Desert Strike: Return to the Gulf é um videogame shoot 'em up lançado pela Electronic Arts (EA) em fevereiro de 1992 para o Sega Genesis. O jogo foi lançado em vários outros formatos, como o Super Nintendo Entertainment System, incluindo uma versão bastante atualizada para o computador doméstico Amiga. O jogo foi inspirado na Guerra do Golfo e retrata um conflito entre um ditador insano do Oriente Médio, General Kilbaba, e os Estados Unidos. O jogador controla um helicóptero Apache e tenta destruir armas e instalações inimigas, resgatar reféns e capturar pessoal inimigo, enquanto gerencia suprimentos de combustível e munição. O designer principal Mike Posehn não tinha experiência em videogame antes de desenvolver Desert Strike. Inspirado por Choplifter, ele pretendia criar um jogo não linear com veículos animados suavemente. Posehn desenvolveu um sistema de câmera com impulso para imitar os movimentos realistas do helicóptero. A modelagem tridimensional (3D) foi usada para gerar os sprites do veículo, que mais tarde foram retocados no nível do pixel com a cor. Desert Strike foi um sucesso comercial: foi um best-seller no topo das paradas e, na época, o jogo mais vendido da Electronics Arts. O jogo também recebeu uma resposta crítica favorável, com várias revistas dando pontuações acima de 90%. Os críticos elogiaram a diversão do jogo, a mistura de ação e estratégia, gráficos e som. Houve alguma controvérsia em relação ao assunto do jogo, com comentaristas criticando-o como de mau gosto devido à proximidade de seu lançamento com a Guerra do Golfo, recentemente encerrada.