Ratchet & Clank: Going Commando é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2003 para PlayStation 2. Posteriormente o jogo ficou disponível para PlayStation 3 em 2012 e para PS Vita em 2014 por meio da coletânea Ratchet & Clank Collection.
É recomendado ver a postagem sobre o Ratchet & Clank de 2002 antes. O link é https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
Enredo:
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank (2002) Ratchet e Clank se tornaram celebridades após derrotarem Drek e salvarem a galáxia de Solana. Atualmente eles estavam sendo entrevistados em um programa de TV chamado "Por trás do Herói" que estava filmando o programa na garagem de Ratchet no planeta Veldin.
Por mais que eles tivessem sido convidados a vários eventos após salvarem a galáxia, é revelado que os dois estavam parados fazia um bom tempo e que Ratchet estava entediado por não ter nenhuma ameaça para impedir ou nenhuma aventura para ir. O que o lombax não sabia era que em outra galáxia, mais precisamente na galáxia de Bogon, o CEO de uma empresa renomada estava assistindo a entrevista da dupla e de repente os teletransporta para uma sala secreta.
Depois de serem teletransportados, o CEO se apresenta a Ratchet e Clank como sendo Abercrombie Fizzwidget, o chefe da empresa Megacorp. A Megacorp era uma empresa que dominava o setor comercial da galáxia de Bogon de maneira semelhante a Gadgetron na galáxia de Solana.
Depois de se apresentar a dupla, Fizzwidget revela aos dois que tinha uma missão importante, que era recuperar um experimento da Megacorp chamado Protopet das mãos de um bandido mascarado. Se os dois aceitassem, Clank receberia um apartamento para morar na cidade robótica do planeta Endako e Ratchet receberia todo o treinamento necessário para poder pegar o ladrão. Entusiasmado por uma nova aventura, Ratchet aceita a proposta sem nem pensar duas vezes.
Depois de um tempo considerável, Ratchet já estava treinado e estava em sua nova nave oferecida por Fizzwidget, a Star Explorer, rumo a um laboratório em uma nave-mãe que sobrevoava o planeta Aranos. Com isso, o lombax começa a sua missão para recuperar o experimento das mãos do bandido.
Com o passar do tempo, Ratchet e Clank passam por novos planetas e cumprem objetivos variados.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você controla Ratchet e carrega Clank nas costas e completa os objetivos desejados em um planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com partes em que você precisa resolver um puzzle com o Clank ou em que o Clank se transforma em um robô gigante, partes em que você participa de uma batalha no espaço usando a Star Explorer, ou até mesmo momentos em que você participa de uma arena e tem que derrotar hordas de inimigos e/ou um chefão.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas ou munição para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você consiga algo que permita que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, especialmente caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão. Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de platina. Eles podem ser usados para comprar modificações especiais para as armas de Ratchet, adicionando um comportamento especial a determinadas armas.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao seu antecessor.
Foi adicionado uma nova habilidade para Ratchet: O strafing. O Strafing é uma mecânica que permite que Ratchet possa se locomover pelo cenário livremente enquanto mira nos inimigos sem a necessidade de usar a câmera em 1° pessoa para ter mais precisão. Essa mecânica deixa o jogo mais interessante dando mais ação e facilitando a mira.
Outra mudança foram a adição de elementos de RPG ao jogo. Agora tem uma barra de experiência e sempre que ela se enche todos os inimigos na tela sofrem dano e a capacidade máxima de nanotecnologia (vida) de Ratchet aumenta. Para encher a barra de experiência basicamente você precisa derrotar inimigos, e obviamente quanto maior o seu nível, maior será a quantidade de experiência necessária para subir de nível de novo. Além disso, em alguns planetas é possível encontrar upgrades de nanotecnologia para aumentar mais a capacidade máxima de vida.
Outro elemento de RPG que foi adicionado foi a introdução do sistema de armaduras a franquia. Armaduras podem ser compradas em máquinas de venda de armaduras e diminuem o dano recebido. Uma vez compradas, armaduras são automaticamente equipadas em Ratchet, não podendo ser desequipadas e o jogo dá preferência a armadura mais resistente que comprada pelo jogador.
