Há quase dois anos surgem rumores de que a 343 Industries estava pronta para abandonar seu motor gráfico proprietário, o Slipspace Engine, e migrar para o Unreal Engine 5. Agora, essa mudança foi oficialmente confirmada. Além de reformular sua marca como Halo Studios, foi anunciado que todos os futuros títulos de Halo serão desenvolvidos no Unreal Engine 5.
Conforme explicado por Elizabeth van Wyck, diretora de operações da Halo Studios, continuar a usar o Slipspace não permitiria ao estúdio trabalhar da maneira desejada para o futuro. "A forma como fazíamos os jogos de Halo antes não funciona tão bem para a forma como queremos fazer jogos no futuro", afirmou. "Parte da conversa foi sobre como ajudamos a equipe a focar em fazer jogos, em vez de criar as ferramentas e os motores."
"Não se trata apenas de quanto tempo leva para lançar um jogo, mas de quanto tempo leva para atualizá-lo, trazer novos conteúdos para os jogadores e adaptar-se ao que estamos vendo que eles desejam", acrescentou. "Parte disso é [a forma como construímos o jogo], mas outra parte é o recrutamento. Quanto tempo leva para treinar alguém a criar ativos que apareçam no seu jogo?" (Nota: a Halo Studios – então conhecida como 343 Industries – foi uma das várias divisões da Xbox afetadas pelas demissões em massa de janeiro de 2023, que resultaram em mais de 10.000 cortes de empregos em toda a Microsoft.)
O diretor de arte da Halo Studios, Chris Matthews, comentou: "Com todo o respeito, alguns componentes do Slipspace têm quase 25 anos. Embora a 343 o estivesse desenvolvendo continuamente, há aspectos do Unreal que a Epic vem desenvolvendo há algum tempo, os quais não estavam disponíveis para nós no Slipspace – e levaria muito tempo e recursos para tentar replicá-los."
"Um dos principais interesses que temos é expandir nosso mundo, para que os jogadores tenham mais para interagir e experienciar. As tecnologias Nanite e Lumen [renderização e iluminação do Unreal] nos oferecem uma oportunidade de fazer isso de uma forma que a indústria nunca viu antes. Como artistas, é incrivelmente empolgante trabalhar nisso."
Curiosamente, a mudança para o Unreal não surgiu do nada. O estúdio passou os últimos anos trabalhando no Project Foundry, uma extensa tech demo construída no Unreal Engine 5, descrita como "um verdadeiro reflexo do que seria necessário para um novo jogo de Halo usando o Unreal, e uma ferramenta de treinamento para chegar lá". Aparentemente, o tech demo foi "feito com o mesmo rigor, processo e fidelidade de um jogo finalizado".
O Project Foundry envolve três biomas completos criados pela Halo Studios. Um é inspirado no Pacífico Noroeste, outro é chamado Coldlands e é descrito como "uma região congelada", enquanto o terceiro, Blightlands, é "um mundo consumido pelo parasítico Flood".
Curiosamente, o estúdio afirma que o trabalho feito no Project Foundry pode acabar aparecendo em futuros jogos. "Onde esse tipo de trabalho foi feito historicamente, pode haver muito jogo de cena", disse Chris Matthews. "Às vezes leva os jogadores a acreditarem que será uma coisa, mas algo diferente acontece. O ethos do Foundry é o oposto disso. Tudo o que fizemos foi construído com os padrões necessários para o futuro dos nossos jogos. Fomos muito intencionais em não entrar no território de tech demo. Construímos coisas em que realmente acreditamos, e o conteúdo que criamos – ou pelo menos uma boa parte dele – poderia aparecer em nossos jogos no futuro, se assim desejarmos."
O presidente do estúdio, Pierre Hintze, acrescentou: "É justo dizer que nossa intenção é que a maior parte do que mostramos no Foundry esteja em projetos que estamos construindo, ou em projetos futuros."
Falando nisso, a Halo Studios confirmou que está atualmente trabalhando em múltiplos novos jogos da franquia Halo.