Ratchet & Clank: Into the Nexus é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2013 para PlayStation 3 e PS Vita.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
-Secret Agent Clank: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: Quest for Booty: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
-Ratchet & Clank Future: A Crack in Time: https://gamergeek.com.br/topico/41/tudo-sobre-10-ratchet-clank-future-a-crack-in-time
-Ratchet & Clank: All 4 One: https://gamergeek.com.br/topico/43/tudo-sobre-11-ratchet-clank-all-4-one
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Enredo:
Depois dos acontecimentos dos últimos jogos (A Crack in Time, All 4 One e Full Frontal Assault), Ratchet e Clank estavam na nave prisioneira Nebulox Seven realizando um trabalho importante para a galáxia de Polaris: Transportar a criminosa Vendra Prog para o Centro de Detenção Vartax. Vendra era uma mulher que se vestia com uma estética gótica, tendo poderes telecinéticos e sendo ligada a uma raça alienígena semelhante a fantasmas e que são de outra dimensão, os Nethers.
O motivo de Vendra estar presa foi porque ela foi condenada a 5 prisões perpétuas depois de ter invadido as indústrias Pollyx de maneira violenta e sequestrado o CEO da empresa, Pollyx. No momento, Ratchet e Clank estavam fazendo um conserto do lado de fora da nave quando receberam uma ligação de Talwyn, ela tinha ligado para saber como os dois estavam e também para pedir para eles fossem ver como Vendra estava na cela, mas não sem antes acordar seus robôs de guerra Cronk e Zephyr, por motivos de segurança.
Com o conserto no casco finalizado, Ratchet e Clank acordam Cronk e Zephyr e os 4 vão para a cela de Vendra. A cela de Vendra tinha um sistema de criogenia além de um campo de força para mantê-la presa, levando em conta o quão perigosa ela era. Para saber como ela estava no momento, os 4 desligam a criogenia da nave, e tem uma breve conversa. Infelizmente, no meio da conversa o núcleo do motor da Nebulox 7 acaba dando defeito devido a uma flutuação de energia, o que fez com que a gravidade artificial da nave fosse desligada, junto com o campo de força da cela de Vendra, não restando nada para mantê-la presa a não ser as barras de metal.
Aproveitando a oportunidade, Vendra tenta usar seus poderes para manipular partes da nave, matar Ratchet e Clank e poder se libertar, mas Ratchet consegue consertar o campo de força e Vendra continua presa. Enquanto isso, Cronk e Zephyr conseguem redirecionar energia para o gerador externo da nave, o que significava que Ratchet e Clank teriam que ir do lado de fora da nave para habilitá-lo e enfim reativar a gravidade artificial.
Então Ratchet e Clank vão para o lado de fora da nave e habilitam o gerador auxiliar, consequentemente reativando a gravidade artificial no interior da nave. Mas o bom momento durou pouco, porque logo em seguida uma frota de naves de um grupo de valentões integrantes de uma organização chamada "Mercenários-por-Menos" atacam a Nebulox Seven para libertar Vendra. Os valentões tinham sido contratados por ninguém menos que Neftin Prog, irmão de Vendra e que também estava envolvido na invasão que condenou sua irmã.
Sabendo que a nave estava sendo invadida, Ratchet e Clank correm para salvar Cronk e Zephyr, que ainda estavam lá dentro, mas quando eles chegam na ponte da nave eles descobrem que os valentões já haviam instalado explosivos dentro da nave e que eles amarraram Cronk e Zephyr a eles. Os dois não conseguem reagir a tempo e os valentões explodem a nave, matando Cronk e Zephyr.
Por sorte, Ratchet e Clank conseguiram sobreviver a explosão e eles tinham sido mandados para o espaço, em alguns detritos da Nebulox. Diante disso, eles são atacados pelos valentões e perseguidos pelo valentão chefe, Satch. No fim a dupla consegue entrar na nave de Satch e eles se escondem dentro de um contêiner de carga da nave.