Por fim, quando você completa o jogo pela primeira vez, é desbloqueado o modo de desafio. Nesse modo o jogo em geral fica mais difícil, mas é introduzido um multiplicador de parafusos, esse multiplicador como sugere o nome multiplica a quantidade de parafusos obtidos e ele aumenta conforme você derrota inimigos, mas ele é automaticamente zerado se você tomar dano.
Se comparado ao seu antecessor, enquanto Ratchet & Clank (2002) tinha um foco maior na gameplay de plataforma e um foco menor no combate, Ratchet & Clank: Going Commando tem um foco dividido meio a meio entre plataforma e combate.
Armas:
O jogo possui um arsenal com uma boa quantidade de armas, em sua maioria novas mas com algumas sendo armas que retornaram do Ratchet & Clank (2002). Inclusive, no PlayStation 2, se o jogador tiver um jogo salvo do Ratchet & Clank (2002) no Memory Card, o jogador ganha de graça as armas do Ratchet & Clank (2002) que retornaram em Ratchet & Clank: Going Commando.
Armas novas em geral podem ser obtidas as comprando em máquinas de vendas azuis da Megacorp, disponíveis em localizações variadas de planetas (Observação: Algumas armas só podem ser obtidas cumprindo objetivos específicos do planeta ou as comprando em locais específicos). Munição para todas as armas também pode ser comprada nas máquinas de vendas da Megacorp.
Para você poder comprar armas ou munição, você vai precisar de parafusos, apesar de também ser possível encontrar munição nas fases.
Além disso, o sistema de melhoria de armas mudou. Agora, todas as armas (com uma ou outra exceção) podem ser melhoradas pela primeira vez simplesmente sendo usadas. Depois da primeira melhoria, é possível comprar a melhoria Mega no modo de desafio que melhora a arma novamente, e quando a arma com a melhoria Mega é melhorada, também tem a melhoria Ultra que melhora a arma mais ainda a deixando no seu potencial máximo.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as aventuras. Tem as mesmas habilidades do jogo anterior.
- Lancer: Um blaster tipo pistola que dispara tiros ferventes a uma velocidade moderada e alta distância. Pode ser melhorado para o Lancer Pesado, em que a arma passa a assumir a forma de um rifle de assalto e dispara tiros mais fortes a uma velocidade maior. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Bomba Gravitacional: Um lança-granadas com médio alcance que dispara granadas que detonam a um raio de distância considerável. Pode ser melhorado para a Mini Bomba Nuclear, aumentando o dano da explosão e inclusive formando um "cogumelo" na mesma. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Fatiador: Dispara shurikens que após acertarem seu alvo ricocheteiam nele mais 3 vezes. Pode ser melhorado para a Multi-Estrela, em que agora cada shuriken disparado se divide em dois ao acertar seu alvo, dobrando o dano. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma
- Arma Perseguidora: Dispara mísseis inicialmente lentos, mas que vão rapidamente para o seu alvo assim que o alvo é travado. Pode ser melhorada para a Arma HK22, em que agora são disparados 3 mísseis por vez. em vez de apenas um. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Rifle de Pulso: Um rifle de precisão equipado com um escopo que permite que você possa eliminar seus inimigos de maneira mais precisa. Pode ser melhorado para o Vaporizador, em que o dano de cada tiro será aumentado e ele deixará uma trilha vermelha em vez da trilha verde da sua versão padrão. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Luva de Mini-Torretas: Um canhão de mão que dispara pequenas torretas no chão que auxiliam Ratchet disparando balas automaticamente nos inimigos. Pode ser melhorada para a Luva de Mega-Torretas, em que as torretas agora disparam pequenos mísseis em vez de balas. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Arma Blitz: Funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando feixes de luz de curto alcance e muita dispersão que causam bastante dano. Pode ser melhorada para o Canhão Blitz, em que agora a dispersão da arma é maior, o que possibilita uma maior área de dano. