Ratchet & Clank (de 2016, não confundir com o primeiro jogo da franquia, de 2002) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2016 para PlayStation 4, sendo um reboot da franquia e contando de uma maneira um pouco diferente os acontecimentos de Ratchet & Clank (2002).
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
-Secret Agent Clank: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: Quest for Booty: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: A Crack in Time: https://gamergeek.com.br/topico/41/tudo-sobre-10-ratchet-clank-future-a-crack-in-time
-Ratchet & Clank: All 4 One: https://gamergeek.com.br/topico/43/tudo-sobre-11-ratchet-clank-all-4-one
-Ratchet & Clank: Into the Nexus: https://gamergeek.com.br/topico/59/tudo-sobre-14-ratchet-clank-into-the-nexus
Enredo:
Antes de falar do enredo, vale lembrar que Ratchet & Clank (2016) não é canônico. O jogo conta de uma maneira um pouco diferente os acontecimentos do primeiro jogo (Ratchet & Clank (2002)), e foi feito para promover o filme da franquia que estava sendo lançado na época.
Tudo começa em uma prisão de segurança máxima onde um prisioneiro chamado Shiv Helix estava sendo realocado. Para a sua surpresa, ele é levado para uma cela maior e com mais regalias, onde nela estava aquele que costumava ser o maior herói da galáxia de Solana, o Capitão Qwark, com a farda tradicional alaranjada da prisão.
Na cela, Shiv e Qwark conversam, com Shiv admirado por estar vendo o Capitão Qwark em pessoa. Na conversa, Qwark fica sabendo por meio de Shiv que um jogo do Ratchet & Clank estava sendo feito e esse jogo contava os acontecimentos da aventura mais recente deles (olha o marketing...). Com isso, Qwark fica decepcionado que agora ninguém iria ouvir a versão dele dos fatos, mas Shiv o anima e fala que gostaria de saber o que aconteceu na aventura de Ratchet e Clank sob a perspectiva de Qwark. Assim, Qwark começa a contar tudo o que aconteceu na mais recente (e primeira) aventura da dupla dinâmica.
Ratchet era um lombax que morava no planeta Veldin e era o filho adotivo de um alienígena chamado Grimoth Razz (ou Grim, para encurtar), além de trabalhar para ele em sua oficina. Ratchet acaba sabendo que recentemente o maior grupo de heróis da galáxia, os Patrulheiros Galácticos, tinham aberto uma nova vaga no grupo e que eles estavam fazendo testes em vários planetas, sendo que um deles por conhecidência era Veldin. Por ser um fã de carteirinha dos Patrulheiros Galácticos e seus membros (Ellaris, Cora Veralux, Brax Lectrus e principalmente o Capitão Qwark), depois de ajudar Grim na oficina, Ratchet decide ir para o local de testes e se inscreve para o exame físico, em que ele passa sem muita dificuldade, mas devido ao passado turbulento do lombax os Patrulheiros Galácticos recusam a sua inscrição.
Enquanto isso, em uma fábrica de robôs do planeta Quartu, Alonso Drek, presidente da raça blarg, estava preparando seu exército de robôs com a ajuda do cientista Dr. Nefarious, ex membro dos Patrulheiros Galácticos. No meio da produção, ocorre uma queda de energia na fábrica e um robô diferente dos demais, pequeno, é criado. O pequeno robô demonstrava estar ciente dos planos malignos de Drek e tenta fugir da fábrica enquanto é perseguido por Victor Von Von, um robô de segurança muito próximo a Drek. Apesar de Victor ser maior e ameaçador, o robôzinho aproveita seu tamanho e foge pelos dutos de ventilação da fábrica e logo em seguida entrando em uma nave dos blarg, mas pouco depois Victor sai da fábrica e atira na nave que o robô roubou com um Negociador (Um lança-foguetes que apareceu em Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction e A Crack in Time).
O pequeno robô coloca na nave uma rota para o QG dos Patrulheiros Galácticos no planeta Kerwan, mas devido a nave estar danificada o computador de bordo avisa que a nave não chegaria até lá, então o robô pede para o computador o levar para o planeta mais próximo possível.
De volta a Veldin, Ratchet estava admirando as estrelas a noite e tentando aceitar que ele não poderia ser um Patrulheiro Galáctico, mas de repente ele é surpreendido por uma nave que cai perto de sua oficina. Curioso, Ratchet vai até a zona onde a nave caiu e resgata o pequeno robô que estava dentro dela antes da nave explodir. Pouco depois o robô recupera a sua consciência e diz que precisa ir até o QG dos Patrulheiros Galácticos alertá-los, mas devido ao estado do pequeno robô Ratchet sugere que os dois passem na oficina de Grim primeiro para que o lombax pudesse consertá-lo. Ratchet também decide chamar o robô de Clank.