No fim, a nave acaba pousando no planeta Yerek. Depois de se certificar que os valentões já tinham ido embora, Ratchet e Clank, especialmente o lombax, estavam arrasados pela morte de Cronk e Zephyr, especialmente por eles serem muito próximos de Talwyn. Então, Ratchet decide ligar para Talwyn e dá a ela as más notícias, o que como era de se esperar a deixa arrasada. Nisso, Talwyn pede para que Ratchet e Clank voltem para onde ela estava, cidade Meridiana no planeta Igliak, por ter medo de que Ratchet e Clank terminassem mortos como seus antigos robôs de guerra.
Ainda assim, Ratchet e Clank decidem recusar o pedido de Talwyn, prometendo a ela que iriam levar Vendra e Neftin a justiça, além de acima de tudo voltarem vivos.
Com tudo isso, cabe a Ratchet e Clank pegarem Vendra e Neftin, e descobrir quem seriam os Nethers.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para comprar skins que modificam a aparência de Ratchet.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação aos últimos jogos, visto que esse foi o primeiro jogo da série principal desde A Crack in Time (2009).
Foi introduzida uma nova mecânica com as Magnebotas. As Magnebotas foram um dispositivo introduzido desde o primeiro jogo da franquia que permitia que Ratchet pudesse andar sobre superfícies metálicas e desafiando a gravidade. Se Ratchet estiver em um ambiente onde não há gravidade, agora é possível pular de uma superfície metálica para outra superfície metálica.
Quanto as armas, o sistema de armas é um pouco diferente de seus antecessores Tools of Destruction e A Crack in Time, as armas em Into the Nexus estão no nível 1 quando são obtidas, mas como o jogo é curto (Into the Nexus pode ser zerado em mais ou menos 5 horas, enquanto A Crack in Time leva mais ou menos 10 horas, O DOBRO DO TEMPO), elas só melhoram até o nível 3, que é onde chegam na melhoria definitiva. Se a arma estiver no nível 3 e o jogador estiver no modo de desafio, é possível comprar a variante Ômega da arma, onde ela melhora ainda mais e consegue uma pintura dourada, semelhante as armas douradas de Ratchet & Clank (2002).
Por outro lado, as melhorias com raritânio voltaram pela primeira vez desde Tools of Destruction, permitindo que melhorias adicionais além daquelas que são obtidas usando a arma, possam ser compradas. Além disso, o sistema de armadura está de volta pela primeira vez desde A Crack in Time! (O sistema de armadura não apareceu em All 4 One e em Full Frontal Assault ele era meramente cosmético).
Devido a limitações (Além do PlayStation 3, o jogo também estava sendo desenvolvido para o PS Vita, um portátil e com mais limitações), o mundo aberto e o combate espacial não retorna de A Crack in Time, sem falar que o jogo não oferece nenhuma funcionalidade especial com o controle Sixaxis do PS3, visto que ele tinha sido abandonado há um bom tempo e o foco agora era no Dualshock 3.
Por fim, as skins não voltam dos jogos anteriores.
Armas:
Assim como em todos os jogos da franquia, armas e munição podem ser compradas em quiosques de venda de alguma fornecedora (munição também pode ser encontrada pelo cenário, assim como nos jogos anteriores), sendo que nesse jogo a fornecedora é a Grummel.net. As armas estão no nível 1 quando são compradas (ou encontradas) e podem ser melhoradas até o nível 3, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Ômega, que melhora a arma mais uma vez (se a arma já estiver no nível 3) além dar uma pintura dourada.
Melhorias adicionais para as armas podem ser obtidas com raritânio.
As armas do jogo são:
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as suas aventuras. Não tem mais as habilidades de pegar objetos no cenários ou agarrar em objetos distantes como em Quest for Booty ou A Crack in Time.
- Omniblaster: Um blaster que dispara feixes de energia e causa dano consistente. Pode ser melhorado para os Omniblasters Duplos, que permite que Ratchet carregue outro Omniblaster, dobrando o poder de fogo.
