Atari 2600 (inicialmente lançado como Atari Video Computer System ou VCS) é o primeiro console de videogame caseiro feito pela Atari. Foi o primeiro console de jogo com sucesso comercial que usava cartuchos ROM para armazenar os jogos. O console tinha suporte para vários controladores diferentes, mas o controlador mais popular e amplamente usado foi o Atari CX40, que consistia em um joystick e um botão de ação.
Devido às limitações de hardware, a maioria dos jogos do Atari 2600 não incluía uma trilha sonora, não tinha níveis separados e eram centrados em obter o máximo de pontos possível em vez de completar o jogo. Alguns dos jogos mais populares para o sistema eram ports de jogos de arcade como Space Invaders, Pac-Man e Asteroids por causa da alta popularidade dos fliperamas e na época.
Embora o Atari 2600 fosse um sucesso em vendas e lucro para a empresa, a falta de controle de qualidade dos jogos e a supersaturação do mercado levou ao crash dos videogames em 1983 que até o lançamento do NES encerrando a era de domínio da Atari no mercado de consoles de videogame.