O jogo se passa na cidade chamada Torchlight, que, segundo os criadores, está situada na montanha sem nome. O boomtown é construído acima de uma fonte de valioso recurso de cristal associado à magia. O recurso é chamado Ember. Não é apenas de valor material e científico, mas também uma fonte de efeitos perigosos para todos os organismos vivos. Opcionalmente, o jogador pode realizar missões de terceiros ou visitar outros locais de calabouço, dos quais ele não pode ser transferido a qualquer momento para a cidade, ao contrário das posições tradicionais. O jogo gera cada nível da masmorra, coletando pequenos pedaços do ambiente do jogo. Cada pedaço é feito à mão e pode ser usado em uma variedade de quartos. Eles podem conter vários eventos e objetos interativos, como alavancas que abrem salas secretas ou empurram pontes para um local anteriormente inacessível. Além disso, um recurso adicional é que o jogador pode escolher um animal de estimação (cão-lobo, furão ou lince), que estará totalmente envolvido no jogo, ajudando o herói nas batalhas. O animal de estimação está equipado e pode carregar uma pequena quantidade de coisas.