Assim, Ratchet e Clank vão até a oficina de Grim e o lombax conserta Clank. Lá, Clank revela que precisa entregar dados sobre o maligno plano de Drek para os Patrulheiros Galácticos, o que dá uma ideia ao lombax. Diante da oportunidade Ratchet mente para Clank dizendo que também é um Patrulheiro Galáctico e decide usar a nave que estava em conserto na oficina para levar Clank aos Patrulheiros Galácticos acreditando que eles pudessem reconsiderar a avaliação e aceitá-lo no grupo. Então a dupla sai de Veldin pronta para impedir os planos de Drek e ajudar os Patrulheiros Galácticos.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça ou em sessões que você participa de um combate de naves.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para desbloquear extras no menu de extras do jogo.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação a Into the Nexus.
A mecânica de pular de uma superfície metálica para outra usando as magnebotas em ambientes sem gravidade foi removida.
O sistema de armas voltou a ser semelhante a de jogos como Tools of Destruction e A Crack in Time. As armas quando são obtidas estão no nível 1 e podem ser melhoradas até o nível 5 que é quando passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, se a arma estiver no nível 5 e se o jogador tiver juntado as 3 figurinhas do grupo de figurinhas respectivo a arma é possível comprar a melhoria Ômega para a arma, que permite que a arma seja melhorada novamente até chegar no nível 10, que é o nível máximo. As melhorias adicionais que podem ser compradas com raritânio continuam presentes, além de que em homenagem ao primeiro jogo a fornecedora de armas é a Gadgetron.
Foi introduzida uma nova mecânica no jogo: As figurinhas! Nas fases do jogo ocasionalmente é possível encontrar figurinhas ou pacotes de figurinhas, sendo que as figurinhas fazem referência a personagens, fases ou armas de jogos da franquia Ratchet & Clank (Do primeiro jogo da franquia de 2002 até o reboot de 2016). As figurinhas são mostradas em grupos de 3, de tal forma que se o jogador conseguir juntar 3 figurinhas do mesmo grupo ele conseguirá um bônus como um aumento na coleta de parafusos/raritânio ou a possibilidade de comprar a variante Ômega de uma determinada arma. Vale lembrar que é possível coletar figurinhas repetidas, mas o jogo tem uma mecânica que permite que o jogador troque 5 figurinhas repetidas por uma figurinha da escolha do jogador (Exceto as figurinhas com R.I.N.O.).
Outra novidade é que esse é o primeiro jogo da franquia a ter dublagem e localização em português Brasileiro! Até então os únicos jogos que estiveram disponíveis em português foram Size Matters, Secret Agent Clank e Into the Nexus, mas era em português de Portugal.
Quanto a armaduras, Ratchet & Clank (2016) não tem um sistema de armadura. Apesar de no jogo Ratchet em certo momento passar a equipar o traje de Patrulheiro Galáctico em vez das suas roupas convencionais, o traje é apenas cosmético e não diminui o dano recebido.
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Armas:
Assim como em todos os jogos da franquia, armas e munição podem ser compradas em quiosques de venda de alguma fornecedora (munição também pode ser encontrada pelo cenário, assim como nos jogos anteriores), sendo que nesse jogo a fornecedora é a Gadgetron. As armas estão no nível 1 quando são compradas (ou encontradas) e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Ômega, que melhora a arma mais uma vez (se a arma já estiver no nível 5 e se o jogador tiver conseguido todas as 3 figurinhas respectivas a arma a ser melhorada) e permite que ela seja melhorada até chegar no nível 10.
Melhorias adicionais para as armas podem ser obtidas com raritânio.
As armas do jogo são:
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as suas aventuras.
- Granada de Fusão: Arremessa granadas que explodem nos inimigos e causam dano em área. Pode ser melhorada para a Bomba de Fusão, em que após a primeira explosão cada bomba irá soltar bombinhas menores que também explodem e causam danos adicionais.
- Combustor: Um blaster que dispara tiros flamejantes de maneira consistente. Pode ser melhorado para o Magmabustor, em que agora a arma irá disparar uma rajada de 5 tiros por disparo, aumentando o dano.
- Piromática: Um lança-chamas que queima inimigos e cobre uma boa área. Pode ser melhorada para a Lavamática, em que o combustível do lança-chamas passará a usar lava, aumentando o dano, cobrindo uma área maior e transformando qualquer inimigo próximo em cinzas.
