O jogo dos lendários programadores John Carmack e John Romero, que trabalharam em conjunto com American McGee, no jogo de tiro em primeira pessoa que roda em qualquer coisa: de dispositivos móveis a calculadoras de engenharia. O jogo se tornou o segundo da série Doom, recebeu multiplayer aprimorado, gráficos e otimização aprimorados. O jogo em termos de jogabilidade não é tão diferente do seu antecessor. Os desenvolvedores decidiram aproveitar o progresso do hardware do computador para ajustar seu mecanismo de jogo. O jogador ainda assumiu o controle do fuzileiro espacial sem nome, que viajou por 30 níveis não lineares. Um nível é considerado concluído após o jogador encontrar as portas codificadas. Um rico arsenal de armas e uma variedade de modelos de inimigos não ficarão entediados. A trama continua a história da primeira parte: após derrotar a invasão dos demônios nas luas de Marte e retornar do Inferno, o protagonista encontra a Terra capturada pelas criaturas que acabou de conquistar. Uma empresa solo pode ser formada sozinha e no multiplayer para batalhar com amigos hoje: para o jogo, há uma enorme quantidade de mods de terceiros para jogar online sem usar a conexão discada arcaica.