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Escudo Carregador: Um escudo que protege Ratchet de tiros e golpes inimigos. Pode ser melhorado para a Barreira Tesla, que além de proteger Ratchet irá eletrocutar inimigos próximos, causando um pouco de dano. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Sintétinoide: Pequenos robôs que voam próximos a Ratchet e que o ajudarão disparando tiros flamejantes em inimigos. Pode ser melhorado para o Assassinoide, em que os robôs agora irão disparar bombas flamejantes além dos tiros padrão. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Arma de Lava: Uma arma que dispara uma corrente contínua de lava perfeita para derrubar inimigos mais fracos. Pode ser melhorada para a Arma de Meteoros, em que em vez de lava, a arma agora irá disparar meteoros, mudando significativamente o seu uso. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Rebotador: Dispara bombas que explodem ao entrar em contato com o alvo se dividindo em bombas menores, que também explodem. Pode ser melhorado para o Rebotador Pesado, em que o dano das bombas normais e das bombas menores aumenta. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Mini Lança-Foguetes: Um lança-foguetes que dispara foguetes que explodem no impacto e causam dano significativo. Pode ser melhorado para o Mega Canhão-Foguete, em que os foguetes passam a causar mais dano e se torna possível fazer um tiro concentrado que dispara até 4 foguetes de uma vez só. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Bobina de Plasma: Dispara esferas de plasma que além de causar danos ao seu alvo também eletrocuta inimigos próximos. Pode ser melhorada para a Tempestade de Plasma, em que o dano e o alcance são aumentados. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Arma de Bombas Flutuantes: Dispara bombas semelhantes a minas terrestres que podem ser posicionadas e explodem quando um inimigo chega muito perto. Pode ser melhorada para a Arma de Tetrabombas, que dispara 5 bombas por vez. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Luva de Robôs-Aranha: Dispara pequenos robôs, semelhantes a aranhas, que podem passar por aberturas pequenas e podem se autodestruir próximo a um alvo. Pode ser melhorada para a Luva de Robôs-Tanque, em que cada Robô-Aranha passa a ser equipado com uma pequena torreta que pode causar danos aos inimigos antes da autodestruição. A melhoria Mega e a melhoria Ultra estão disponíveis para essa arma.
- Ovelhador: Dispara um raio de energia que transforma os inimigos em ovelhas, sendo que quanto maior o inimigo, mais tempo ele precisará para ser transformado. Pode ser melhorado para o Ovelhador Negro, em que agora os inimigos que foram transformados em ovelhas irão explodir depois de um tempo. A melhoria Mega e a melhoria Ultra não estão disponíveis para essa arma.
- Garra Tesla: Uma garra que dispara uma corrente elétrica contínua no inimigo mais próximo. Apenas a melhoria Mega está disponível para essa arma.
- Luva de Bombas: É uma luva que arremessa bombas que explodem ao entrar em contato com o chão ou com algum inimigo. Apenas a melhoria Mega está disponível para essa arma.
- Boxeadora: Uma luva de boxe que causa danos aos inimigos por meio de um impulso. Apenas a melhoria Mega está disponível para essa arma.
- Arma Visibomba: Dispara mísseis que podem ter a sua trajetória controlada em primeira pessoa. Apenas a melhoria Mega está disponível para essa arma.
- Luva de Distração: Dispara bonecos infláveis do Ratchet que chamam a atenção dos inimigos e os distraem. Apenas a melhoria Mega está disponível para essa arma.
- Zodíaco: Dispara um raio azul que aniquila todos os inimigos em seu alcance. Nenhuma melhoria pode ser obtida para essa arma.
- R.I.N.O. II: Dispara de maneira automática mísseis poderosos que conseguem derrubar qualquer inimigo com pouco ou nenhum esforço. A arma mais apelona do jogo. Nenhuma melhoria pode ser obtida para essa arma.
- Zapeador do Clank: Não é exatamente uma arma, mas sim o próprio Clank disparando lasers pela sua antena enquanto está sendo carregado por Ratchet. Pode ser melhorado para o Eletrocutador do Clank, onde agora os lasers disparados podem fazer inimigos pegar fogo. A melhoria Mega e a melhoria Ultra não estão disponíveis para essa arma.
