Ratchet & Clank: Up Your Arsenal é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2004 para PlayStation 2. Posteriormente o jogo ficou disponível para PlayStation 3 em 2012 e para PS Vita em 2014 na coletânea Ratchet & Clank Collection.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
Enredo:
Depois de salvarem a galáxia de Bogon da ameaça do Protopet em Ratchet & Clank: Going Commando, Ratchet e Clank estavam tendo uma vida pacífica no apartamento de Clank no planeta Endako. No momento os dois estavam jogando um jogo de tabuleiro semelhante a xadrez e Clank estava levando a melhor sobre Ratchet. Logo em seguida, depois de ganhar, o robô decide ligar a TV para ver o que estava passando, e para a surpresa dele, ele se deparou com um episódio do seu próprio seriado: Agente Secreto Clank.
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank: Going Commando, Clank conseguiu fechar um contrato com uma produtora de filmes e ganhou o seu próprio seriado em que ele é um agente secreto que luta contra outros robôs claramente parodiando James Bond. Ratchet também participa desse seriado, mas como um chofer e assistente de Clank, o que o incomoda um pouco.
Assim que o episódio terminou, se sentindo envergonhado por ser jogado para o escanteio em seu papel, Ratchet toma o controle remoto das mãos de Clank e muda de canal. Para a surpresa dele, o primeiro canal que aparece é um canal de notícias em que uma repórter robótica mostrava uma invasão de uma raça alienígena chamada tiranóides liderada por um novo vilão robô, o maligno Doutor Nefarious, no planeta Veldin da galáxia de Solana.
Revoltado por ver o seu planeta natal sendo invadido, Ratchet prepara a Star Explorer para poder viajar para a galáxia de Solana e junto com Clank ele vai para Veldin.
Chegando em Veldin, a dupla se encontrou com os patrulheiros galácticos, vários soldados robôs que estavam contendo a invasão dos tiranóides no planeta. Eles acreditavam que Ratchet era o novo sargento que foi enviado para liderá-los e então o lombax os ajuda a expulsar os tiranóides do planeta. Depois de conseguirem repelir com sucesso o ataque dos tiranóides, Ratchet e Clank recebem uma chamada do presidente da galáxia de Solana (inspirado em Bill Clinton), o presidente Phyronix.
Phyronix agradece aos dois pela ajuda (além de reconhecer Clank pelo seriado) e pede para que Ratchet e Clank encontrem a única pessoa que conseguiu sobreviver a um encontro com um Dr. Nefarious, o Capitão Qwark. O presidente revela que Qwark aparentemente havia sido visto no planeta Florana, e com isso os dois vão atrás dele na tentativa de conseguir informações de como enfrentar o doutor.
Com o passar do tempo, Ratchet e Clank vão para outros planetas e cumprem objetivos variados.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você precisa completar um quebra-cabeça com o Clank ou em momentos em que você precisa pilotar sua nave ou um veículo, isso sem falar das sessões em que você precisa enfrentar hordas de inimigos em uma arena, podendo até incluir um chefão.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes ou também armaduras, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão. Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta.
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de titânio. Eles podem ser usados para comprar skins que modificam a aparência de Ratchet.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao seu antecessor.
O sistema de melhoria de armas sofreu modificações. Em Going Commando, a arma era comprada na sua forma padrão, depois de ser usada por bastante tempo era melhorada em um nível a deixando na forma melhorada. Depois da arma ser melhorada, era possível melhorá-la ainda mais com o upgrade da versão Mega, e melhorando a versão Mega para o nível máximo a arma chegava em sua versão Ultra, a melhor de todas (Essa era a regra, com uma ou outra exceção).
Enquanto isso, em Up Your Arsenal, quando a arma é comprada ela está no nível 1, e conforme ela é usada ela passa por pequenas mudanças nos níveis 2, 3 e 4, até chegar no nível 5 que é onde a arma sofre uma mudança significativa e é melhorada de vez. Com a arma no nível 5, é possível comprar o upgrade da versão Mega o que melhora a arma para o nível 6, e permite que ela seja melhorada ainda mais até chegar no nível 8, onde a arma passa a estar na versão Ômega.
Foram adicionados veículos em algumas fases. Os dois veículos que foram adicionados foram o Turboslider e a Hovership.
