Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony lançado em 2007 para PlayStation 3.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
Enredo:
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank: Size Matters, Ratchet e Clank estavam na cidade do planeta Kerwan (Galáxia de Solana) para testar a nova invenção de Ratchet: O Trenó-Foguete movido a energia nuclear. Uma espécie de moto com propulsores (Semelhante as motos Speeder de Star Wars).
Depois de testarem o veículo em uma via movimentada, os dois acabam batendo e recebem uma chamada de emergência do Capitão Qwark vindo do Centro de Defesa, em que ele dizia que a cidade estava sendo atacada por uma raça alienígena chamada drófideos. Com isso, Ratchet e Clank decidem ir até o Centro de Defesa para ajudar Qwark, mas os dois acabam sendo atacados pelos drofídeos e depois de um tempo cercados.
Sendo cercados pelos drofídeos, o líder da invasão se apresenta aos dois. O líder da invasão e dos drofídeos era um alienígena da raça cragmita chamado Percival Tachyon, que inclusive se autoproclamou imperador da sua espécie por ser o último sobrevivente dela. Tachyon se apresenta a Ratchet e Clank e revela que estava procurando por Ratchet para poder enfim matá-lo, visto que ele era o último sobrevivente da raça lombax e uma grande ameaça para ele. Com isso, ele tenta negociar com a dupla dizendo que se os dois se rendessem ele não iria fazer nada com a cidade e iria embora em paz.
Porém, Ratchet e Clank enganam o imperador e conseguem fugir de Kerwan na nave de guerra de Tachyon. Na nave, o piloto automático foi habilitado junto com o sistema de hipersono, que deixou a dupla adormecida no trajeto definido pela nave.
Enquanto dormia, Clank também chega a ter uma visão em que ele voava por uma cidade com robôs misteriosos ao seu redor, mas pouco depois ele é acordado por Ratchet. O que os dois não sabiam era que enquanto eles estavam dormindo, a nave criou um trajeto para o planeta Cobalia, na galáxia de Polaris, um lugar totalmente novo para os dois.
Diante da situação em que estão, cabe a Ratchet e Clank descobrirem as motivações de Tachyon, as desavenças entre lombaxes e cragmitas, as visões de Clank, e principalmente que fim teve a raça lombax.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça ou em sessões em que você participa de um combate de naves no espaço.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de ouro. Eles podem ser usados para comprar skins que modificam a aparência de Ratchet.
O modo de desafio continua presente.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao seu antecessor.
Quanto as armas, todas as armas quando são obtidas estão no nível 1, e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. Além disso, se a arma estiver no nível 5 e se o jogo estiver no modo de desafio, é possível comprar a melhoria para a versão Ômega da arma, permitindo que ela seja melhorada mais 5 vezes até chegar no nível X, que é o nível máximo. A arma como de costume pode melhorada conforme é usada, e a fornecedora de armas agora é a Grummel.net.
Por mais que as armas possam ser melhoradas conforme são usadas, é possível obter mais melhorias para elas com uma nova moeda que foi adicionada, que é o raritânio. Com raritânio é possível obter melhorias exclusivas para as armas.
Além das armas, o jogo também apresenta um tipo diferente de arma que são as armas-dispositivo. As armas-dispositivo são armas que são usadas para fins de suporte, normalmente para te auxiliar enquanto você estiver utilizando uma arma em combate. Diferente das armas normais, as armas-dispositivo não podem ser melhoradas, além de terem uma munição mais escassa.
O jogo também adicionou algumas armas e alguns dispositivos que podiam ser usados com o controle Sixaxis do PlayStation 3, que era um controle que tinha sensores de movimento e era o controle original do PS3. Mas era possível desabilitar as interações com os sensores de movimento do controle Sixaxis nas configurações do jogo, o que foi uma coisa boa visto que o controle Sixaxis teve uma vida curta no PS3 e não demorou muito para ser substituído pelo Dualshock 3 (O problema do Sixaxis era que apesar dele ter sensores de movimento ele não tinha a função de vibrar, enquanto do outro lado a Nintendo tinha o controle do Wii, que tinha o sensor de movimento e a função vibratória e a Microsoft com o Xbox 360 tinha um controle que vibrava, então não demorou muito para a Sony aposentar o Sixaxis e substituí-lo pelo Dualshock 3, trazendo de volta a função vibratória).
Diferente de Up Your Arsenal, Deadlocked e Size Matters, Tools of Destruction não traz um modo multiplayer e nem veículos além da sua nave, a Afélio.
Armas:
Armas e munição podem ser compradas e obtidas em quiosques de venda da Grummel.net. As armas estão no nível 1 quando são compradas (ou encontradas) e podem ser melhoradas até o nível 5, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Ômega, que melhora a arma mais uma vez (se a arma já estiver no nível 5) e permite que ela seja melhorada até o nível X (o equivalente ao nível 10). Além disso, é possível obter modificações para as armas as melhorando com raritânio, permitindo que a arma cause mais dano, tenha mais munição, tenha mais alcance... Modificações especiais também podem ser obtidas.
