Journey é um jogo indie ambientado em um vasto deserto. O protagonista é uma figura sem nome e sem palavras movendo-se em direção à montanha distante.
O jogador conhece a história sem palavras, mas sim através de cutscenes. O personagem principal usa um lenço mágico, que permite voar por algum tempo, e recarrega-o com panos recolhidos ou simplesmente andando. De tempos em tempos, o protagonista encontra itens colecionáveis e descobre ruínas que podem fornecer informações adicionais sobre o mundo ou o enredo. A única forma de interação com objetos do jogo é um grito.
O jogo transfere a atmosfera de uma solidão absoluta. No entanto, durante a jornada o personagem pode conhecer outros jogadores controlando vestidos de forma diferente, mas geralmente as mesmas figuras. Andar juntos pode ser útil para ambos os jogadores, pois eles podem carregar os lenços um do outro. O fato é que ambos os jogadores não podem se comunicar de forma alguma, exceto produzindo ruídos. Juntos, os jogadores podem completar os níveis e continuar se movendo para seu destino final.