O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é um videogame de ação / hack and slash desenvolvido pela EA Redwood Shores para PlayStation 2 e Windows. Foi portado para o GameCube e Xbox pela Hypnos Entertainment, para o Game Boy Advance pela Griptonite Games, para dispositivos móveis pela JAMDAT e para OS X pela Beenox. O jogo foi publicado pela Electronic Arts. É uma sequência do jogo de 2002 O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. O jogo é uma adaptação do filme de Peter Jackson de 2002 O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e seu filme de 2003 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que foi lançado logo após o jogo. Como não é uma adaptação do romance de 1954 de J. R. R. Tolkien, O Retorno do Rei, o terceiro volume de sua trilogia O Senhor dos Anéis, qualquer coisa do romance não especificamente mencionado ou retratado nos filmes não poderia ser representado no jogo. Isso porque, na época, a Vivendi Universal Games, em parceria com a Tolkien Enterprises, detinha os direitos das adaptações para videogames das obras literárias de Tolkien, enquanto a Electronic Arts detinha os direitos das adaptações para videogames dos filmes da New Line Cinema. O jogo é semelhante ao seu antecessor na jogabilidade básica, mas difere ao adicionar várias histórias, personagens mais jogáveis e maior interação com os ambientes. Um modo cooperativo para dois jogadores também está disponível para algumas missões. Tal como acontece com As Duas Torres, O Retorno do Rei foi desenvolvido em estreita colaboração com os cineastas, usando muitas das fotos, desenhos, modelos, adereços e outros recursos reais de referência do filme. O jogo teve uma recepção crítica positiva por seus gráficos, áudio e jogabilidade, embora o posicionamento da câmera e a curta duração tenham sido criticados.