Também existem as armas-dispositivo, que são usadas como um suporte nos combates. As armas-dispositivo não podem ser melhoradas e tem uma munição mais escassa.
As armas do jogo são:
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as aventuras. Tem as mesmas habilidades dos jogos anteriores.
- Combustor: Um blaster com uma velocidade de disparo lenta, mas que causa dano de maneira consistente. Pode ser melhorado para o Magmabustor, que dispara uma rajada de 3 tiros por disparo, além de dar mais dano.
- Granada de Fusão: Arremessa granadas que causam uma boa quantidade de dano em área. Pode ser melhorada para a Bomba de Fusão, em que as bombas arremessadas se dividem em bombas menores após a primeira explosão.
- Devastador de Choque: Um chicote elétrico azulado que eletrocuta os inimigos, além de ser bastante útil contra inimigos com escudos. Pode ser melhorado para o Devastador Relâmpago, em que ele passa a ter uma cor avermelhada e mais alcance.
- Lança-Tornados: Cria tornados que podem ser controlados e que arremessam inimigos como se fossem brinquedos. Pode ser melhorado para o Lança-Tempestades, em que são criadas tempestades violentas e que causam mais danos, além de cobrirem uma área maior.
- Lâminas Afiadas: Disparam lâminas cortantes que após acertarem o inimigo ou uma superfície ficam ricocheteando por um tempo, causando danos adicionais. Pode ser melhorada para as Lâminas da Destruição, que causam mais dano, ricocheteiam mais vezes e possuem um afeito ácido que causa danos aos inimigos com o passar do tempo.
- Lança-Predadores: Dispara pequenos foguetes guiados que acertam inimigos, sendo que é possível travar mais de um alvo e lançar mais de um foguete por tiro. Pode ser melhorado para o Lança-Raptors, em que agora os mísseis são equipados com napalm, deixando uma poças de lava fervente no chão.
- Disruptor Alfa: Dispara feixes de laser que causam um bom dano, sendo que também é possível disparar um laser concentrado que causa ainda mais dano. Pode ser melhorado para o Canhão Alfa, em que agora os disparos causam uma explosão que afeta inimigos próximos após acertarem um alvo.
- Disparador Flamejante: Dispara uma corrente contínua de chamas que causam uma boa quantidade de dano a inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Incinerador, que dispara chamas mais ardentes que causam ainda mais dano.
- Bestas de Plasma: Arremessa amostras de plasma no chão que depois de um tempo se transformam em bestas de plasma, que explodem em qualquer inimigo que chegar muito perto. Pode ser melhorado para os Perseguidores de Plasma, em que agora são criados perseguidores de plasma, que podem andar pelo chão e providenciam uma abordagem mais ofensiva para essa arma.
- Ceifadora de Estilhaços: Funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando estilhaços e causando bastante dano a curtas distâncias. Pode ser melhorada para a Ceifadora Nitro, em que agora os estilhaços disparados contém nitrogênio líquido e irão congelar inimigos, além de deixá-los mais lentos.
- Negociador: Dispara foguetes com um bom alcance e que explodem no seu alvo, causando uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorado para o Judiciador, em que agora 3 foguetes são disparados por vez.
- Nano-Enxame: Arremessa colmeias com abelhas robóticas extremamente agressivas e que causam dano a inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Enxame Tóxico, em que agora as abelhas são equipadas com um veneno letal que causará mais danos a qualquer inimigo que for ferroado.
- Lança-Rede Magnética: Dispara campos de força magnéticos que causam dano a inimigos e os prendem por um tempo se eles não forem mortos de imediato. Pode ser melhorado para o Canhão de Rede Magnética, em que agora os campos de força soltam pequenas bombas após serem desarmados.
- Garras Afiadas: Um par de garras em formato de lâminas que corta os inimigos. Podem ser melhoradas para as Garras Estripadoras, que solta uma carga de energia no 3° golpe consecutivo, causando mais danos a inimigos próximos.
- R.I.N.O. IV: Dispara feixes contínuos, vermelhos e poderosos de energia que atravessam os inimigos e causam uma quantidade absurdamente alta de dano. Pode ser melhorado para o R.I.N.O. IV Extremo, que melhora todas as suas características. A arma mais apelona do jogo.
Quanto as armas-dispositivo, as armas-dispositivo do jogo são:
- Gás da Confusão: Uma cápsula com um gás alucinógeno que faz inimigos próximos atacarem uns aos outros.
- Molas da Morte: Uma bomba que solta molas que quicam pelo ambiente, explodindo em qualquer inimigo que atingir.
- Groovitron: Um globo de discoteca que distrai inimigos próximos os fazendo dançar.
- Bomba Sanguessuga: Uma bomba que suga nanotecnologia de inimigos próximos e a transfere para Ratchet.
- Sr. Zurkon: Um robô assassino que acompanha Ratchet e ataca inimigos próximos, fornecendo ajuda no combate.
- Transmorfador: Uma bomba que transforma inimigos atingidos em pinguins, os deixando indefesos enquanto a transformação estiver fazendo efeito.