- Atirador: Dispara bombas que explodem nos inimigos e depois se dividem em bombas menores, causando ainda mais dano. Pode ser melhorado para o Atirador Pesado, em que as bombas ficam maiores e causam ainda mais dano. Sendo uma exceção a regra, essa arma só pode ser obtida se o jogador tiver comprado o jogo na pré-venda.
- Tambor de Prótons: Dispara uma esfera que causa ondas de choque em uma área ampla, afetando inimigos próximos. Pode ser melhorado para a Protoclasta, em que agora é possível manter duas esferas ativas por vez e as esferas também eletrocutarão um determinado inimigo próximo, causando mais danos além das de choque tradicionais.
- Sr. Zurkon: Um robô que acompanha Ratchet e fornece ajuda atirando em inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Zurkon Jr., em que agora o Sr. Zurkon está acompanhado de seu filho, fornecendo ainda mais ajuda a Ratchet.
- Pixelizador: Funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando rajadas de pixels de curto alcance que causam uma boa quantidade de dano e deixam os inimigos pixelizados. Pode ser melhorado para o Pixelizador HD, em que agora é possível carregar e disparar um tiro concentrado que causa ainda mais danos.
- Lança-Predadores: Dispara pequenos foguetes guiados que acertam inimigos, sendo que é possível travar em mais de um alvo e lançar até 4 foguetes por disparo. Pode ser melhorado para o Lança-Raptors, em que é possível lançar até 6 foguetes por disparo e os mesmos causam mais dano.
- Groovitron: Arremessa um globo de discoteca que distrai inimigos próximos os fazendo dançar. Pode ser melhorado para a Groovibomba, em que o globo de discoteca fica ativo por mais tempo e explode após terminar seu uso.
- Rifle de Plasma: Um rifle de precisão com escopo perfeito para eliminar inimigos a distâncias maiores. Ao usar o escopo, ele também revela os pontos fracos dos inimigos, que permitem que você cause mais dano se o tiro acertar algum ponto fraco. Pode ser melhorado para a Caçadora de Plasma, em que agora os tiros causam mais dano e conseguem atravessar inimigos, sem falar que o jogo fica temporariamente mais lento enquanto o escopo está sendo usado.
- Provocador: Um lança-foguetes que dispara foguetes que explodem e causam uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorado para o Pacificador, em que os foguetes causam ainda mais dano e após a explosão se dividem em foguetes menores que causam danos adicionais.
- Lâminas Afiadas: Disparam lâminas cortantes que após acertarem o inimigo ou uma superfície ficam ricocheteando por um tempo, causando danos adicionais. Pode ser melhorada para as Lâminas da Destruição, que causam mais dano, ricocheteiam mais vezes e se multiplicam quando acertam inimigos.
- Luva da Destruição: Arremessa ovos, onde deles saem pequenas criaturas robóticas chamadas Agentes da Destruição, que irão correr até os inimigos mais próximos e explodir neles. Pode ser melhorado para a Luva Apocalíptica, em que os Agentes da Destruição causam mais dano e recebem propulsores que permitem que eles possam realizar seu ataque kamikaze a uma distância maior.
- Ovelhador: Dispara um raio de energia que transforma inimigos em ovelhas inofensivas. Pode ser melhorado para o Carneirizador, em que os inimigos são transformados em carneiros agressivos que explodem e causam danos nos inimigos.
- R.I.N.O.: Dispara de maneira frenética balas e mísseis e todo tipo de munição, causando uma quantidade absurdamente alta de dano. Pode ser melhorado para o R.I.N.O. Extremo, que deixa a arma mais apelona do que ela já é. Pode ser obtida se o jogador conseguir juntar todas as figurinhas R.I.N.O..
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Os dispositivos do jogo são.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Holodisfarce: Um disfarce que permite que Ratchet se disfarce com a aparência co Capitão Qwark. O disfarce é desfeito se você tentar pular ou atacar.
- Pacote Hidro: Dá a Clank hélices aquáticas, o que permite que Ratchet possa nadar mais rápido.
- Hidrocoletora: Permite que Ratchet carregue uma grande quantidade de água de um lugar para outro, para poder secar/encher certas zonas com água.
- Magnebotas: Permitem que Ratchet possa andar grudado a superfícies metálicas ignorando a gravidade.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
- Pacote Propulsor: Dá a Clank propulsores a jato, dando a Ratchet as mesmas habilidades do Pacote de Hélices e permitindo que ele possa girar engrenagens especiais.
