Ratchet & Clank: Size Matters é um jogo de plataforma desenvolvido pela High Impact Games e publicado pela Sony em 2007 para PSP. Posteriormente, o jogo foi portado para o PlayStation 2 em 2008.
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
Enredo:
Depois dos acontecimentos de Ratchet: Deadlocked, após a derrota de Vox e o fim da DreadZone, Ratchet e Clank decidem tirar férias e com isso voam para o paradisíaco planeta Pokitaru.
Chegando em Pokitaru, Ratchet e Clank vão para a praia e se instalam lá, com Clank brincando na areia e Ratchet tirando um cochilo em uma espreguiçadeira. Mas pouco tempo depois o descanso dos dois é interrompido por uma menininha chamada Luna. O sono de Ratchet é interrompido por Luna estar tirando fotos dos dois usando uma câmera com um flash bem potente.
Após ser acordado, Ratchet pergunta a Luna o que ela estava fazendo, e ela responde que estava tirando fotos dos dois porque estava fazendo um trabalho na escola sobre heróis. Com isso, Ratchet se voluntaria para sair por Pokitaru fazendo coisas "heroicas" com Clank em suas costas.
Porém, pouco tempo depois Luna acaba sendo sequestrada por misteriosos robôs e levada para um planeta desconhecido. Ratchet e Clank não conseguem pegar os robôs e impedir o sequestro, mas os robôs deixam cair um artefato misterioso. Clank acreditava que esse artefato era de origem Tecnomita, o que enfurece Ratchet pois muitos da galáxia de Solana acreditavam que os Tecnomitas eram apenas uma história infantil para ensinar as crianças como aparelhos eletrônicos funcionavam. Ainda em Pokitaru, a dupla se encontra com o Capitão Qwark, que tinha seguido os dois em sua viagem por não ter para onde ir.
Assim, cabe a Ratchet e Clank descobrir o paradeiro dos robôs misteriosos e resgatar Luna.
Com o passar do tempo, Ratchet e Clank visitam novos planetas e cumprem objetivos variados.
Jogabilidade:
Voltando a fórmula padrão da franquia, Ratchet & Clank: Size Matters passa a ter um equilíbrio maior entre plataforma/exploração e combate/confrontos.
Ratchet & Clank é um jogo de plataforma com alguns elementos de tiro. Nele, na maior parte do tempo você controla Ratchet e completa objetivos nas fases do jogo, que são planetas e em alguns casos estações espaciais. Enquanto você completa seus objetivos inimigos aparecerão e você pode enfrentá-los com o arsenal completo do jogo.
Além de armas, o jogo também disponibiliza uma gama de dispositivos que permite que Ratchet passe por certas sessões que normalmente seriam inacessíveis sem eles, além de upgrades que podem dar novas habilidades a Ratchet. Armas novas e dispositivos novos podem ser obtidos conforme você acessa novos planetas.
Na maior parte do tempo você joga com Ratchet e carrega Clank nas costas enquanto completa os objetivos do planeta, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você controla o Clank para resolver um quebra-cabeça, se transformar em um gigante e atirar em naves espaciais ou para competir em uma espécie de arena de demolição.
Novamente, os inimigos do jogo são bem variados, mas em geral são robôs inimigos e criaturas nativas do planeta atual.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
No final de cada planeta geralmente será possível encontrar uma transmissão (ou algo que leve para outro planeta). Transmissões carregam coordenadas para outros planetas (ou estações espaciais), consequentemente desbloqueando novas fases. Cada planeta tem um conjunto específico de objetivos e é possível completá-los na ordem que o jogador bem desejar, mas pode ser que alguns objetivos exijam que você tenha algo que só possa ser obtido em outro planeta
Além disso, o jogo tem um colecionável especial: Os parafusos de titânio. Eles podem ser usados para comprar skins que modificam a aparência de Ratchet.
Depois dessa breve explicação, agora irei falar sobre as inovações e mudanças que foram feitas em relação ao seu antecessor.