O Turboslider é uma espécie de buggy com esquis na dianteira e pneus grossos na traseira com um canhão montado. Um jogador pode dirigir o buggy enquanto o outro opera o canhão. (Lembra um pouco o Warthog de Halo)
A Hovership é uma aeronave que pode voar pelo mapa e dispões de canhões que podem ser usados. (Tem algumas semelhanças com o Banshee, também de Halo).
Outra adição ao jogo foram mini-games em que você controla o Capitão Qwark em jogos de video-game em 2D (um jogo que você joga dentro de outro jogo).
O modo de desafio continua presente nesse jogo, com as mesmas mecânicas do seu antecessor.
Se comparado a Going Commando, Up Your Arsenal tem um foco maior em combates. Apesar das seções de plataforma não estarem ausentes, o foco nos combates aumentou.
Além das caixas padrão (que contém parafusos), das caixas explosivas, das caixas de nanotecnologia e das caixas de munição que aparecem no cenário, foi adicionada uma caixa especial que permite que Ratchet use por alguns segundos uma armadura especial (A armadura Infernox) que o deixa invencível e permite que golpes com a Omnichave matem inimigos com apenas um golpe.
Outra inovação interessante foi a adição de um hub no jogo, uma fase que serve apenas como ponto de acesso para outras fases, uma fase em que o jogador pode apenas descontrair um pouco entre uma missão e outra. O hub é a nave-mãe Fênix.
Por fim, a principal inovação do jogo foi a adição de um modo multiplayer. Nesses modos, é possível jogar partidas com até 4 jogadores em multiplayer local ou 8 em multiplayer online. Os jogadores podem utilizar skins de personagens do universo da franquia e existem 3 modos de jogo, que são esses:
- Cerco: Cada time deve destruir a base do time adversário.
- Capture a Bandeira: Cada time precisa manter a posse de uma bandeira pela maior quantidade de tempo possível.
- Deathmatch: A equipe que matar a maior quantidade de jogadores do time adversário será a vencedora.
No modo multiplayer, o arsenal de armas é diferente do arsenal padrão do jogo (O arsenal de armas do modo multiplayer é composto por armas de Ratchet & Clank: Going Commando) e é possível pilotar os veículos antes mencionados. Também é possível melhorar as armas nesse modo.
De bônus, o jogo vem incluso com uma demo de Sly Cooper 2: Band of Thieves (2004), e ao completar essa demo é possível encontrar um código de trapaça que transforma a Omnichave de Ratchet em um sabre de luz duplo roxo (Tipo uma mistura dos sabres de luz do Darth Maul e do Mace Windu).
Armas:
O jogo possui um arsenal com uma boa quantidade de armas, em sua maioria novas mas com algumas sendo armas que retornaram de Ratchet & Clank: Going Commando (2003) e umas poucas que retornaram de Ratchet & Clank (2002).
No PlayStation 2, se o jogador tiver um jogo salvo do Ratchet & Clank: Going Comando no Memory Card, ele ganha de graça as armas do Ratchet & Clank: Going Commando que retornaram em Ratchet & Clank: Up Your Arsenal. As armas do Going Commando só podem ser obtidas com um NPC chamado Slim Cognito.
Além disso, ainda no PlayStation 2, se o jogador tiver um jogo salvo do Ratchet & Clank (2002) no Memory Card, ele ganha um desconto no preço de todas as armas da Gadgetron de Ratchet & Clank: Up Your Arsenal.
Armas novas em geral podem ser obtidas as comprando em máquinas de vendas da Gadgetron (Afinal, como eles estão de volta a galáxia de Solana, a Gadgetron volta a ser a principal fornecedora de armas, diferente da Megacorp em seu antecessor), disponíveis em localizações variadas de planetas. Munição para todas as armas também pode ser comprada nas máquinas de vendas da Gadgetron.
Para você poder comprar armas ou munição, você vai precisar de parafusos, apesar de ser possível encontrar munição durante a fase.
Todas as armas quando são compradas estão no nível 1, passam por sua melhoria definitiva no nível 5, são melhoradas para o nível 6 após a compra da melhoria da versão Mega (se a arma estiver no nível 5), e podem ser melhoradas até o nível 8, onde chegam a versão Ômega.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as aventuras. Tem as mesmas habilidades dos jogos anteriores.