- Granada de Fusão: Arremessa granadas que explodem e causam dano em uma área ampla. Pode ser melhorada para a Bomba de Fusão, que aumenta o dano das explosões bem como o raio das mesmas.
- Repulsor Temporal: Funciona como uma espingarda, disparando explosões de energia quantônica a curta distância e causando uma boa quantidade de dano próximo. Pode ser melhorado para o Repulsor Quantum, em que a arma passa a usar tecnologia dos zoni e as explosões de energia agora podem prender inimigos em bolhas, deixando inimigos vulneráveis.
- Caixa de Pesadelos: Uma arma que dispara caixas onde dentro delas saem uma criatura macabra que assusta os inimigos próximos e os ataca. Pode ser melhorada para O Terror, em que as caixas agora explodem espalhando ácido e causando ainda mais danos.
- Invernizador: Dispara jatos congelantes que transformam inimigos em bonecos de neve enquanto toca uma música natalina. Pode ser melhorado para a Nevasca-o-Mática, em que os inimigos transformados em bonecos de neve causam uma explosão congelante.
- Sr. Zurkon: Um robô que acompanha Ratchet e fornece ajuda atirando em inimigos próximos. Pode ser melhorado para a Família Zurkon, em que agora o Sr. Zurkon está acompanhado de sua esposa (Dona Zurkon) e seu filho (Zurkon Jr.), fornecendo ainda mais ajuda a Ratchet.
- Rifle de Plasma: Um rifle de precisão com escopo perfeito para eliminar inimigos a distâncias maiores. Ao usar o escopo, ele também revela os pontos fracos dos inimigos, que permitem que você cause mais dano se o tiro acertar algum ponto fraco. Pode ser melhorado para a Caçadora de Plasma, em que agora os tiros causam mais dano e conseguem atravessar inimigos.
- Lâminas Nether: Disparam lâminas cortantes que após acertarem o inimigo ou uma superfície ficam ricocheteando por um tempo, causando danos adicionais. Pode ser melhorada para as Lâminas Prog, em que as lâminas passam a ser mais rápidas e causam mais dano.
- Granada de Vórtice: Cria um buraco negro que suga inimigos e os deixa vulneráveis enquanto estão na área do vórtice. Pode ser melhorada para a Granada Singular, em que os buracos negros podem sugar inimigos para dentro e permite que mais de um buraco negro esteja ativo por vez.
- Provocador: Uma lança-foguetes que dispara foguetes que explodem e causam uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorado para o Pacificador, em que os foguetes causam ainda mais dano e após a explosão se dividem em foguetes menores que causam danos adicionais.
- Besta Nether: Dispara um Nether treinado que ataca inimigos próximos. Pode ser melhorada para a Criatura Nether, em que o Nether ataca a um alcance maior e causa mais danos com suas garras afiadas.
- R.I.N.O. VII: Dispara uma quantidade absurdamente alta de tiros, mísseis e todo tipo de munição, causando muito dano, ao mesmo tempo que toca Night on the Bald Mountain (Você certamente deve ter ouvido essa música em algum lugar mas não sabe o nome). Pode ser melhorado para o R.I.N.O. VII Extremo, em que a arma causa ainda mais dano. A arma mais apelona do jogo e pode ser obtida se o jogador tiver juntado todos os planos do R.I.N.O. VII, que estão escondidos pelas fases.
Armaduras:
Depois de terem ficado ausentes em All 4 One e serem apenas cosméticas em Full Frontal Assault, as armaduras estão de volta em Into the Nexus! Armaduras são uma peça única e só podem ser compradas em quiosques de armadura da Grummel.net. Elas diminuem a quantidade de dano recebido por Ratchet.
As armaduras do jogo são:
- Armadura Nebulox: As tropas de defesa da galáxia de Polaris usam essa armadura durável quando estão a bordo da nave prisioneira Nebulox. Não reduz o dano recebido.