O sistema de melhoria de armas foi modificado e é bem parecido com o sistema de melhoria de armas de Up Your Arsenal. As armas quando são compradas estão no nível 1, e passa por pequenas mudanças estéticas nos níveis 2 e 3, até chegar no nível 4, que é quando a arma sofre uma mudança significativa e é melhorada de vez. No modo de desafio, é possível comprar a versão Titã da arma (se a arma já estiver no nível 4) e a arma é melhorada mais uma vez. Também é possível adquirir modificações especiais para cada arma.
O sistema de armaduras está de volta, mas com algumas diferenças. Armaduras não podem ser mais compradas e devem ser encontradas em fases (inclusive, algumas peças só podem ser obtidas completando o jogo mais de uma vez), além disso as armaduras não são mais uma única peça e agora estão divididas em 4 partes diferentes: Capacete, Corpo, Luvas e Botas. É possível usar todas as peças de um mesmo conjunto de armadura ou misturar peças de conjuntos diferentes para obter efeitos especiais para a Omnichave.
Apesar da remoção dos veículos, o jogo ainda conta com um modo de multiplayer local com suporte a até 4 jogadores na versão de PSP e 2 jogadores na versão de PlayStation 2. Os modos de multiplayer disponíveis são:
- Deathmatch: Exclusivo da versão de PSP, o objetivo desse modo é matar a maior quantidade de oponentes possível.
- Capture a Bandeira: Cada time deve pegar uma bandeira da base do time adversário e trazê-la de volta a sua base.
- Lombax de Ferro: Partidas únicas que dependem do mapa em que você está jogando. Mais detalhes abaixo.
- Fuga da Ilha: Um dos modos do Lombax de Ferro. Cada time deve encontrar células de energia pelas ilhas e carregá-las para energizar seus geradores. Carregar uma célula de energia enche um medidor que é o medidor de radiação, sendo que se o medidor ficar cheio o jogador será transformado em um monstro mutante que irá atacar os outros jogadores. Para evitar a radiação, caixas de nanotecnologia podem ser usadas para mantê-la em um nível baixo. Depois dos geradores serem energizados, o time deve ativar um míssil para atingir a base do time adversário e vencer o jogo.
- Vale do Perigo: Um dos modos do Lombax de Ferro. Cada time deve destruir o campo de força da base do time adversário e depois a base do time adversário. Elas podem ser destruídas com minas especiais encontradas pelo mapa.
- Mega Canhões: Um dos modos do Lombax de Ferro. Cada time deve destruir o Mega Canhão do time adversário, sendo que o canhão é energizado por geradores e os times devem ativá-los ou desativá-los para ligar seu canhão ou desligar o canhão do time adversário. Peças também podem ser encontradas para consertar o canhão ou barrar os tiros do outro canhão.
- Doença da Vaca Lunar: Os jogadores recebem um Canhão de Sucção e devem sugar as vacas marcianas espalhadas pelo mapa para fazerem caixas de carne e as levarem para seus caminhões. Vale lembrar que também é possível roubar as caixas do caminhão do time adversário.
Armas:
Armas e munição (com algumas exceções) podem ser compradas e obtidas em máquinas de vendas da Gadgetron. As armas estão no nível 1 quando são compradas e podem ser melhoradas até o nível 4, que é onde passam por sua melhoria definitiva. No modo de desafio, é possível comprar a melhoria Titã, que melhora a arma mais uma vez (se a arma já estiver no nível 4). Além disso, é possível obter modificações para as armas que alteram um pouco o seu comportamento.
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português (brasileiro), eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma. Apesar de não ter tradução em português brasileiro, o jogo tem uma tradução para português de Portugal.
- Omnichave: A arma que Ratchet leva para todas as aventuras. Tem as mesmas habilidades dos jogos anteriores, e pode ter funções especiais dependendo da armadura que Ratchet estiver usando.
- Lacerador: Um blaster com uma velocidade de disparo mais lenta, mas que causa mais dano e tem uma boa consistência. Pode ser melhorado para os Laceradores Duplos, permitindo que você carregue dois Laceradores ao mesmo tempo para te dar o dobro do poder de fogo.
