Resident Evil 4 é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Capcom Production Studio 4 e publicado pela Capcom. A sexta parcela principal da série Resident Evil, foi originalmente lançado para o GameCube em 2005. Os jogadores controlam o agente especial do governo dos EUA Leon S. Kennedy, que é enviado em uma missão para resgatar a filha do presidente dos EUA, Ashley Graham, que foi sequestrada por um culto. Em uma parte rural da Europa, Leon luta contra hordas de aldeões infectados por um parasita que controla a mente e se reúne com a espiã Ada Wong. O desenvolvimento do PlayStation 2 começou em 1999. Quatro versões propostas foram descartadas; a primeira tentativa foi dirigida por Hideki Kamiya após o produtor Shinji Mikami. Afastando-se dos ângulos de câmera fixos e da jogabilidade de survival horror mais lenta das parcelas anteriores, a equipe se concentrou em desenvolver uma ação fotográfica mais dinâmica. Resident Evil 4 foi anunciado como um GameCube exclusivo como parte do Capcom Five, mas foi portado para vários formatos, tornando-se um sucesso multiplataforma, vendendo mais de 10 milhões de cópias em todas as plataformas. Ele foi aclamado por sua narrativa, jogabilidade, dublagem e personagens, e muitas vezes é nomeado um dos melhores videogames, ganhando vários prêmios de Jogo do Ano em 2005. Influenciou a evolução do horror de sobrevivência e gêneros de terceira pessoa, popularizando a visão de terceira pessoa "por cima do ombro". Resident Evil 5 foi lançado em 2009. #Gameplay O jogador controla o protagonista, Leon S. Kennedy, de uma perspectiva de terceira pessoa. Partindo significativamente dos jogos anteriores da série, a jogabilidade se concentra na ação e tiroteios com menos elementos de terror de sobrevivência. A câmera é colocada atrás de Leon e aumenta o zoom para uma visão por cima do ombro ao apontar uma arma, ou uma visão em primeira pessoa ao mirar com um rifle de precisão. Não há mira para armas de fogo; em vez disso, toda arma de fogo tem mira a laser. Ao contrário dos jogos anteriores, onde os jogadores só podem atirar em linha reta, para cima ou para baixo, os jogadores têm mais opções. Por exemplo, tiros nos pés podem fazer com que os inimigos tropecem e tiros nos braços podem fazê-los largar as armas. Os jogadores também podem atirar em projéteis como machados ou foices. Resident Evil 4 adiciona controles sensíveis ao contexto. Com base na situação, os jogadores podem interagir com o ambiente: chutando uma escada, pulando de uma janela, esquivando-se de um ataque ou executando um "movimento final" em inimigos enfraquecidos. Existem também eventos de tempo rápido, nos quais o jogador deve pressionar os botões indicados na tela para executar ações como se esquivar de uma pedra caindo ou lutar contra um inimigo para se manter vivo. Isso costuma ser incorporado às muitas lutas contra chefes do jogo, nas quais o jogador deve evitar ataques de morte instantânea. Os principais inimigos são aldeões violentos conhecidos como Los Ganados ("O Gado" em espanhol). Los Ganados podem se esquivar, empunhar armas corpo-a-corpo e projéteis, e são capazes de trabalhar coletivamente e se comunicarem uns com os outros.
O sistema de inventário possui um sistema de grade, representado por uma pasta de documentos, em que cada item ocupa um determinado número de vagas. O gabinete pode ser atualizado várias vezes, permitindo mais espaço. Armas, munições e itens de cura são mantidos na caixa, enquanto os principais itens e tesouros são mantidos em um menu separado. Os itens podem ser comprados e vendidos a um comerciante que aparece em vários locais. Ele vende sprays de primeiros socorros, armas, permite que as armas sejam atualizadas e compra vários tesouros que Leon encontra. Cada uma das várias armas tem suas próprias vantagens e desvantagens. A Capcom adicionou conteúdo para a versão do PlayStation 2, que mais tarde foi incorporado aos lançamentos para PC e Wii. A maior adição é "Separate Ways", um minijogo que enfoca o envolvimento de Ada Wong em Resident Evil 4 e sua conexão com o vilão da série Albert Wesker. "Ada's Report", um documentário em cinco partes, analisa a relação de Ada com Wesker e seu papel na trama. Outro conteúdo desbloqueável em todas as versões inclui os minijogos "The Mercenaries" e "Assignment Ada" (usando Ada para recuperar amostras de Las Plagas), novos trajes para Leon e Ashley, novas armas e um navegador de cutscene.