Ratchet & Clank (de 2002, não confundir com o reboot de 2016) é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2002 para PlayStation 2. Posteriormente o jogo ficou disponível para PlayStation 3 em 2012 e para PS Vita em 2014 por meio da coletânea Ratchet & Clank Collection.
Enredo:
A história do jogo acontece no ano de 5354 na galáxia de Solana. A viagem entre planetas se tornou algo possível com moradores podendo viajar de um planeta para outro desde que tivessem uma nave.
Em um planeta desértico chamado Veldin, um alienígena da raça lombax (uma raça de alienígenas bastante semelhantes a gatos/felinos) chamado Ratchet estava construindo em sua oficina uma nave improvisada para poder sair dali e viver uma vida de aventuras assim como o seu maior ídolo, um herói bastante reconhecido pela galáxia chamado Capitão Qwark. Ratchet estava construindo a nave com a ajuda de uma atendente da Gadgetron que enviava instruções ao lombax por áudio. A Gadgetron era uma empresa bastante renomada e conhecida pela galáxia de Solana.
Ratchet estava construindo uma nave improvisada, mas para a infelicidade dele o componente mais importante da nave, o sistema de ignição, estava em falta, o que significava que ele não podia sair de Veldin tão cedo.
Enquanto isso, em outro planeta, um planeta com fábricas chamado Quartu, em uma linha de montagem de robôs de guerra, um robô menor que os demais acaba sendo fabricado por acidente. Esse pequeno robô também acaba tendo acesso a um infobot, um robô que continha gravações de vídeo. Assustado com o conteúdo que viu no infobot ele tenta fugir usando uma das naves de fuga do planeta e consegue, mas a nave acaba sendo abatida na órbita no planeta Veldin.
Voltando a Veldin, enquanto Ratchet continuava a tentar dar um jeito da nave ligar ele vê uma nave cair. Curioso com a queda da nave, ele vai até o lugar da queda e encontra um pequeno robô adormecido. Animado com a descoberta, Ratchet leva o robô até a sua oficina e trabalha mais na nave.
Depois de um tempo o robô acaba acordando e ele e Ratchet começam a conversar. O robô começa a falar que a galáxia estava em perigo e pergunta sobre o lombax e sua nave, o que estranha Ratchet, então o robô mostra a ele a transmissão que viu no infobot.
O vídeo gravado mostrava o presidente de uma raça alienígena chamada blarg, Drek. No vídeo, Drek falava que o planeta natal dos blargs ficou extremamente poluído e portanto impossível de se viver, e que por isso ele iria usar uma arma para destruir os planetas da galáxia de Solana a fim de criar o planeta perfeito com as melhores partes de cada planeta destruído.
Percebendo que Drek iria acabar com a galáxia, o robô pergunta a Ratchet sobre a nave improvisada dele e se ele poderia levá-lo para as coordenadas que foram gravadas no infobot, que davam no planeta Novalis. Mas Ratchet responde que a nave dele não podia decolar porque ele não tinha o sistema de ignição, então o robô fala que estava equipado com um sistema de ignição e que podia ligar a nave sem problemas. Nesse momento alguns soldados de Drek começavam a descer em Veldin, e isso com o fato de Ratchet ter uma chance de fazer a sua primeira aventura faz o lombax aceitar a oferta na hora.
Assim, os dois decolam e partem para Novalis em sua jornada para encontrar o Capitão Qwark e impedir a ameaça de Drek. Na nave, Ratchet também decide dar um apelido ao robô o chamando de Clank.
Com o passar da história, Ratchet & Clank passam em vários planetas diferentes cumprindo objetivos variados.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo, você controla Ratchet e carrega Clank nas costas, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com fases onde você precisa resolver um puzzle com o Clank ou fases em que Clank se transforma em um robô gigante e carrega Ratchet nas costas (o jogo virou) ou até fases em que você pilota um caça e participa de um confronto de naves.
Os inimigos desse jogo são bastante variados, mas geralmente eles são soldados do Drek e criaturas nativas do planeta visitado.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas ou munição para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você consiga algo que permita que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, especialmente caixas. Também é possível conseguir nanotecnologia (vida, no jogo) ou munição para armas quebrando caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar um Infobot. Infobots são robôs que carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para melhorar as armas de Ratchet (com uma ou outra exceção) para versões douradas delas, que tem um desempenho melhor se comparado as variantes padrão.
