JackkyFrostt
(4.0)
*Moonscars*
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Lembro que realmente me tornei um fã de jogos metroidvania quando joguei Hollow Knight (que logo entrou para a lista dos meus favoritos). Só que, infelizmente, este ano acabei me distanciando um pouco do gênero. Até que vi Moonscars em promoção na Nuuvem e pensei... por que não? Com fortes inspirações em Blasphemous, o jogo traz uma ambientação sombria, gameplay bem feita e uma narrativa extremamente confusa.
O jogador controla Grey Irma, uma guerreira que busca respostas sobre sua existência e propósito. O jogo se passa em um mundo sombrio e decadente, onde seres chamados "Esculpidos" foram criados por um misterioso artesão conhecido como o Sculpteur. Grey Irma inicia uma jornada para confrontar o Sculpteur e descobrir a verdade por trás de sua criação. Ao longo do caminho, ela enfrenta hordas de inimigos, versões distorcidas de si mesma e revela fragmentos de uma história marcada por traições, sacrifícios e sofrimento. A história do jogo vai sendo revelada aos poucos conforme o jogador avança nas diversas áreas do jogo, mas exige uma forte atenção, pois a grande maioria de seus textos é enigmática. Precisei recorrer aos famosos vídeos no YouTube para entender direito a história do jogo.
Moonscars combina elementos de souls-like com metroidvania, oferecendo combate preciso e recompensador, só não é tão desafiador assim. O combate é focado em ataques corpo a corpo, esquivas e parries, com uma curva de aprendizado para dominar as mecânicas. Porém, quando você pega o timing do parry, o jogo fica mil vezes mais fácil... sem falar que os chefes e o cenário poderiam ser mais desafiadores e punitivos. Na minha opinião, o jogo não chega nem perto da dificuldade de Hollow Knight, nem mesmo do primeiro Blasphemous. O progresso do jogador é centrado em habilidades, feitiços e melhorias adquiridas ao longo do jogo. Embora o jogo não tenha uma árvore de habilidades convencional, ele oferece sistemas de aprimoramento que permitem customizar o estilo de jogo. Grey Irma utiliza uma combinação de habilidades básicas e especiais, que podem ser aprimoradas ou desbloqueadas conforme o jogo avança, além de estar equipada com uma espada que serve como a principal ferramenta de combate. O jogo conta bastante com a administração de Ichor, que funciona como uma espécie de mana para feitiços e algumas habilidades especiais. Pode ser regenerado ao atacar inimigos.
Ao morrer, você deixa uma cópia sombria que pode ser enfrentada e derrotada para recuperar recursos. Essa mecânica incentiva o jogador a aprender com seus erros e planejar melhor os próximos passos. No fim das contas, o jogo oferece uma profundidade significativa ao equilibrar combate corpo a corpo, feitiços versáteis e escolhas táticas, permitindo ao jogador moldar Grey Irma de acordo com suas preferências.
O game traz um estilo gráfico em pixel art, com grande foco no uso de tons escuros e iluminação detalhada que criam uma atmosfera sombria e melancólica. A ambientação consegue transmitir uma sensação constante de que aquele mundo já está perdido na escuridão e não há salvação. A trilha sonora ajuda a reforçar o clima de tensão e mistério. Os efeitos sonoros são muito bons, especialmente durante os combates.
Moonscars é sim um ótimo metroidvania e deve agradar fãs de jogos consagrados no gênero, trazendo uma ótima gameplay, um mapa bem feito (não cheguei a ficar perdido em nenhum momento), arte bem bonita e enredo enigmático. Poderia ser mais desafiador e ter batalhas contra chefes mais punitivas e diversificadas. Seu preço cheio de R$ 59,99 é salgado, tendo em vista que o jogo não dura nem 20 horas (mesmo fazendo o 100%). Melhor aguardar promoções (paguei 30 pila na Nuuvem).
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8.7