- Invasor: Permite que Ratchet passe por portas resolvendo um quebra-cabeça com lasers. O puzzle consiste em fazer lasers em anéis atingirem todos os alvos desejados.
- Jetpack XK-81: Permite que Ratchet voe em determinadas seções utilizando Clank como um jetpack. Vale lembrar que o jetpack tem um sistema de combustível o que significa que eventualmente será necessário reabastecer, o que pode ser feito em estações de reabastecimento.
Itens:
Além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
- Pegador de Parafusos: Aumenta o raio do alcance da coleta de parafusos.
- Quebra-Caixas: Permite que Ratchet quebre caixas a uma distância maior com o Hyper-Strike da Omnichave.
- Prancha Voadora: Permite que Ratchet possa competir em corridas de pranchas voadoras.
- Mapa-O-Mático: Revela a localização de itens especiais no mapa da fase, como parafusos de ouro por exemplo.
- Máscara de Oxigênio: Permite que Ratchet possa respirar debaixo d'água.
Cheats:
O jogo não tem skins, mas tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai coletando Parafusos de Ouro, o colecionável especial do jogo. Eles estão escondidos pelas fases.
Os cheats do jogo são:
- Filme de Ação: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo parecendo um filme de ação.
- Anos 70: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo parecendo um filme antigo dos anos 70.
- Descolorido: Adiciona um filtro de tela que deixa as cores do jogo mais fracas, como se fosse um filme apocalíptico.
- Processo Cruzado: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo com a técnica de Processo Cruzado, usada em alguns filmes.
- Moda Antiga: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo em preto e branco, como um filme antigo dos anos 30.
- Prata: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo com um tom de preto e branco mais prateado.
- Sépia: Adiciona um filtro de tela que deixa o jogo com o efeito de sépia.
- Moedas: Troca os parafusos do jogo por moedas, possível referência a Mario.
- Touros Adoráveis: Troca os parafusos do jogo por anéis, possível referência a Sonic.
- Minérios Raros: Troca os parafusos do jogo por jóias semelhantes a rupees, possível referência a Zelda.
- Esferas Esféricas: Troca os parafusos do jogo por orbes de energia, possível referência a God of War.
- Victor Von Von: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça de Victor Von Von, robô que serve a Drek e Nefarious, forte e que é extremamente vulnerável a água.
- Qwark Robô: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça do Qwark Robô, um modelo robótico do Qwark que estava presente para divulgar os testes para a nova vaga dos Patrulheiros Galácticos em Veldin.
- Snagglebeast: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça de uma Snagglebeast, um monstro enorme que é um experimento da raça blarg.
- T-Rex: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça de um Tiranossauro Rex, um dinossauro que com certeza todo mundo ouviu falar.
- Nefarious: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça do Dr. Nefarious, cientista ex-membro dos Patrulheiros Galácticos e que agora estava trabalhando para Drek e a raça blarg.
- Dan Johnson: Dá a Ratchet uma máscara com a cabeça de Dan Johnson, um falecido desenvolvedor da Insomniac que era muito admirado. Ele nunca será esquecido.
- Inferno Ardente: Dá uma pintura vermelha e com decalques de chamas ao traje de Patrulheiro Galáctico de Ratchet.
- Cromotástico: Dá uma pintura totalmente cromada e brilhante ao traje de Patrulheiro Galáctico de Ratchet. Lembra vagamente a Armadura Carbonox de Ratchet & Clank: Going Commando.
- Verde Qwark: Dá uma pintura verde e com emblemas do Capitão Qwark ao traje de Patrulheiro Galáctico de Ratchet.
- Hot Rod: Dá uma pintura vermelha e com decalques de chamas ao caça de Patrulheiro Galáctico de Ratchet.
- Ânodo: Dá uma pintura cinza-escura e cromada ao caça de Patrulheiro Galáctico de Ratchet.
- Preto Ninja: Dá uma pintura preta e discreta ao caça de Patrulheiro Galáctico de Ratchet. Parece que a nave era do Batman.
- Ocultar HUD: Oculta a interface do jogo.
- Velocidade Lenta: Deixa o jogo mais lento.
- Velocidade Rápida: Deixa o jogo mais rápido.
- Munição Infinita: Dá a Ratchet munição infinita para todas as armas.
- Invencibilidade: Ratchet agora fica imune a qualquer tipo de dano, mas ainda morrerá se cair em abismos.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Rift Apart, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!
Aliás, visto que não tem nenhuma análise com o número #13, estou pensando em falar sobre Night in the Woods no número #13 depois da análise de Ratchet & Clank: Rift Apart.