- Visicóptero: Um pequeno helicóptero que pode ser controlado de maneira remota, dispara foguetes e pode se autodestruir.
Armaduras:
Armaduras são uma peça única e só podem ser compradas em quiosques de armadura da Grummel.net. Elas diminuem a quantidade de dano recebido por Ratchet.
- Roupa Padrão: Nada demais, apenas o Ratchet sem armadura. Não diminui o dano recebido.
- Armadura Blackstar: Designada pelo próprio Capitão Blackstar, essa incrível armadura usa nanomitas bioestáticos para absorver 25% do dano recebido. A melhor opção para armaduras baratas e é a prova de motins!
- Armadura Hélios: Projetada pela raça kerchu do planeta Jasindu, essa poderosa armadura contém 3 camadas de espuma criogênica e peças com placas metálicas duplas para proteção adicional. Absorve 40% do dano recebido!
- Armadura Terraflux: Usada pelos assassinos de elite da raça cragmita durante a Grande Guerra, essa armadura histórica foi feita com 3 camadas de escamas de werthog e reforçada com raritânio durável! Absorvendo 55% do dano recebido, Terraflux é uma armadura essencial para aventureiros experientes que desejam conquistar o universo!
- Armadura Trílio: Projetada no Centro de Pesquisa Avançada dos lombax, essa armadura revolucionária contém um endoesqueleto biônico galvanizado com minério de trílio! É a armadura mais efetiva que a galáxia já viu, e consegue absorver incríveis 65% de dano recebido!
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Eles não podem ser comprados em máquinas de vendas da Grummel.net, só podendo ser encontrados nas fases ou comprados em lugares específicos.
Os dispositivos do jogo são:
- Botas Propulsoras: Dá um impulso de velocidade a Ratchet permitindo que ele voe baixo nas fases.
- Decriptador: Um dispositivo que permite que Ratchet hackeie terminais para passar por portas ou habilitar certos mecanismos.
- Gelanator: Permite que Ratchet transporte uma substância gelatinosa chamada gelatônio. Gelatônio pode ser colocado em certos lugares para ser usado como um trampolim e permite que Ratchet acesse lugares mais altos.
- Laser-Geo: Permite que Clank possa fazer aberturas em algumas superfícies usando um laser especial.
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Heliluva: Uma luva que arremessa pequenas hélices que podem levantar algumas plataformas por alguns segundos.
- Holodisfarce de Pirata: Permite que Ratchet se disfarce de pirata robô. Com isso, Ratchet pode tentar convencer outros piratas robôs a realizarem uma determinada ação após fazer a dança tradicional deles.
- Pacote Hidro: Dá a Clank hélices aquáticas, o que permite que Ratchet possa nadar mais rápido.
- Asas-Robóticas: Permite que Ratchet passe por certas seções usando um par de asas montadas em Clank.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
- Pacote Propulsor: Tem as mesmas funcionalidades do Pacote de Hélices, apesar de usar propulsores em vez de hélices.
Itens:
Além das armas e dos dispositivos, ainda tem os itens. Os itens dão assistência adicional em pequenas tarefas.
Os itens são:
- Magnetizador de Armadura: Aumenta o alcance do raio de coleta de parafusos.
- Quebra-Caixas 2000: Permite que Ratchet possa destruir caixas a uma distância maior.
- Máscara de Oxigênio: Permite que Ratchet possa respirar embaixo d'água.
- Mapa do Tesouro: Revela a localização de itens importantes nos mapas das fases.
Skins e Cheats:
Skins para o personagem podem ser comprados no menu de extras caso ele tenha parafusos de ouro, o colecionável especial do jogo (Com uma ou outra exceção). As skins apenas mudam a aparência cosmética de Ratchet.
As skins para personagem são:
- Armadura Atual: Apenas o Ratchet com as peças de armadura atualmente equipadas.
- Bigode Furioso: Ratchet utilizando um óculos groucho marx (Um óculos com sobrancelhas cabeludas, um nariz grande e um bigode peculiar. Com certeza você já o viu em algum lugar, mas não sabe seu nome).
- Boneco de Neve: Um boneco de neve semelhante a skin de boneco de neve que tinha em Ratchet & Clank: Up Your Arsenal.
- Cronk: Um dos robôs de guerra da Talwyn.
- Zephyr: Outro robô de guerra da Talwyn.
- Pete Enferrujado: O braço direito do Capitão Slag (O líder dos piratas robôs, eles aparecem constantemente no jogo).
- Cragmita: Um cragmita, um ser da mesma raça de Tachyon.
- Dan Johnson: Um desenvolvedor bastante amado pela Insomniac e que infelizmente morreu durante o desenvolvimento do jogo. Ele nunca será esquecido.
- Ratchet Presidiário: Ratchet com uma roupa de prisioneiro. Essa skin pode ser desbloqueada com um código de trapaça que pode ser obtido em Secret Agent Clank, um spin-off da franquia que veio a ser lançado em 2008.
Nota: Talwyn é uma personagem recorrente em Tools of Destruction. Ela ajuda Ratchet a desvendar os segredos da raça lombax durante o jogo.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Secret Agent Clank, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!