- Luva de Bombas Ácida: Arremessa bombas que explodem e deixam uma poça de ácido verde, que causa danos a qualquer inimigo que pisar nela. Pode ser melhorada para o Detonador Ácido, em que as bombas deixam uma poça de ácido maior e o ácido delas passa a ser roxo, causando mais dano.
- Arma de Concussão: Uma arma que funciona de maneira semelhante a uma espingarda, disparando tiros de curta distância, mas que possuem uma boa dispersão e um bom dano. Pode ser melhorada para o Canhão de Concussão, que aumenta o dano dos disparos, bem como a dispersão dos mesmos, além de permitir que você dispare um tiro concentrado que dá mais dano.
- Queimador: Um lança-chamas improvisado que dispara chamas ardentes com um bom dano. Pode ser melhorado para o Incinerador, que aumenta o dano e o alcance das chamas.
- Agentes da Destruição: Uma luva que arremessa ovos com pequenos robôs chamados Agentes da Destruição que se autodestroem no alvo mais próximo. Podem ser melhorados para os Agentes Apocalípticos, em que agora os Agentes da Destruição são equipados com propulsores a jato e lança-mísseis e que causam explosões maiores ao se autodestruir.
- Canhão de Sucção: Suga inimigos menores e caixas do cenário para depois usá-los como munição para atirar nos inimigos. Pode ser melhorado para o Canhão Vórtice, em que agora os disparos da arma causam mais dano.
- Luva de Minas de Abelhas: Arremessa colmeias com abelhas mecânicas que atacarão inimigos enquanto a colmeia estiver presente. Pode ser melhorada para a Mina de Abelhas Assassinas, em que as colmeias geram mais abelhas e cada abelha causa mais dano, além do fato de que as abelhas agora envenenam o seu alvo.
- Mina de Precisão: Uma besta que dispara flechas explosivas equipada com um escopo para maior precisão. Pode ser melhorada para a Mina do Olho Morto, em que agora cada tiro da arma solta pequenas bombinhas após acertar o alvo.
- Foguete de Choque: Um lança-foguetes que dispara foguetes que causam um bom dano e que soltam uma descarga elétrica que pode acertar inimigos mais próximos. Pode ser melhorado para o Foguete Elétrico, em que o dano dos foguetes aumenta e as descargas podem acertar mais inimigos ao mesmo tempo.
- Barreira Estática: Forma um campo de força ao redor de Ratchet com eletricidade estática que o protege de danos dos inimigos. Pode ser melhorada para o Campo Repulsor, em que o campo de força agora é mais resistente e solta pequenos choques em inimigos próximos.
- Traçador Laser: Dispara um laser vermelho e potente que pode ser concentrado em inimigos e causa bastante dano além de formar um pequeno escudo na frente do usuário, mas Ratchet não pode se mover enquanto estiver disparando o laser, estando limitado a apenas mover a mira. Pode ser melhorado para o Apontador Laser Óptico, em que o laser agora passa a ter uma cor roxa e dá ainda mais dano.
- R.I.N.O.: Dispara uma rajada de mísseis bastante potentes causando dano em uma grande área. Pode ser melhorado para o RINOCIRAPTOR, que aumenta a quantidade de mísseis disparados, bem como o dano e o alcance dos mesmos. A arma mais apelona do jogo.
- Muuutador: Dispara um raio de energia que transforma os inimigos em vacas que podem explodir ao chegar próximo de outros inimigos. Pode ser melhorado para o Armuuugeddon, em que alguns inimigos podem ser transformados em bois, que causam mais dano do que as vacas.
Além disso, também é possível comprar modificações para adicionar propriedades especiais a cada arma com um personagem chamado Slim Cognito.
Armaduras:
Diferente dos jogos anteriores da franquia, armaduras não podem ser compradas, mas sim encontradas pelas fases, sendo que algumas peças só podem ser obtidas ao jogar o jogo mais de uma vez.