- Blaster de Choque: Apesar do nome Blaster, essa arma se comporta como uma espingarda, disparando explosões de energia de curto alcance mas com dano e dispersão altos. Pode ser melhorado para o Canhão de Choque, em que agora é possível disparar um tiro concentrado que cobre uma área maior e causa mais dano. Uma das armas iniciais do jogo.
- Lançador Nitro: Dispara granadas que causam uma distorção no cenário e logo em seguida explodem. Pode ser melhorado para o Eruptor Nitro, em que as granadas passam a ter tanto um raio de explosão quanto um dano maior. A outra arma inicial do jogo.
- N60 Tempestade: Funciona como um blaster, disparando feixes de energia laranja nos inimigos de maneira contínua. Pode ser melhorado para o N90 Furacão, em que a arma passa a dar mais dano e a velocidade de disparo também aumenta.
- Chicote de Plasma: Um chicote que é usado de maneira semelhante a Omnichave, mas diferente da Omnichave, o Chicote de Plasma tem mais alcance e causa mais dano. Pode ser melhorado para o Chicote Quantum, em que a arma passa a causar mais dano, além de ondas de choque que causam dano adicional.
- Infectora: Dispara esferas com um soro verde que ao atingirem inimigos, farão com que eles ataquem outros inimigos. Pode ser melhorado para a Bomba Infectora, que aumenta o alcance da lavagem cerebral nos inimigos.
- Canhão de Sucção: Suga inimigos menores e caixas do cenário para depois usá-los como munição para atirar nos inimigos. Pode ser melhorado para o Canhão Vórtice, em que agora os disparos da arma causam mais dano.
- Hidra Cuspidora: Trava alvos em inimigos para logo em seguida disparar descargas elétricas neles. Pode ser melhorada para A Tormenta, em que agora a quantidade de descargas que podem ser disparadas por vez é maior.
- Agentes da Destruição: Uma luva que arremessa ovos com pequenos robôs chamados Agentes da Destruição que se autodestroem no alvo mais próximo. Podem ser melhorados para os Agentes Apocalípticos, em que agora os Agentes da Destruição são equipados com propulsores a jato e lança-mísseis e que causam explosões maiores ao se autodestruir.
- Rifle de Fluxo: Um rifle de precisão com um escopo que permite a eliminação dos inimigos de maneira mais furtiva. Pode ser melhorado para o Rifle Divisor, em que os tiros da arma agora atravessam inimigos além de causarem explosões.
- Aniquilador: Dispara foguetes que explodem nos inimigos e causam bastante dano. Pode ser melhorado para o Dizimador, em que agora cada foguete disparado se divide em foguetes menores após acertarem seus alvos, causando danos adicionais.
- Luva de Escudo Holográfico: Arremessa escudos holográficos que protegem Ratchet de disparos (apesar dos inimigos ainda poderem atravessá-los). Pode ser melhorada para o Lançador de Ultra-Escudo, em que agora os escudos ficam maiores e emitem raios que causam um pouco de dano a inimigos próximos.
- Arma de Discos: Dispara discos com lâminas nos inimigos que causam uma boa quantidade de dano. Pode ser melhorada para a Arma de Multi-Discos, em que agora os discos ricocheteiam e se dividem em discos menores após acertarem inimigos, dando danos adicionais.
- Indutor de Fendas: Abre buracos negros que sugam inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Rasga-Fendas, em que agora os buracos negros dão choque em inimigos próximos, além de se tornarem mais potentes.
- Raio Quack: Dispara um feixe de energia que transforma os inimigos em patos, sendo que quanto menor o inimigo, menos tempo será necessário para a transformação. Pode ser melhorado para o Zapeador Quack, em que agora os inimigos são transformados em uma Fênix que voará até o inimigo mais próximo e irá explodir nele.
- R.I.3.N.O.: Dispara rajadas de mísseis muito potentes que irão atingir os inimigos e causar bastante dano. Pode ser melhorado para o RINOCIRAPTOR, em que agora os disparos da arma são combinados formando uma explosão que cobre toda a tela e desintegra os inimigos. A arma mais apelona do jogo.
- Luva de Mini-Torretas: Um canhão de mão que dispara pequenas torretas no chão que auxiliam Ratchet disparando balas automaticamente nos inimigos. Pode ser melhorada para a Luva de Mega-Torretas, em que as torretas agora disparam pequenos mísseis em vez de balas.