Para variar, quando você completa o jogo pela primeira vez, você desbloqueia o modo de desafio. No modo de desafio o jogo tem a sua dificuldade aumentada, mas se torna possível comprar as variantes douradas das armas e a quantidade de parafusos obtidos é maior. Quando você completa o jogo pela primeira vez você também desbloqueia o menu de bônus, em que se torna possível ver extras, artes conceituais, comerciais do jogo e coisas do tipo após completar um dado número de Pontos de Habilidade. Pontos de Habilidade são algo que hoje em dia seriam equivalentes as conquistas, desafios específicos do jogo.
Armas:
O jogo tem um arsenal com uma boa quantidade de armas que possibilita que você finalize seus inimigos de maneiras variadas com abordagens diferentes.
Armas novas em geral podem ser obtidas as comprando em máquinas de vendas da Gadgetron, disponíveis em localizações variadas de planetas (Observação: Algumas armas só podem ser obtidas cumprindo objetivos específicos em certos planetas). Munição para as armas também pode ser comprada lá.
Para você poder comprar armas ou munição, você vai precisar de parafusos.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A Omnichave é a primeira arma de Ratchet. É uma arma de combate corpo a corpo que pode ser usada a qualquer momento para bater nos inimigos além de poder ser jogada como se fosse um bumerangue.
- Luva de Bombas: A arma inicial do jogo. É uma luva que arremessa bombas que explodem ao entrar em contato com o chão ou com algum inimigo.
- Piromática: É um lança-chamas que dispara uma corrente flamejante contínua de curto alcance, perfeita para derrubar inimigos mais fracos.
- Blaster: Uma pistola automática que dispara esferas de energia. É uma arma bem versátil.
- Luva da Destruição: Uma luva que arremessa ovos, onde dele são chocados pequenos robôs chamados "Agentes da Destruição". Quando são chocados, eles correm direto para o inimigo mais próximo e explodem nele. Boa para inimigos mais parrudos.
- Luva de Minas: Uma luva que arremessa minas terrestres que explodem quando um inimigo chega muito próximo delas.
- Provocador: Um megafone que chama a atenção dos inimigos.
- Canhão de Sucção: Um canhão que suga inimigos menores como se fosse um aspirador de pó e depois os usa como munição. Boa ideia caso você não queira gastar parafusos.
- Devastador: Um lança-foguetes que dispara foguetes que explodem no contato e dão uma boa quantidade de dano. Melhor arma para inimigos mais fortes.
- Boxeadora: Uma luva de boxe que causa danos aos inimigos por meio de um impulso.
- Arma Visibomba: Dispara mísseis que podem ter a sua trajetória controlada em primeira pessoa. Ótima para tiros precisos.
- Luva de Distração: Dispara bonecos infláveis do Ratchet que chamam a atenção dos inimigos e os distraem.
- Dispositivo de Drones: Ativa drones que protegem Ratchet de certos ataques.
- Garra Tesla: Uma garra que dispara uma corrente elétrica contínua no inimigo mais próximo. Como o jogo não tem a função de mirar a arma, (a não ser que você esteja em primeira pessoa, o que tira a habilidade de você poder se movimentar) essa arma é uma boa pedida.
- Raio Transformador: Um raio que dispara uma corrente de energia que transforma os inimigos em galinhas. Quanto maior o inimigo, maior o tempo que o raio precisa ser focado nele para que ele se transforme.
- R.I.N.O.: Um lança-mísseis que dispara uma quantidade alta de mísseis guiados e que causa uma quantidade absurdamente alta de dano. A arma mais apelona do jogo. R.I.N.O. significa Raio Iônico No Olho!
Com algumas exceções, as armas podem ser melhoradas para versões douradas delas mesmas com os Parafusos de Ouro mais uma quantia de parafusos. Essas versões douradas não tem nenhum diferencial das suas versões padrão tirando a cor dourada e o dano mais alto.
Dispositivos:
O jogo também dispõe de uma boa quantidade de dispositivos que permitem que você acesse áreas que poderiam estar anteriormente inacessíveis.
