Silent Hill é um videogame de terror de sobrevivência para PlayStation publicado pela Konami e desenvolvido pela Team Silent, um grupo da Konami Computer Entertainment Tokyo. A primeira parcela da série Silent Hill, o jogo foi lançado na América do Norte em janeiro de 1999, e no Japão e na Europa no final daquele ano. Silent Hill usa uma visão de terceira pessoa, com renderização em tempo real de ambientes 3D. Para mitigar as limitações do hardware do console, os desenvolvedores usaram a neblina e a escuridão para confundir os gráficos. Ao contrário dos jogos de terror de sobrevivência anteriores, que se concentravam em protagonistas com treinamento de combate, o personagem do jogador de Silent Hill é um "homem comum". O jogo segue Harry Mason enquanto ele procura sua filha adotiva desaparecida na cidade americana fictícia de Silent Hill; tropeçando em um culto conduzindo um ritual para reviver uma divindade que ele adora, ele descobre sua verdadeira origem. São possíveis cinco finais de jogo, dependendo das ações realizadas pelo jogador, incluindo um final de piada. Silent Hill recebeu críticas positivas dos críticos em seu lançamento e foi um sucesso comercial. É considerado um título definidor no gênero de terror de sobrevivência e também é considerado por muitos como um dos melhores videogames já feitos, afastando-se dos elementos de terror do filme B, em direção a um estilo psicológico de terror enfatizando a atmosfera. Várias adaptações de Silent Hill foram lançadas, incluindo um romance visual de 2001, o longa-metragem de 2006 Silent Hill e uma releitura do jogo em 2009, intitulada Silent Hill: Shattered Memories. O jogo foi seguido por Silent Hill 2 em 2001.