Ratchet & Clank Future: Quest for Booty é um jogo de plataforma desenvolvido pela Insomniac e publicado pela Sony em 2008 para PlayStation 3. Um código de download para o jogo também podia ser obtido se o jogador tivesse comprado a versão em mídia física de Ratchet & Clank: Into the Nexus (2013).
É recomendado ver as postagens dos jogos anteriores da franquia antes:
-Ratchet & Clank (2002): https://gamergeek.com.br/topico/31/tudo-sobre-2-ratchet-clank-2002
-Ratchet & Clank: Going Commando: https://gamergeek.com.br/topico/32/tudo-sobre-3-ratchet-clank-going-commando
-Ratchet & Clank: Up Your Arsenal: https://gamergeek.com.br/topico/33/tudo-sobre-4-ratchet-clank-up-your-arsenal
-Ratchet: Deadlocked: https://gamergeek.com.br/topico/34/tudo-sobre-5-ratchet-deadlocked
-Ratchet & Clank: Size Matters: https://gamergeek.com.br/topico/35/tudo-sobre-6-ratchet-clank-size-matters
-Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction: https://gamergeek.com.br/topico/36/tudo-sobre-7-ratchet-clank-future-tools-of-destruction
-Secret Agent Clank: https://gamergeek.com.br/topico/38/tudo-sobre-8-secret-agent-clank
Enredo:
Depois dos acontecimentos de Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Clank estava desaparecido.
Diante do desaparecimento de seu melhor amigo, Ratchet, com a ajuda de sua namorada Talwyn (Ratchet e Talwyn começaram a namorar depois dos acontecimentos de Tools of Destruction) decidem fazer uma pesquisa e acabam descobrindo sobre um capitão pirata robô chamado Darkwater que podia ter em sua posse um objeto capaz de encontrar qualquer pessoa perdida.
A busca então levou os dois ao planeta Mergedraw, ainda na galáxia de Polaris. Lá, Ratchet e Talwyn entram escondidos em uma frota de navios dos piratas robôs e lá lutam contra vários dos piratas, além de descobrirem que Darkwater estava morto fazia bastante tempo. Inevitavelmente eles acabam sendo cercados pelos piratas e postos em um canhão de um dos navios para serem arremessados para as Cavernas do Amanhã segundo ordens do líder dos piratas, Sprocket, mas eles são interrompidos quando Rusty Pete (ou Pete Enferrujado), um pirata com quem Ratchet fez amizade em Tools of Destruction intervém e convence os piratas a arremessar Ratchet e Talwyn para a Ilha Hoolefar indiretamente dizendo para os dois que lá eles poderiam "encontrar o que estavam procurando".
Assim Ratchet e Talwyn são disparados para a Ilha Hoolefar e o lombax acorda na praia da ilha, brevemente tendo uma alucinação de Clank em sua frente. Depois disso, Ratchet se reencontra com Talwyn e os dois decidem investigar para encontrar o objeto que o falecido Darkwater teria em mãos para encontrar Clank.
Jogabilidade:
Ratchet & Clank Future: Quest for Booty é jogo da franquia que reutiliza muitas assets do seu antecessor, Tools of Destruction. Quest for Booty pode ser considerado como se fosse uma DLC de Tools of Destruction, principalmente devido a simplificação de vários elementos de Tools of Destruction e pelo fato de ser um jogo mais curto.
O jogo tem a mesma pegada dos jogos anteriores da franquia que não são considerados spin-offs. É um jogo de plataforma com elementos de tiro em que você controla Ratchet, utiliza armas e enfrenta inimigos. Você também pode conseguir armas novas, melhorando seu arsenal.
Na maior parte do tempo você passa por sessões de plataforma e enfrenta inimigos, mas em alguns momentos o jogo dá uma variada, com sessões em que você tem que resolver um puzzle movendo plataformas ou com sessões em que Ratchet precisa pegar uma heliogrub (uma espécie de lesma com propriedades bioluminescentes) para iluminar e poder passar por um caminho escuro.
Os inimigos do jogo são os piratas robôs, que fizeram a sua primeira aparição em Tools of Destruction.
O jogo também conta com uma moeda, que são os parafusos. Eles podem ser usados para comprar armas novas, munição ou modificações para as já existentes, sem falar que alguns personagens podem exigir parafusos para que você progrida na história. Parafusos podem ser encontrados derrotando inimigos ou destruindo itens do cenário, como caixas.
