Keeper é uma história contada sem palavras. É uma aventura em terceira pessoa ambientada em um mundo pós-humano, após nosso tempo ao sol ter passado há muito tempo.
Começamos em uma ilha, onde, à sombra de um pico montanhoso distante, há um relicário de um tempo há muito perdido. Embora seu propósito neste mundo tenha sido esquecido há muito tempo, reconhecemos instantaneamente como um farol.
Após eras de inatividade, o farol se move inesperadamente. Ele treme e sacode, e cai no chão, sua antiga alvenaria se despedaçando. Mas então algo ainda mais estranho acontece… seus pedaços quebrados de entulho se reconstroem, e ele se levanta mais uma vez – mas agora com pernas recém-formadas. Ele despertou.
À medida que o farol tropeça desajeitadamente e aprende a andar, ele se vê tomado por um misterioso senso de propósito e, encontrando seu equilíbrio, parte em direção ao centro da ilha, em direção à montanha.
Ele ficou sozinho por incontáveis anos, mas agora o farol encontra companhia em um curioso e espirituoso pássaro marinho, que encontra o farol enquanto busca refúgio de uma presença maligna rastejante que se espalha pela ilha. O farol descobre que seu feixe de luz brilhante é capaz de afetar a flora e a fauna, e até parece afastar os tentáculos murchos que se espalham pelo mundo ao seu redor.
Enquanto isso, o pássaro prova ser um aliado útil e ágil, capaz de interagir com mecanismos estranhos e antigos. Juntos, esses dois amigos improváveis partem em uma aventura épica, uma odisseia de metamorfose misteriosa e uma jornada que os levará a reinos além da compreensão.
Origens de Keeper
O líder criativo por trás de Keeper é Lee Petty, que se juntou à Double Fine há muitos anos como diretor de arte de Brütal Legend. Além de emprestar seus talentos para Broken Age e Psychonauts 2, Lee foi líder criativo em vários projetos, incluindo a aventura de quebra-cabeça temática de bonecas matryoshka Stacking, o jogo de rolagem lateral de ficção científica com carpete felpudo Headlander, e o roguelike pós-apocalíptico neon RAD.
Embora os fãs atentos saibam que há elementos e temas que conectam cada um dos jogos de Lee, e talvez possam identificar alguns em Keeper também, este novo jogo foi desenvolvido com uma abordagem ligeiramente diferente.
De resolver quebra-cabeças assumindo diferentes personalidades a desenvolver novos superpoderes mutantes aleatoriamente enquanto você atravessa o deserto, Stacking, Headlander e RAD são todos jogos que tinham um gancho de jogabilidade facilmente descritível definido desde o início da produção. Em outras palavras, eles tinham um simples “elevator pitch” em seus corações.
Quando chegou a hora de trabalhar em um novo projeto, Lee estava ansioso para começar de um lugar que não pudesse ser tão simplesmente categorizado por seu gênero, definido por suas mecânicas ou resumido por seu cenário. Em vez disso, ele queria explorar o borrão de gêneros e criar espaço para algo mais abrangente – um espaço para o jogador realmente viver dentro e absorver as vibrações. Ele queria dar a este novo jogo o espaço para respirar e se desenvolver naturalmente à medida que a equipe se envolvia com ele.
À medida que Lee e uma pequena equipe começaram a colocar suas ideias no papel, um evento mundial inesperado forneceria uma influência chave.
Em 2020, a pandemia global e o subsequente lockdown nos mantiveram afastados uns dos outros de uma maneira à qual não estávamos acostumados. Passamos muito tempo em nossas casas, longe da sociedade, socialmente distantes. Buscando uma mudança de cenário, Lee vagava pelas colinas e trilhas perto de sua casa em caminhadas tranquilas com sua família, e começou a refletir sobre essa situação em que todos estávamos, sobre o destino final da humanidade; se nosso tempo chegasse ao fim, o que viria a seguir para a vida na Terra?
Ele refletiu sobre o isolamento, ponderou sobre a companhia, e à medida que esses temas se uniam, os cadernos de esboços começaram a se encher, e o jogo que você viu hoje começou a tomar forma…
Trabalhar em um jogo dessa maneira nos levou, em última análise, a um lugar muito curioso e único. Keeper é sobre o inesperado. É uma experiência que dobra a realidade, cheia de surpresa, absurdo e deleite, na qual você nunca saberá exatamente o que acontecerá a seguir. É abrangente e, às vezes, psicodélico e surreal. Temos grandes esperanças de que os fãs de nossos jogos gostem de nossa estranha e sobrenatural história.