Além disso, encontrando Parafusos de Platina, é possível comprar uma de 3 modificações especiais para as armas. As 3 modificações especiais que podem ser obtidas para as armas são essas:
- Mod de Ácido: Inimigos atingidos pela arma irão sofrer dano com o passar do tempo.
- Mod de Choque: Inimigos atingidos pela arma irão espalhar choques elétricos que atacarão outros inimigos.
- Mod de Precisão: Permite que você mire em um inimigo específico além de poder ver a vida exata dele.
Armaduras:
Armaduras podem ser obtidas somente em máquinas de vendas amarelas da Megacorp. Elas reduzem a porcentagem do dano recebido e cobrem o corpo todo de Ratchet.
- Traje de Commando: O Traje de Commando padrão da Megacorp oferece apenas proteção marginal contra disparos. Não diminui o dano recebido.
- Armadura Tetrafibra: Com sua tecnologia patenteada de titânio, é garantido que essa armadura bloqueia 33% do dano recebido ou o seu dinheiro de volta!
- Armadura Duraplaca: A nova Armadura Duraplaca da Megacorp utiliza placas com grossura dobrada para providenciar uma diminuição de 50% no dano recebido.
- Armadura Eletroaço: A Armadura Eletroaço utiliza um pulso eletromagnético invisível para rebater e absorver 66% do dano recebido.
- Armadura Carbonox: Utilizando uma nova combinação de ligas metálicas e nanotecnologia, essa armadura pode repelir 90% do dano recebido!
Sua nave:
Nesse jogo, em algumas ocasiões você irá participar de batalhas espaciais. Nesses momentos, Ratchet irá usar a sua nave, a Star Explorer.
A Star Explorer vem de fábrica com canhões laser, um lança-mísseis padrão e um escudo padrão, mas é possível melhorar a nave com um recurso chamado raritânio. Raritânio pode ser encontrado destruindo naves inimigas ou asteroides em batalhas espaciais ou utilizando um veículo especial (uma espécie de hovercraft) em determinadas zonas que permitem que você minere o recurso.
A Star Explorer tem melhorias que melhoram o seu desempenho, mas também é possível customizar a pintura bem como a aparência das asas e da dianteira da nave com pontos de habilidade. Pontos de habilidade são conquistas que ao serem completadas permitem que o jogador desbloqueie extras no jogo, como códigos de trapaça, por exemplo.
As melhorias para o desempenho da Star Explorer são as seguintes:
- Motor de Aceleração de Propulsão Tripla: É um motor com 3 propulsores que é montado na traseira da Star Explorer. A sua tecnologia de resfriamento única permite que a nave ande em sua velocidade máxima pelo triplo do tempo que o Motor de Aceleração de Propulsão Individual permite.
- Canhões Laser de Fusão: São uma versão mais avançada do sistema padrão incluído na Star Explorer. Esses canhões permitem tiros mais potentes, capazes de derrubarem inimigos mais fortes.
- Lançador de Eletrominas: O Lançador de Eletrominas lança minas que soltam descargas mortais de eletricidade. Qualquer nave que passar perto delas sofrerá um choque daqueles.
- Lançador de Megaminas: Lança minas mais perigosas que as Eletrominas, com mais alcance, podendo alcançar naves mais distantes.
- Lança-Mísseis de Travamento Rápido: É uma melhoria do lança-mísseis padrão. Contém um sistema de mira mais sofisticado que consegue mirar até mesmo no mais rápido dos inimigos em uma velocidade ágil. Também aumenta a velocidade dos próprios mísseis, diminuindo o tempo necessário para que eles alcancem seus alvos.
- Lança-Torpedos: O Lança-Torpedos irá permitir que a sua nave dispare torpedos altamente explosivos em naves inimigas. Apesar de não estarem equipados com um sistema de mira, as ogivas altamente explosivas podem derrubar muitas naves com apenas um tiro.
- Lançador de Multi-Torpedos: Permite que você dispare dois torpedos de uma vez só, em vez apenas um, criando uma explosão ainda maior do que o lança-torpedos padrão.
