Deus Ex: Human Revolution é a terceira entrada da franquia e faz parte como uma prequela do Deus Ex original. Para salvar sua vida, Adam Jensen, um ex-oficial da SWAT, deve preencher seu corpo com aumentos. A humanidade lutou contra qualquer ameaça e agora vive em um mundo cyberpunk do futuro.
Quando uma nova forma de aprimoramento deve ser revelada, as Indústrias Sarif são atacadas pelo grupo chamado Tyrants. Quando Adam tenta salvar a instalação, o líder do grupo Namir fere Jensen e mata Megan Reed. David Sarif salva a vida de Adam, e ele coloca aumentos em seu corpo tornando-o um ser humano sobrenatural, Jensen deve investigar o problema dos extremistas no mundo moderno. Uma das principais características do jogo é um enredo flexível.
Com base em suas ações, o jogo realmente reagirá ocultando algumas subtramas ou alterando um pouco o enredo principal, dependendo de suas escolhas de assunto. A jogabilidade por si só é um atirador furtivo com um grande uso implementado de aprimoramentos e sistema de experiência para aumentar suas habilidades.