Chuck Rock é um videogame de plataforma de rolagem lateral de 1991 desenvolvido e publicado pela Core Design para as plataformas Atari ST e Amiga . Um port Commodore 64 surgiu em 1992 e uma versão Amiga CD32 em 1994. O jogo foi posteriormente publicado pela Krisalis Software para a Acorn Archimedes . A Virgin Interactive publicou o jogo para o Sega Mega Drive/Genesis, Master System e Game Gear. Sony Imagesoft publicou o jogo para o Sega Mega-CD , SNES e Game Boy.
O cenário do jogo é um mundo fictício pré-histórico da Idade da Pedra que é compartilhado por neandertais, mamutes lanudos, tigres dente-de-sabre, dinossauros e vários monstros selvagens primitivos, como mamíferos pré-históricos, insetos gigantes, plantas que se alimentam de humanos, e outros exóticos; assim, o cenário é semelhante ao de filmes como One Million Years BC, ou programas de televisão como The Flintstones e Dinosaurs .
O homônimo Chuck Rock é um homem das cavernas com excesso de peso e queixo quadrado, caracterizado por um comportamento grosseiro e lascivo, talvez influenciado pela cultura jovem da década de 1990. Chuck tem um vocabulário limitado (sua frase favorita é "Unga Bunga" e não muito mais), tem uma cabeça careca cortada em um moicano estilo punk, come bifes de dinossauro inteiros crus em uma mordida e tem uma propensão a pegar pedras e jogando-os nas coisas, daí seu nome. Chuck é um guitarrista e cantor (ou gritador) em uma banda de rock junto com alguns outros homens das cavernas, sua atraente esposa, Ophelia Rock, e um dinossauro de cabelos compridos baixista; e enquanto no palco ele usa uma longa peruca para esconder sua careca.
Um dia, Ophelia Rock é sequestrada pelo ciumento valentão local Garry Gritter (um trocadilho com o nome do pop star contemporâneo Gary Glitter ) e levada para o lugar de Gritter no assustador cemitério de dinossauros. Chuck deve ir em seu socorro, procurando por ela em selvas primitivas, pântanos, lagos, montanhas cobertas de gelo, cavernas e até mesmo o interior de um dinossauro gigantesco.
Alguns dinossauros ajudarão Chuck, como o brontossauro que ajuda Chuck a atravessar um pântano, embora quase todos os dinossauros encontrados ataquem Chuck. O jogo foi notável pela principal forma de defesa, que era a barriga quicando com a barriga de cerveja de Chuck , e pelo bordão "unga bunga!" que foi gritado por Chuck no início de cada nível. Alternativamente, o personagem pode pegar e "jogar" pedras nos oponentes. Há também um elemento de quebra-cabeça no jogo, pois certas rochas são usadas para alcançar áreas altas. A saúde é indicada pelo tamanho de um ícone de coração. A saúde e a pontuação podem ser aumentadas encontrando bifes de dinossauro e comendo-os. Há um chefe no final de cada nível. Um dia, Ophelia Rock é sequestrada pelo ciumento valentão local Garry Gritter (um trocadilho com o nome do pop star contemporâneo Gary Glitter ) e levada para o lugar de Gritter no assustador cemitério de dinossauros. Chuck deve ir em seu socorro, procurando por ela em selvas primitivas, pântanos, lagos, montanhas cobertas de gelo, cavernas e até mesmo o interior de um dinossauro gigantesco.
Alguns dinossauros ajudarão Chuck, como o brontossauro que ajuda Chuck a atravessar um pântano, embora quase todos os dinossauros encontrados ataquem Chuck. O jogo foi notável pela principal forma de defesa, que era a barriga quicando com a barriga de cerveja de Chuck , e pelo bordão "unga bunga!" que foi gritado por Chuck no início de cada nível. Alternativamente, o personagem pode pegar e "jogar" pedras nos oponentes. Há também um elemento de quebra-cabeça no jogo, pois certas rochas são usadas para alcançar áreas altas. A saúde é indicada pelo tamanho de um ícone de coração. A saúde e a pontuação podem ser aumentadas encontrando bifes de dinossauro e comendo-os. Há um chefe no final de cada nível.