A ação de Ryse: Son of Rome se passa na capital do Império Romano, sitiada pelos bárbaros celtas liderados por Boudica. O imperador Nero diz da sacada do Palácio que os defensores da cidade deveriam protegê-lo. Marius, o General de Roma (você vai jogar para ele) e o comandante dos defensores, dá um pequeno saco a um subordinado com as instruções para exibi-lo, dizendo que esta é a chave para a vitória. Então ele prende o governante na sala secreta e começa sua história.
O jogador terá que lutar muito com os inimigos. Há um ataque fraco, há golpes rápidos de espada, permitindo desequilibrar o inimigo, bem como uma ofensa potente, para a qual você precisa segurar o botão por alguns segundos.
É melhor atacar nos momentos certos: golpeando, desviando e aparando, você pode trazer o contador de combinação para números indecentemente altos. Há também um sistema de finalização do inimigo, que pode finalmente derrubar o oponente.
Sobre a cabeça de inimigos gravemente feridos, há um ícone na forma de uma caveira e, pressionando o gatilho direito, você pode finalizá-los com a ajuda da recepção fornecida.