Além disso, as armaduras não são apenas uma roupa única e estão divididas em 4 peças diferentes, que são Capacete, Corpo, Luvas e Botas. É possível equipar e desequipar as peças da armadura a qualquer momento, bem como misturar peças de armaduras diferentes. Equipando as peças de um mesmo conjunto de armadura ou utilizando uma combinação específica de peças, é possível conseguir efeitos especiais para a Omnichave.
As combinações especiais de armadura disponíveis são:
- Armadura Incendiária: Usa todas as peças da Armadura Incendiária. Os golpes com a Omnichave fazem os inimigos pegar fogo. A armadura diminui o dano recebido em 28%.
- Armadura Explosão-Selvagem: Usa o capacete da Armadura Tóxica Mk.9 e o peitoral, luvas e botas da Armadura Incendiária. O Hyper-Strike da Omnichave deixa uma poça de gosma corrosiva que explode depois de um tempo. A armadura diminui o dano recebido em 36%.
- Armadura Tóxica Mk. 9: Usa todas as peças da Armadura Tóxica Mk. 9. O Hyper-Strike e o Comet-Strike deixam poças de gosma corrosiva que causará danos a qualquer inimigo que pisar nelas. A armadura diminui o dano recebido em 42%.
- Armadura Cristallix: Usa todas as peças da Armadura Cristallix. Hyper-Strikes e golpes da Omnichave que finalizarem um combo formam cristais que causam danos a qualquer inimigo que encostar neles. A armadura diminui o dano recebido em 56%.
- Armadura Onda Tripla: Usa o capacete da Armadura Incendiária, o peitoral e as botas da Armadura Eletrochoque e as luvas da Armadura Tóxica Mk. 9. O Hyper-Strike da Omnichave solta pequenas combinhas que podem causar danos, envenenar ou incendiar inimigos. A armadura diminui o dano recebido em 64%.
- Armadura Cristal de Choque: Usa o capacete e as botas da Armadura Eletrochoque e o peitoral e as luvas da Armadura Cristallix. O Hyper-Strike da Omnichave faz crescer um cristal que eletrifica projéteis próximos. A armadura diminui o dano recebido em 64%.
- Armadura Eletrochoque: Usa todas as peças da Armadura Eletrochoque. O Hyper-Strike da Omnichave solta uma onda de choque. A armadura diminui o dano recebido em 74%.
- Armadura Mega-Bomba: Usa todas as peças da Armadura Mega-Bomba. Depois de sofrer uma boa quantidade de dano a armadura vai emitir um brilho vermelho e o próximo golpe com a Omnichave vai causar um dano devastador. A armadura diminui o dano recebido em 84%.
- Armadura Bomba-Flamejante: Usa o capacete, peitoral e botas da Armadura Mega-Bomba e as luvas da Armadura Incendiária. Golpes da Omnichave que finalizarem um combo irão disparar bolas de fogo poderosas. A armadura diminui o dano recebido em 84%.
- Armadura Hiperboreal: Usa todas as peças da Armadura Hiperboreal. Os golpes da Omnichave imobilizam os inimigos os congelando por um breve intervalo de tempo ou até eles serem atacados novamente, o que acontecer primeiro. A armadura diminui o dano recebido em 92%.
- Armadura Gelo II: Usa o capacete da Armadura Cristallix e o peitoral, luvas e botas da Armadura Hiperboreal. O Hyper-Strike da Omnichave cria uma parede de cristais de gelo que bloqueia tiros inimigos. A armadura diminui o dano recebido em 92%.
- Armadura Camaleão: Usa todas as peças da Armadura Camaleão. Não dá nenhuma habilidade a Omnichave, mas deixa uma trilha de sombras que duram por um curto período de tempo e distraem os inimigos. A armadura diminui o dano recebido em 96%.
- Armadura Perseguidora: Usa o capacete da Armadura Incendiária, o peitoral e as botas da Armadura Camaleão e as luvas da Armadura Tóxica Mk. 9. Qualquer golpe com a Omnichave irá injetar no inimigo um veneno bem potente ou fará ele ser incinerado, fazendo com que eles morram depois de pouco tempo. A armadura diminui o dano recebido em 96%.
Dispositivos:
Depois de terem sido jogados para o escanteio em Deadlocked, os dispositivos estão de volta em Size Matters!
