Nintendo 64 é o terceiro maior console doméstico de videogame feito pela Nintendo. Foi lançado em 1996 e competiu com Sony PlayStation, Sega Saturn e depois Dreamcast. Ao contrário de seus concorrentes, o Nintendo 64 usava cartuchos de jogos como meio de armazenamento primário em vez de discos ópticos. O console introduziu um gamepad exclusivo com um D-pad, seis botões de face, três botões de ombro, um gatilho e um analógico, que mais tarde se tornou um padrão na indústria e tem sido usado em todos os principais consoles de videogame desde então. Os cartuchos de jogos no Nintendo 64 continham significativamente menos armazenamento do que os CDs em outros consoles. Isso resultou em jogos N64 com muito menos cenas cinematográficas, faixas de música e outros dados multimídia.
Comparado ao SNES, o Nintendo 64 ganhou muito menos suporte de desenvolvedores de terceiros. O desenvolvedor de terceiros mais notável para o sistema foi a Rare, que fez alguns dos jogos mais bem recebidos para os consoles, como Perfect Dark, GoldenEye 007 e Banjo-Kazooie. Os jogos first-party mais populares no sistema incluem Super Mario 64 The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Mario Kart 64 e Mario Party 2.