- Armadura Volcanox: Essa armadura leve e durável é para aventureiros que se importam com sua aparência. Além de reduzir em 5% o dano recebido, também irá garantir o prêmio de mais bem-vestido no ensino médio. Essa armadura, diferente das demais, só pode ser obtida se o jogador tiver comprado o jogo na pré-venda em lojas selecionadas, além de ser inspirada na Armadura Infernox de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal.
- Armadura de Valentão: Essa armadura de mercenário foi feita com couro de troglossauro sargassiano e diminui em 20% o dano recebido. Perfeito para cometer crimes.
- Armadura de Teracnóide: O mestre teracnóide Filgram Spendleforg gastou tanto tempo sendo submetido a cuecões que ele projetou essa armadura especial. Ela diminui em 35% o dano recebido, e claro, é a prova de cuecões.
- Armadura de Nether: A Grummel.net percebeu que você encontrou Nethers, e adoraria ajudar! Essa armadura conceitual é única e foi criada para te ajudar a cuidar desses inimigos de outra dimensão. Diminui o dano recebido em 50%.
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Nesse jogo, todos os dispositivos já estão disponíveis no começo, não tendo nenhuma necessidade de encontrar um novo dispositivo para passar de alguma parte.
- Tether Gravitacional: Permite que Ratchet conecte dois painéis roxos. Esses painéis tem energia dos nethers e podem ser usados para que Ratchet flutue pelo fluxo de energia de um painel a outro.
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Jetpack da Grummel.net: Permite que Ratchet voe em determinadas seções utilizando Clank como um jetpack. Vale lembrar que o jetpack tem um sistema de combustível o que significa que eventualmente será necessário reabastecer, o que pode ser feito em estações de reabastecimento.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Botas Propulsoras: Permitem que Ratchet possa planar, bem como ganhar velocidade em determinados trajetos.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
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Itens:
Além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
Os itens são:
- Lanterna do Clank: Permite que Clank ilumine lugares escuros. Também pode ser melhorada para detectar fendas dimensionais de Nethers por meio de partículas irradiadas.
- Quebra-Fendas: Permite que Clank possa entrar na dimensão dos Nethers para resolver quebra-cabeças.
- Mapa do Tesouro: Revela a localização de itens especiais no mapa da fase, como parafusos de ouro por exemplo.
Cheats:
O jogo não tem skins, mas tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Os cheats são:
- Modo Cabeça Grande: Aumenta o tamanho da cabeça dos protagonistas.
- Modo Inimigos de Cabeça Grande: Aumenta o tamanho da cabeça dos inimigos.
- Modo Armas Grandes: Aumenta o tamanho das armas de Ratchet.
- Modo Dança Lenta: Deixa o jogo mais lento.
- Modo Rápido pra Caramba: Deixa o jogo mais rápido.
- Modo Efeitos Espaciais: Coloca um filtro de tela no jogo. As opções disponíveis são Preto e Branco (Deixa o jogo em preto e branco como um filme dos anos 40), Perdição e Macabro (Deixa o jogo mais descolorido como um filme apocalíptico), Velho Oeste Espacial (Deixa o jogo como um filme antigo de faroeste) e Visão de Nether (Deixa o jogo como se você estivesse na perspectiva de um Nether).
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank (2016), mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!
Aliás, se alguém estiver se perguntando o que aconteceu com a análise de Ratchet & Clank: Full Frontal Assault, eu acabei perdendo ela quando formatei meu notebook. Visto que Full Frontal Assault era apenas um spin-off e que não agregava em praticamente nada para o enredo da franquia eu pulei Full Frontal Assault e decidi fazer logo Into the Nexus. Com a análise de Into the Nexus pronta, falta apenas Ratchet & Clank (De 2016, o reboot da franquia para o PS4) e Ratchet & Clank: Rift Apart. Depois da franquia Ratchet & Clank, a próxima parada será a franquia Sonic!