Dispositivos não podem ser obtidos nas máquinas de venda da Gadgetron, eles só podem ser comprados de certos personagens ou encontrados em determinadas localizações.
Agora, irei listar os dispositivos:
- PDA da Gadgetron: Uma assistente pessoal que permite que Ratchet acesse a máquina de vendas da Gadgetron a partir de qualquer lugar, mas o preço das armas/munição é um pouco maior.
- Deslizabotas: Permitem que Ratchet deslize em trilhos deslizantes.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e dar um salto mais alto.
- Holodisfarce: Um disfarce que permite que Ratchet se passe por um robô. O disfarce é desfeito se você tentar pular ou atacar.
- Pacote Hidro: Dá a Clank hélices aquáticas, o que permite que Ratchet possa nadar mais rápido.
- Hidrocoletora: Permite que Ratchet carregue uma grande quantidade de água de um lugar para outro, para poder secar/encher certas zonas com água.
- Magnebotas: Permitem que Ratchet possa andar grudado a superfícies metálicas ignorando a gravidade.
- Detector de Metais: Permite que Ratchet possa pegar parafusos enterrados no chão, uma renda extra de parafusos.
- Máscara de Oxigênio: Permite que Ratchet possa respirar em zonas sem oxigênio ou em zonas com ar tóxico, como embaixo d'água, no espaço ou em planetas tóxicos.
- Capacete de Piloto: Permite que Ratchet possa pilotar caças. Caças são naves para voo baixo ou próximo a órbita de planetas/estações espaciais equipadas com metralhadoras e mísseis.
- Invocador Sônico: Com ele, Ratchet pode pedir a ajuda de um Rato de Areia. Ratos de Areia são pequenas criaturas que andam em pequenos discos voadores e que talvez possam te ajudar te oferecendo assistência atirando em inimigos.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
- Pacote Propulsor: Dá a Clank propulsores a jato, dando a Ratchet as mesmas habilidades do Pacote de Hélices, além da possibilidade de dar um ataque stomp (Dar um pulo alto e cair no chão com força).
- Invasor: Permite que Ratchet passe por portas resolvendo um quebra-cabeça com lasers. O puzzle consiste em fazer lasers em anéis atingirem todos os alvos desejados.
Itens:
E além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
- Pegador de Parafusos: Aumenta o raio de alcance da coleta dos parafusos, possibilitando que você colete parafusos a uma distância maior.
- Códigobô: Um robô que pode abrir trancas especiais, diferentes das trancas que podem ser abertas com o Invasor.
- Hoverboard: Permite que você possa competir em pistas de hoverboard em alguns planetas. Hoverboards são uma espécie de skate voador.
- Mapa-o-Mático: Revela a localização de segredos no mapa do jogo, como Parafusos de Ouro.
- Persuasor: Diminui o preço das armas na máquina de vendas da Gadgetron.
- Zoomerator de Platina: Permite que você possa ganhar nitro ao fazer manobras com o Hoverboard em pistas de hoverboarding.
- Nanotecnologia Premium: Aumenta a quantidade de nanotecnologia (vida) máxima de Ratchet.
- Ultra Nanotecnologia: Aumenta ainda mais a quantidade de nanotecnologia (vida) máxima de Ratchet. Só pode ser obtida depois da Nanotecnologia Premium.
Cheats:
É possível fazer alguns códigos de trapaça com alguns movimentos especiais de Ratchet.
As trapaças disponíveis são:
- Ratchet tem uma cabeça grande: Aumenta o tamanho da cabeça de Ratchet.
- Clank tem um cabeção: Aumenta o tamanho da cabeça de Clank.
- Atores tem crânios desproporcionais: Aumenta o tamanho da cabeça de todos os NPCs.
- Inimigos tem domos gigantes: Aumenta o tamanho da cabeça de todos os inimigos.
- Níveis espelhados: Espelha as fases.
- Vida dá invencibilidade quando no máximo: Te deixa invencível por 30 segundos após coletar nanotecnologia, mas somente se a quantidade de nanotecnologia estiver em sua capacidade máxima.
- Trilhas doidas: Triplica o comprimento da trilha deixada por naves inimigas.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Going Commando, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!