Adventure é um videogame para o console de videogame Atari 2600, lançado no final de 1979–1980. No jogo, o jogador controla um avatar quadrado cuja missão é explorar um ambiente aberto para encontrar um cálice mágico e devolvê-lo ao castelo dourado. O mundo do jogo é povoado por inimigos errantes: três dragões que podem comer o avatar e um morcego que rouba e esconde itens aleatoriamente em todo o mundo do jogo. Adventure introduziu uma série de elementos de jogo inovadores para jogos de console, incluindo uma área de jogo que abrangia várias telas diferentes e inimigos que continuavam a se mover mesmo quando não eram exibidos na tela. Adventure foi concebida como uma versão gráfica da aventura em texto de 1977, Colossal Cave Adventure. O desenvolvedor Warren Robinett levou aproximadamente um ano para projetar e codificar o jogo, durante o qual ele teve que superar uma variedade de limitações técnicas no hardware do console Atari 2600, bem como dificuldades de gerenciamento dentro do Atari. Neste jogo, ele introduziu o primeiro ovo de Páscoa de videogame amplamente conhecido, uma sala secreta contendo um texto que credita a si mesmo pela criação do jogo. O ovo de Páscoa de Robinett se tornou uma tradição para futuros títulos do Atari 2600. Adventure recebeu críticas positivas na época de seu lançamento e continuou a ser visto de forma positiva nas décadas desde então, muitas vezes nomeado como um dos títulos influentes da indústria. É considerado o primeiro jogo de ação-aventura e fantasia para console, e inspirou outros títulos do gênero. Mais de um milhão de cartuchos de Adventure foram vendidos, e o jogo foi incluído em várias coleções de jogos do Atari 2600 para hardware de computador moderno. O código do protótipo do jogo foi usado como base para o jogo Superman de 1979, e uma sequência planejada eventualmente formou a base para os jogos Swordquest. O conceito de ovo de Páscoa criado pelo jogo transcendeu os videogames e entrou na cultura popular.