Resident Evil Zero, conhecido no Japão como Biohazard Zero, é um jogo de terror de sobrevivência desenvolvido e publicado pela Capcom. É o quinto grande episódio da série Resident Evil e foi originalmente lançado para o Nintendo GameCube em 2002. É uma prequela de Resident Evil (2002), cobrindo as provações vividas nas Montanhas Arklay pela força policial especial, S.T.A.R.S. Bravo Team. A história segue a oficial Rebecca Chambers e o criminoso condenado Billy Coen enquanto exploram um centro de treinamento abandonado para funcionários da empresa farmacêutica Umbrella. A jogabilidade é semelhante aos primeiros jogos Resident Evil, mas inclui um sistema único de "zapping de parceiros". O jogador controla Rebecca e Billy, alternando o controle entre eles para resolver quebra-cabeças e usar suas habilidades únicas. O desenvolvimento de Resident Evil Zero começou no Nintendo 64 em 1998. O sistema de parceria foi criado para aproveitar os curtos tempos de carregamento possíveis com os recursos do N64 Game Pak. O formato do cartucho também apresentava limitações, pois a capacidade de armazenamento era significativamente menor do que a de um CD-ROM. A equipe teve que abordar o design de forma diferente das entradas da série anterior para economizar espaço de armazenamento. Resident Evil Zero foi projetado para ser mais difícil do que os jogos Resident Evil anteriores. Inspirado por Sweet Home (1989), a equipe removeu as caixas de armazenamento de itens presentes em jogos anteriores e introduziu um novo recurso de descartar itens. O desenvolvimento ficou lento quando a equipe encontrou problemas de armazenamento de memória e, portanto, a produção foi movida para o GameCube recém-anunciado. O jogo teve de ser reconstruído, apenas com o conceito e a história transportados. Resident Evil Zero recebeu críticas geralmente positivas. Os críticos elogiaram os gráficos e o áudio por criarem uma atmosfera assustadora. As opiniões sobre o novo parceiro e os sistemas de itens foram misturadas. Alguns acharam que as mudanças eram uma melhoria e adicionaram novas camadas de estratégia; outros acreditavam que as mudanças eram complicadas ou não inovadoras. Os controles foram considerados desatualizados e a Capcom foi criticada por não desenvolver os controles do tanque da série. O jogo foi portado para o Wii em 2008, e uma remasterização de alta definição foi lançada em janeiro de 2016. Esses relançamentos receberam críticas mistas devido à falta de melhorias feitas no original. Resident Evil Zero é um sucesso comercial, tendo vendido mais de 2,5 milhões de cópias em todas as plataformas.