmeo maligno, Klunk. Sendo uma exceção a regra, essa skin pode ser obtida após completar o jogo.
- Anos 70: Clank com roupas típicas dos anos 70, incluindo um cabelo black power, um terno risca de giz e um óculos escuros com lentes roxas.
- Policial: Clank vestido como um policial britânico do século XIX.
- Liquidificador: Clank mas é um liquidificador que provavelmente você viu no canal da Polishop.
- Zoni: Clank sendo substituído por um Zoni, um dos seres que Clank frequentemente via em suas visões durante os acontecimentos de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction. Essa skin pode ser desbloqueada por meio de um código de trapaça que pode ser obtido em Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, o primeiro jogo da franquia a ser lançado para o PlayStation 3 na 7° geração de consoles, em 2007. Essa skin é exclusiva da versão de PSP.
As skins de Ratchet são:
- Uniforme da Prisão: Ratchet usando a farda a prisão do planeta Galaticca. A skin padrão.
- Toalha: Ratchet apenas usando uma toalha após ter tomado um banho. Sendo uma exceção a regra, pode ser obtida após sobreviver a briga no chuveiro da prisão.
- Super Incógnito: Ratchet usando uma lata de lixo, semelhante a Slim Cognito. Pode ser obtido se o jogador tiver um save de Ratchet & Clank: Size Matters na memória do PSP, e é exclusiva do portátil.
- Férias Tropicais: Um Ratchet bombado usando um snorkel, pés de pato e um calção de banho. Pode ser obtido se o jogador tiver um save de Ratchet & Clank: Size Matters na memória do PSP, e é exclusiva do portátil.
- Capitão Pirata com uma Perna de Pau: Ratchet com uma fantasia completa de pirata. Pode ser obtido se o jogador tiver um save de Ratchet & Clank: Size Matters na memória do PSP, e é exclusiva do portátil.
- Ratchetzilla: Ratchet usando uma fantasia de Godzilla. Pode ser obtido se o jogador tiver um save de Ratchet & Clank: Size Matters na memória do PSP, e é exclusiva do portátil.
- Kung Fu: Ratchet vestido como o Bruce Lee usando o penteado dele e o icônico traje amarelo com preto que ele usa em "Operação Dragão".
- Zumbi: Ratchet vestido como um zumbi, usando roupas rasgadas e com o corpo todo apodrecido.
- Robô: Uma versão robótica maligna do Ratchet. Sendo uma exceção a regra, pode ser obtida após completar o jogo e é exclusiva da versão de PSP.
- Dan Johnson: Uma homenagem ao falecido desenvolvedor da Insomniac Dan Johnson. Ele nunca será esquecido.
As skins de Qwark são:
- Padrão: Qwark com seu traje padrão de super-herói. A skin padrão.
- Cowboy: Qwark vestido de cowboy. Sendo uma exceção a regra, pode ser obtida após completar o nível do Qwark no planeta Hydrano.
- Empregada Francesa: Qwark com uma roupa completa de empregada francesa.
- Lucha Libre: Qwark com um traje completo de lutador mexicano.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Quest for Booty, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!