Donkey Kong 64 é um videogame de aventura de 1999 para o console Nintendo 64 e o primeiro da série Donkey Kong a apresentar jogabilidade 3D. No papel do gorila Donkey Kong, o jogador explora os níveis temáticos de uma ilha para coletar itens e resgatar seus amigos sequestrados de K. Rool. O jogador completa minijogos e quebra-cabeças como cinco personagens Kong jogáveis - cada um com suas próprias habilidades especiais - para receber bananas e outros itens colecionáveis. Em um modo multijogador separado, até quatro jogadores podem competir em jogos deathmatch e last man Standing. A Rare, que já havia desenvolvido os jogos Donkey Kong Country, começou o desenvolvimento no 3D Donkey Kong em 1997. Uma equipe de 16 pessoas, com muitos membros recrutados do grupo Banjo da Rare, terminou o jogo em 1999, quando foi publicado pela Nintendo em América do Norte em novembro e no mundo todo em dezembro. Foi o primeiro jogo a exigir o Expansion Pak do console Nintendo 64, um acessório que adicionava recursos de memória. O jogo tinha um orçamento de marketing excepcionalmente grande, que incluía anúncios, sorteios e uma turnê nacional. O jogo recebeu aclamação universal dos críticos e foi o mais vendido da Nintendo durante a temporada de férias de 1999, com 2,3 milhões de unidades vendidas em 2004. Ele ganhou o prêmio E3 Game Critics de 1999 de Melhor Jogo de Plataforma e vários prêmios e indicações de revistas de jogos. Os revisores notaram o tamanho e a duração excepcionais do jogo, mas criticaram sua ênfase na coleção de itens e no retrocesso. Alguns citaram sua similaridade na jogabilidade e visuais com o predecessor da Rare em 1998, Banjo-Kazooie, apesar do complemento de memória obrigatório de Donkey Kong 64. Os controles da câmera do jogo também frustraram os analistas. Os críticos sentiram que o jogo não atendeu ao potencial revolucionário de Donkey Kong Country, mas permaneceu entre os melhores jogos de plataforma 3D no console. Donkey Kong 64 é lembrado como o exemplo emblemático dos jogos de plataforma de aventura "collect-a-thon" da Rare pelo tédio de suas tarefas de coleção. Uma música rap da sequência introdutória do jogo - o DK Rap - é freqüentemente citada entre as piores músicas para apresentar em um videogame. O título foi lançado posteriormente no console virtual Wii U da Nintendo em 2015.