Quanto as diferenças em relação ao seu antecessor:
Diferente dos jogos anteriores da franquia, em que se viajava entre planetas, a história inteira de Quest for Booty se passa em um único planeta, o planeta Mergedraw. Apesar disso, o planeta tem zonas bastante variadas.
As armas, com algumas exceções, só são obtidas conforme o jogador progride na história. O mesmo vale para as melhorias, as armas só são melhoradas conforme Ratchet progride na história do jogo.
Pelo fato de ter uma pegada mais simples, o jogo não apresenta o modo de desafio, não tem o sistema de armaduras e não tem um colecionável especial que realiza a função dos parafusos de ouro/platina/titânio. Além disso, ele não tem skins e nem cheats.
Além disso, as armas-dispositivo não retornam de Tools of Destruction.
Armas:
As armas e o sistema de melhoria das mesmas é o mesmo de Tools of Destruction, com a diferença que as armas (com algumas exceções) só podem ser obtidas de acordo com a progressão na história.
A arma está no nível 1 quando é obtida, e é melhorada automaticamente até o nível 5 conforme a história passa. Pelo fato de ser um jogo mais simples, a melhoria Ômega não está disponível nesse jogo.
As armas do jogo são:
Vale lembrar que como o jogo não tem tradução em português, eu irei tentar traduzir os nomes das armas, armaduras, dispositivos e itens para o nosso idioma.
- Omnichave: A arma de Ratchet leva para todas as aventuras. Além de ter as mesmas habilidades dos jogos anteriores, ela recebe novas funções que permitem que o lombax possa mover determinadas plataformas ou agarrar objetos.
- Combustor: Um blaster com uma velocidade de disparo lenta, mas que causa dano de maneira consistente. Pode ser melhorado para o Magmabustor, que dispara uma rajada de 3 tiros por disparo, além de dar mais dano.
- Granada de Fusão: Arremessa granadas que causam uma boa quantidade de dano em área. Pode ser melhorada para a Bomba de Fusão, em que as bombas arremessadas se dividem em bombas menores após a primeira explosão.
- Devastador de Choque: Um chicote elétrico azulado que eletrocuta os inimigos, além de ser bastante útil contra inimigos com escudos. Pode ser melhorado para o Devastador Relâmpago, em que ele passa a ter uma cor avermelhada e mais alcance.
- Lança-Tornados: Cria tornados que podem ser controlados e que arremessam inimigos como se fossem brinquedos. Pode ser melhorado para o Lança-Tempestades, em que são criadas tempestades violentas e que causam mais danos, além de cobrirem uma área maior.
- Lança-Predadores: Dispara pequenos foguetes guiados que acertam inimigos, sendo que é possível travar mais de um alvo e lançar mais de um foguete por tiro. Pode ser melhorado para o Lança-Raptors, em que agora os mísseis são equipados com napalm, deixando poças de lava fervente no chão.
- Disruptor Alfa: Dispara feixes de laser que causam um bom dano, sendo que também é possível disparar um laser concentrado que causa ainda mais dano. Pode ser melhorado para o Canhão Alfa, em que agora os disparos causam uma explosão que afeta inimigos próximos após acertarem um alvo.
- Nano-Enxame: Arremessa colmeias com abelhas robóticas extremamente agressivas e que causam dano a inimigos próximos. Pode ser melhorado para o Enxame Tóxico, em que agora as abelhas são equipadas com um veneno letal que causará mais danos a qualquer inimigo que for ferroado.
Dispositivos:
Dispositivos ajudam Ratchet em determinadas situações, e em muitos casos são necessários para poder passar de certas partes. Nesse jogo, todos os dispositivos já estão disponíveis no começo, não tendo nenhuma necessidade de encontrar um novo dispositivo para passar de alguma parte.
Os dispositivos são:
- Magnebotas: Permite que Ratchet caminhe em superfícies metálicas, desafiando a gravidade.
- Deslizabotas: Permite que Ratchet deslize em trilhos energizados.
- Tiro de Arpão: Um gancho de escalada que permite que Ratchet possa se balançar por alvos onde ele pode ser usado.
Então, esse foi o post, muito obrigado se você leu até aqui e até a próxima. Para a próxima edição eu irei falar sobre Ratchet & Clank Future: A Crack in Time, mas caso você tenha alguma sugestão, pode escrever! Muito obrigado e até a próxima!