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Eles não podem ser comprados em máquinas de vendas da Gadgetron, só podendo ser encontrados nas fases ou comprados em lugares específicos.
Os dispositivos do jogo são:
- PDA da Gadgetron: Permite que Ratchet possa comprar munição ou armas não importa onde ele esteja, apesar do preço ser maior se comparado as máquinas de vendas normais.
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Pacote de Hélices: Dá a Clank hélices aéreas, o que permite que Ratchet possa planar, dar saltos alongados e pular mais alto.
- Hiper Tiro de Arpão: Combina as funcionalidades do Tiro de Arpão e do Dínamo em um só dispositivo, permitindo que Ratchet se balance usando um gancho de escalada e energize determinadas plataformas.
- Polarizador: Um dispositivo que reverte a polaridade de um ímã, permitindo que Ratchet possa atrair ou repelir objetos.
- Regador-o-Mático: Um regador que pode ser usado para criar plantas especiais. Essas plantas podem se transformar em plataformas ou escadas, criar frutas explosivas ou arremessar Ratchet para lugares mais distantes.
Itens:
Itens ajudam Ratchet e Clank em situações menos essenciais, mas ainda são importantes. Os itens do jogo são:
- Pegador de Parafusos: Aumenta o alcance do raio de coleta de parafusos.
- Quebra-Caixas: Permite que Ratchet possa quebrar caixas a uma distância maior.
- Mapa-o-Mático: Revela segredos escondidos nos mapas das fases, como a localização de parafusos de titânio.
- Raio Encolhedor: Pode aumentar ou diminuir o tamanho de alguém. Usado múltiplas vezes na história, especialmente em cidades de Tecnomitas.
Skins e Cheats:
Skins para o personagem podem ser comprados no menu de extras caso ele tenha parafusos de titânio, o colecionável especial do jogo (Com uma ou outra exceção). As skins apenas mudam a aparência cosmética de Ratchet.
As skins para personagem são:
- Armadura Atual: Apenas o Ratchet com as peças de armadura atualmente equipadas.
- CanguRatchet: Ratchet usando uma fantasia de canguru. Exclusivo da versão de PlayStation 2.
- Ratchet Hiro: Ratchet usando uma armadura de samurai. Exclusivo da versão de PlayStation 2.
- Férias Tropicais: Um Ratchet bombado usando um snorkel, pés de pato e um calção de banho.
- Capitão Pirata com uma Perna de Pau: Ratchet com uma fantasia completa de pirata.
- Ratchetzilla: Ratchet usando uma fantasia de Godzilla.
Além das skins, também tem as trapaças (cheats). Trapaças são desbloqueadas conforme o jogador vai completando pontos de habilidade, que são as conquistas do jogo. Pontos de habilidade são obtidos quando o jogador completa um determinado objetivo específico, fora das missões dos planetas.
Os cheats são:
- Clank Gigante com Cabeça Grande: Aumenta o tamanho da cabeça do Clank quando ele está gigante.
- Clank com Cabeça Grande: Aumenta o tamanho da cabeça do Clank.
- Ratchet com Cabeça Grande: Aumenta o tamanho da cabeça do Ratchet.
- Ela está em chamas: Deixa Luna pegando fogo.
- Mais Sinos: Matar vacas fará barulhos de sinos.
- Fases Espelhadas: Deixa as fases do jogo espelhadas.
- Super Brilho: Aumenta o brilho do jogo.
- Inimigos de Cabeça Grande: Aumenta o tamanho das cabeças dos inimigos.
- Troca de Armas: Troca aleatoriamente a arma atual de Ratchet a cada 5 segundos.
- Confusão de Parafusos: Inverte o movimento dos personagens.
- Velhos Tempos: Coloca um filtro de tela antigo no jogo.
- Muuu!: Agora todos os inimigos mugem como vacas.
- Modo Hardcore: Ativa o modo hardcore. Nele o jogador precisa completar o jogo sem morrer, pois caso isso aconteça o jogo inteiro reinicia.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank: Tools of Destruction, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!