- Arma de Lava: Uma arma que dispara uma corrente contínua de lava perfeita para derrubar inimigos mais fracos. Pode ser melhorada para a Arma de Nitrogênio Líquido, em que agora a arma irá disparar uma corrente contínua de nitrogênio líquido, aumentando bastante o seu dano.
- Escudo Carregador: Um escudo que protege Ratchet de tiros e golpes inimigos. Pode ser melhorado para a Barreira Tesla, que além de proteger Ratchet irá eletrocutar inimigos próximos, causando um pouco de dano.
- Rebotador: Dispara bombas que explodem ao entrar em contato com o alvo se dividindo em bombas menores, que também explodem. Pode ser melhorado para o Rebotador Pesado, em que o dano das bombas normais e das bombas menores aumenta.
- Bobina de Plasma: Dispara esferas de plasma que além de causar danos ao seu alvo também eletrocuta inimigos próximos. Pode ser melhorada para a Tempestade de Plasma, em que o dano e o alcance são aumentados.
Armaduras:
Armaduras só podem ser obtidas na máquina de vendas de armaduras, localizada na nave-mãe Fênix, o hub do jogo (Um lugar que serve como um ponto de encontro entre as missões). Elas reduzem a porcentagem do dano recebido e cobrem o corpo todo de Ratchet.
- Traje de Combate Alfa: Um traje de piloto de combate comum que Ratchet pegou na galáxia de Bogon. O Traje de Combate Alfa é confortável e durável, mas não protege de tiros de laser. Ratchet vai precisar de algo mais forte. Não diminui o dano recebido.
- Armadura Magnaplaca: Um sistema de armadura completo reforçado com uma liga metálica que absorve energia chamada magnaplaca. A Gadgetron garante que o seu novo sistema de armadura Magnaplaca reduz o dano recebido de fogo inimigo em 33%.
- Armadura Adamantina: Adamantina é uma das substâncias mais duras da galáxia. Cientistas da Gadgetron garantem que a sua nova e praticamente indestrutível Armadura Adamantina irá absorver 50% do dano inimigo.
- Armadura Aegis Mark V: A Armadura Aegis Mark V representa uma grande descoberta na tecnologia das armaduras. Essa armadura combina placas de adamantina com uma rede de campos de força integrados e um sistema de computador sofisticado. A inteligência artificial da armadura responde automaticamente a qualquer ataque, redistribuindo a energia e angulando as placas para absorver 66% do dano recebido.
- Armadura Infernox: O protótipo da Armadura Infernox representa a descoberta suprema no campo de sistemas de proteção pessoais. A Armadura Infernox combina ligas de carbonox importadas da galáxia de Bogon, um sistema de controle de nanotecnologia e um gerador quantônico infernal para criar uma barreira flamejante de proteção total. Os resultados indicam que a Armadura Infernox reduz o dano recebido em inacreditáveis 80%!
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes.
Dispositivos não podem ser comprados em máquinas de vendas da Gadgetron, só podendo ser encontrados nas fases ou comprados em lugares específicos.
Os dispositivos são:
- Botas Propulsoras: Dá um impulso de velocidade a Ratchet permitindo que ele voe baixo nas fases.
- PDA da Gadgetron: Permite que Ratchet compre armas ou munição não importa onde ele esteja, mas ele não pode comprar armas ou munição da Megacorp. (Ou seja, você não pode comprar as armas do Going Commando e muito menos a munição para elas por meio desse dispositivo).
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Hacker: Um dispositivo que permite que Ratchet hackeie terminais para passar por portas.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Pacote Hidro: Dá a Clank hélices aquáticas, o que permite que Ratchet possa nadar mais rápido.
- Hiper Tiro de Arpão: Combina as funcionalidades do Tiro de Arpão e do Dínamo em um só dispositivo, permitindo que Ratchet se balance usando um gancho de escalada e energize determinadas plataformas.
- Refrator: Permite que Ratchet refrate raios de laser para poder energizar certas passagens.
- Pacote Propulsor: Tem praticamente as mesmas habilidades do Pacote de Hélices, mas usando propulsores a jato em vez de hélices.
- Disfarce de Tiranóide: Permite que Ratchet se disfarce de tiranóide. Com isso, Ratchet pode tentar convencer outros tiranóides a realizar uma determinada ação falando a língua deles.
- Dispositivo Teletransportador: Permite que Ratchet se teletransporte usando determinados painéis no chão.
