O jogo gira em torno de The King of Fighters, uma competição de luta de elite. Nesta competição, Rugal é derrotado e os Orochi são selados. O torneio no centro do jogo é patrocinado por um patrono desconhecido, cuja identidade se torna uma questão de interesse público no país. Talvez como resultado disso, atraia um grande número de concorrentes.
Com o início da nova regra "multi-shift" neste torneio KOF, em que os competidores podem sair livremente durante as batalhas, a competição se torna um 'tópico quente' e provoca ampla discussão. Também leva a uma execução rápida da partida com estratégias de equipe unificadas.
Em preparação para os torneios, estádios com capacidade para receber dezenas de milhares de pessoas são adquiridos em cidades de todo o mundo e estabelecidos nos centros das cidades. Os horários são concluídos e os espectadores se deslocam de um local para outro para assistir às partidas preliminares. Para criar a atmosfera de uma verdadeira briga de rua, as competições são transmitidas ao vivo em telas gigantes.