Carcassonne começa com uma única peça de terreno virada para cima e outras 71 viradas para baixo para os jogadores tirarem. Em cada turno, um jogador compra uma nova peça de terreno e a coloca adjacente às peças que já estão viradas para cima. O novo ladrilho deve ser colocado de forma que estenda os recursos nos ladrilhos que ele confina: estradas devem se conectar a estradas, campos a campos e cidades a cidades.
Uma parte de um tabuleiro de jogo após vários turnos. Depois de colocar cada nova peça, o jogador que a colocou pode optar por posicionar uma peça em uma característica daquela peça recém-colocada. O jogador colocado não pode usar um seguidor para reivindicar quaisquer características da peça que estendam ou conectem características já reivindicadas por outro jogador. No entanto, é possível que as características do terreno reivindicadas por jogadores oponentes sejam "compartilhadas" pela colocação subsequente de peças que os conectam. Por exemplo, duas fichas de campo, cada uma com um seguidor, podem ser conectadas em um único campo por outra ficha de terreno.
O jogo termina quando a última peça for colocada. Nesse momento, todos os recursos (incluindo campos) marcam pontos para os jogadores com mais seguidores neles. O jogador com mais pontos ganha o jogo.
Conheça mais desse board game na Ludopedia : https://www.ludopedia.com.br/jogo/carcassonne