Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots é um jogo de ação furtiva em terceira pessoa desenvolvido pela Kojima Productions. É a quarta grande parcela da série. Foi comercializado como o último jogo da série.
Nove anos se passaram após o infame incidente de Shadow Moses. O mundo está dilacerado por conflitos locais. As nações contratam corporações militares privadas em vez de ter seus próprios exércitos. A Economia de Guerra surge com o sistema Sons Of the Patriots controlando os PMCs. Os soldados são infundidos com nanomáquinas que controlam seu comportamento no campo de batalha e as armas são bloqueadas por identificação. Liquid Ocelot pretende sequestrar o sistema para usar em seus próprios interesses. Solid Snake envelhece rapidamente e se prepara para sua última missão para matar Liquid e salvar o mundo mais uma vez.
Snake é proficiente em combate de curta distância e infiltração furtiva. Os jogadores são implantados no campo de batalha com uma ampla variedade de gadgets à sua disposição, como o OctoCamo que permite replicar qualquer superfície em que o jogador esteja próximo ou um Solid Eye que serve como HUD do jogo. É essencial ficar de olho no nível de estresse de Snake. À medida que o nível de estresse do protagonista aumenta, fica mais difícil mirar, Snake sofre mais danos e é mais fácil ser nocauteado em combate corpo a corpo. Um modo VR também está presente no jogo, onde os jogadores podem aprender sobre as armas que podem usar e dominar o CQC.