- Sistema de Blindagem Avançada: O Sistema de Blindagem Avançada melhora os escudos da sua nave adicionando mais uma barra, consequentemente aumentando a quantidade de dano que você pode sofrer sem morrer.
- Sistema de Blindagem Ultra-Carregada: O sistema de blindagem mais avançado para a Star Explorer. Esse sistema tem escudos 3 vezes mais potentes do que o sistema de blindagem padrão, providenciando proteção máxima a sua nave sob fogo pesado.
- Dispositivo de Detonação Nuclear: O Dispositivo de Detonação Nuclear cria uma explosão gigante que acaba com qualquer inimigo em seu alcance. Pode acabar com a horda inteira de naves com apenas uma explosão.
- Sistema de Teletransporte Hiperespacial: O Sistema de Teletransporte Hiperespacial transporta a sua nave para uma localização aleatória no campo de batalha.
Dispositivos:
O jogo também tem uma boa quantidade de dispositivos que podem ser usados para passar de certas partes nas fases. Dispositivos não podem ser comprados em máquinas de venda da Megacorp e só podem ser obtidos com personagens específicos.
- Botas Propulsoras: Dá um impulso de velocidade a Ratchet permitindo que ele voe baixo nas fases.
- Dínamo: Energiza certas máquinas permitindo funções como abrir uma porta ou estender uma plataforma, por exemplo.
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize por trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Pacote Hidro: Dá a Clank hélices aquáticas, o que permite que Ratchet possa nadar mais rápido.
- Hipnomático: Permite que Ratchet assuma o controle de certos robôs para que eles possam ativar um botão para permitir o seu acesso em uma determinada área.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
- Termalnator: Permite que Ratchet possa descongelar ou congelar a água de certas piscinas com água para passar por certas regiões.
- Pacote Propulsor: Dá a Clank propulsores a jato, dando a Ratchet as mesmas habilidades do Pacote de Hélices, além da possibilidade de dar um ataque stomp (Dar um pulo alto e cair no chão com força).
- Raio Trator: Permite que Ratchet possa mover determinados objetos, como pilares ou bombas, para poder passar por certos cenários.
Itens:
E além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
- Magnetizador de Armadura: Aumenta o alcance do raio de coleta de parafusos.
- Quebrador de Caixas: Permite que Ratchet possa destruir caixas a uma distância maior.
- Eletrolisador: Permite que você conserte certos circuitos (É um dos dispositivos de hack do jogo, junto com o Infiltrador) para poder passar por certas partes.
- Infiltrador: Permite que você hackeie certos circuitos (É um dos dispositivos de hack do jogo, junto com o Eletrolisador) para poder passar por certas partes.
- Levitador: Permite que Ratchet passe por certas seções usando Clank como se fosse uma mochila a jato.
- Mapeador: Revela a localização de itens importantes nos mapas das fases.
- Capacete de Megacorp: Permite que Ratchet possa respirar em qualquer localização sem oxigênio, como no espaço ou debaixo d'água.
- Asa-Delta: Permite que Ratchet passe por certas seções usando Clank como se fosse uma asa-delta.
Cheats:
O jogo tem uma boa quantidade de códigos de trapaça. Eles são desbloqueados se o jogador conseguir pontos de habilidade, que são obtidos quando você completa objetivos específicos.
Os cheats são:
- Ratchet tem uma cabeça grande: Aumenta o tamanho da cabeça de Ratchet.
- Ratchet em um terno: Ratchet passa a usar um terno.
- Clank tem um cabeção: Aumenta o tamanho da cabeça de Clank.
- Níveis espelhados: Espelha as fases do jogo.
- Atores tem crânios desproporcionais: Aumenta o tamanho da cabeça dos NPCs.
- Ratchet mostra o seu lado engraçado: Ratchet passa a usar uma fantasia de palhaço.
- Inimigos tem domos gigantes: Aumenta o tamanho da cabeça dos inimigos.
- Garoto da praia: Ratchet passa a usar um calção de banho.
- Boneco de neve: Obtido após completar o desafio impossível! Substitui Ratchet por um boneco de neve.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Up Your Arsenal, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!