Soulcalibur é um jogo de luta 3D baseado em armas desenvolvido pelo Project Soul e produzido pela Namco. É o segundo jogo da série Soulcalibur, precedido por Soul Edge em dezembro de 1995. Originalmente lançado nos fliperamas em julho de 1998, rodava no hardware Namco System 12. Ele foi portado para o Dreamcast em 1999 com novos recursos e gráficos aprimorados. A versão norte-americana foi lançada em setembro de 1999 como um jogo de lançamento para o Dreamcast e foi parte do lançamento bem-sucedido do novo console. Tornou-se disponível como um título para download no Xbox 360 do Xbox Live Marketplace em julho de 2008 e é compatível com versões anteriores do Xbox One junto com a sequência. Uma sequência, Soulcalibur II, foi lançada em julho de 2002. O jogo gira em torno da lendária arma conhecida como Soul Edge, agora na posse de um guerreiro conhecido como Nightmare, que mata inúmeras pessoas para satisfazer a sede de sangue da lâmina. Outros guerreiros o perseguem para reivindicar a arma para si ou para destruí-la, acabar com seu assassinato em massa e libertá-lo de sua maldição. Desenvolvido em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento Tekken da Namco, é uma das poucas portas de console doméstico que superou seus gráficos parentais de arcade. O título trouxe muitas inovações para o gênero de jogos de luta, incluindo uma forte ênfase em armas e um sistema de movimento de oito vias exclusivo. Soulcalibur é amplamente considerado um dos melhores títulos de Dreamcast e é frequentemente citado como um dos maiores jogos de luta já lançados, bem como um dos melhores videogames de todos os tempos.