Tony Hawk's Underground é um videogame de skate publicado pela Activision em 2003, a quinta entrada da série Tony Hawk's. Neversoft desenvolveu as versões GameCube, PlayStation 2, Xbox, Beenox desenvolveu a versão Microsoft Windows, que foi lançada na Austrália e Nova Zelândia como um lançamento de orçamento em 2005, enquanto a adaptação para Game Boy Advance foi desenvolvida pela Vicarious Visions e a versão Mobile pela Jamdat.
Underground é construído sobre a fórmula de skate dos jogos anteriores de Tony Hawk: o jogador explora níveis e completa objetivos enquanto realiza manobras. O jogo apresenta um novo foco na customização; o jogador, em vez de selecionar um skatista profissional, cria um personagem personalizado. Underground adiciona a capacidade de os jogadores desmontarem suas pranchas e explorarem a pé.
A trama segue o personagem do jogador e seu amigo Eric Sparrow enquanto os dois se tornam profissionais conhecidos e se distanciam. O jogo foi desenvolvido com uma temática de individualidade, que se manifestou nas amplas opções de personalização, na presença de uma narrativa e na caracterização do produto como um jogo de aventura.
Skatistas profissionais do mundo real contribuíram com suas experiências para a trama. Após o lançamento, o jogo foi um grande sucesso comercial e de crítica, com críticos elogiando seu amplo apelo, trilha sonora, personalização, multiplayer e enredo. Os gráficos e os controles para dirigir veículos e caminhar foram menos bem recebidos.
A versão para PlayStation 2 do Underground vendeu 2,11 milhões de cópias nos Estados Unidos em dezembro de 2007. Uma sequência, Underground 2, foi lançada em 2004.