Xbox One é um console, da oitava geração, produzida pela Microsoft, lançado em 2013, como a terceira edição da série Xbox e, sucessor do Xbox 360. Competindo diretamente com os consoles PlayStation 4 e Nintendo Switch. Introduzido no mercado oito anos após o lançamento do Xbox 360. O Xbox One apresenta jogos com gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor. Foi anunciado no dia 21 de maio de 2013, apresentado ao público pelo presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, no evento especial Xbox Reveal, como o sucessor do Xbox 360. Seu lançamento oficial foi feito em novembro de 2013 custando US$ 499,00 (€ 499,00 ou R$ 2.299,00). O codinome de desenvolvimento do Xbox One foi denominado de Durango e foi anunciado oficialmente no dia 21 de maio de 2013.
Após o lançamento do console, a Microsoft revelou que seria necessário que o console tivesse uma conexão com a internet constante para funcionar, afirmando que traria uma série de benefícios, incluindo desenvolvedores que serão capazes de confiar em uma conexão com servidores da Microsoft para computação em nuvem e permitindo a partilha de títulos de jogos. Jogadores teriam que autenticar o seu jogo a cada 24 horas através de uma conexão constante com a internet, incluindo single-player e jogos offline. Além disso, as restrições de gerenciamento de direitos digitais significaria que os jogadores seriam obrigados a trocar seus jogos apenas nas lojas participantes, enquanto que os discos só podem ser compartilhados uma vez, e apenas com um amigo que tinha estado na lista amiga do jogador por mais de 30 dias.
A recepção da indústria e dos consumidores foram em grande parte negativa. Em resposta, em 19 de junho a Microsoft revelou uma inversão da política, detalhando que as restrições de jogos usados seriam descartados, e que tanto os jogos físicos e os jogos com conteúdo digital funcionariam como acontece no Xbox 360, sem a conexão constante com a internet (porém, será necessário a conexão com a internet na primeira vez que o console for ligado), e que jogos podem ser compartilhados com os amigos, sem autenticação, enquanto que os títulos digitais serão vinculados à conta. Será necessária a conexão de uma só vez, a fim de atualizar o console com um patch.
O Xbox One recebeu críticas positivas principalmente pelo design refinado de seu controle, recursos multimídia e navegação por voz. Seu design mais silencioso e mais frio foi elogiado por tornar o console mais confiável do que seu antecessor no lançamento, mas o console era geralmente criticado por rodar jogos em um nível gráfico tecnicamente mais baixo do que o PlayStation 4. Sua interface de usuário original foi criticada por não ser intuitiva, embora as alterações feitas nele e em outros aspectos do pós-lançamento do software do console tenham recebido uma recepção positiva. O Kinect recebeu elogios por sua precisão aprimorada, logins de reconhecimento de rosto e comandos de voz.
O modelo original do Xbox One foi sucedido pelo Xbox One S em 2016, que possui dimensões reduzidas e suporte para vídeo de alto alcance dinâmico HDR10, além de suporte para reprodução de vídeo em 4K e aprimoramento da resolução de jogos de 1080p para 4K. Foi elogiado por seu tamanho menor, suas melhorias visuais e sua falta de fonte de alimentação externa, mas suas regressões, como a falta de uma porta Kinect nativa, foram observadas. Um modelo top de linha, chamado Xbox One X, foi apresentado em junho de 2017 e lançado em novembro; possui especificações de hardware atualizadas e suporte para renderização de jogos com resolução 4K. O Xbox One X e o Xbox One S All-Digital Edition foram descontinuados em julho de 2020 devido ao lançamento do Xbox Series X em novembro de 2020.