Itens:
Itens ajudam Ratchet e Clank em situações menos essenciais, mas ainda são importantes. Os itens do jogo são:
- D.A.M.G.B.: Uma abreviatura para Dispositivo Autônomo de Macaco Guiado por Bananas, é uma pequena arma que pode ser usada por Clank para chamar a atenção de um macaco ciclope chamado Skrunch em determinadas sessões de quebra-cabeça.
- Pegador de Parafusos: Aumenta o alcance do raio de coleta de parafusos.
- Pegador de Parafusos V2: Além de aumentar o alcance do raio de coleta de parafusos, aumenta o alcance do raio das caixas quebradas (isto é, você pode quebrar caixas a uma distância maior).
- Mapa-o-Mático: Revela segredos escondidos nos mapas das fases, como a localização de parafusos de titânio ou troféus da nave-mãe Fênix.
- Capacete da Megacorp: Permite que Ratchet possa respirar em qualquer localização sem oxigênio, como no espaço ou debaixo d'água.
- Nano-Pacote: Guarda nanotecnologia de reserva para curar um pouco da vida de Ratchet caso ele esteja com menos de 20% da sua vida máxima.
Skins e Cheats:
Skins para o personagem podem ser comprados no menu de extras caso ele tenha parafusos de titânio, o colecionável especial do jogo (Com uma ou outra exceção). As skins apenas mudam a aparência cosmética de Ratchet.
As skins para personagem são:
- Armadura Atual: Apenas o Ratchet com a armadura atual que ele está usando.
- Ratchet Clássico: Volte para os tempos do Ratchet & Clank (2002) com esse visual retrô do Ratchet. É a aparência que o Ratchet tinha no Ratchet & Clank (2002). Para desbloquear essa skin você precisa ter um jogo salvo do Ratchet & Clank (2002) no Memory Card do PlayStation 2.
- Boneco de Neve: O seu amigo da vizinhança, o boneco de neve.
- Ratchet de Terno: As garotas amam um lombax bem vestido. Troque o traje espacial do Ratchet por um terno.
- Insetóide: Um alienígena com aparência de inseto.
- Cérebrus: O primo perdido do Lutador B2 (O Lutador B2 era um dos chefes do Ratchet & Clank: Going Commando que podia ser enfrentado em uma arena).
- Constructobô: Um robô bem parrudo, provavelmente usado em construções. É desbloqueado se o jogador tiver encontrado todos os troféus da nave-mãe Fênix.
- Robô Galo: Um robô de olhos grandes e que parece um galo, de certa forma.
- Soldado: Um dos robôs do exército do Dr. Nefarious.
- Robô: Um robô comum.
- Sumô: Uma versão gorda do Ratchet e vestida de sumô.
- Ninja: Ratchet mas vestido de ninja.
- Papai Noel: Uma versão gorda do Ratchet e vestida de Papai Noel, ho ho ho! Pode ser desbloqueado com um código de trapaça nas versões japonesa e coreana da versão de PlayStation 2, ou em qualquer versão da coletânea Ratchet & Clank Collection no PlayStation 3 ou no PS Vita.
- Pipo-Saru: Um dos macacos da franquia Ape Escape, da falecida Japan Studio (que depois veio a se tornar a Team Asobi). Pode ser desbloqueado com um código de trapaça nas versões japonesa e coreana da versão de PlayStation 2, ou em qualquer versão da coletânea Ratchet & Clank Collection no PlayStation 3 ou no PS Vita.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Os cheats são esses:
- Heróis de Cabeças Grandes: Aumenta o tamanho da cabeça do Ratchet e do Clank.
- Congelar Tempo: Permite que o jogador congele o jogo e tudo ao seu redor.
- Agente Secreto Clank: Deixa Clank com o terno que ele usa em seu seriado "Agente Secreto Clank".
- Inimigos de Cabeças Grandes: Aumenta o tamanho das cabeças dos inimigos.
- Naves para Patos: Transforma todas as naves do cenário em patos.
- Universo Espelhado: Espelha os níveis do jogo.
- Substituição de Chave: Substitui a Omnichave de Ratchet por um sabre de luz duplo roxo, como se fosse uma mistura dos sabres do Darth Maul e do Mace Windu. Essa trapaça em particular só pode ser obtida ao completar a demo de Sly Cooper 2: Band of Thieves que vem inclusa no jogo.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet: Deadlocked, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!