Marcos010169
(4.5)
Nota 9,0.
Uma utopia religiosa no céu... Essa sequência da franquia é deveras curiosa.
Começando pela gameplay: Melhoraram a precisão, agilidade e movimentação no geral. Agora tem o triplo de armas de fogo q os primeiros Bioshocks tinham. Os poderes são bacanas tbm. Mas pra falar a verdade, o tiroteio aqui não é nada demais. Os inimigos tem pouca variedade e o sistema de tiros não é nada fora do normal. Se quiser um jogo shooter pauleira, têm melhores opções no mercado. É que o foco de Bioshock nunca foi o FPS.
A história: É provocante, tem bons personagens e MUITA lore que deixa até confuso. O plot é ambicioso e por vezes pretencioso. Acho q sofre daquilo de "confuso demais, preciso rever o jogo todo pra entender ao menos o básico". Comenta sobre tópicos complexos como racismo, fanatismo religioso e realidades paralelas. Só que desses, o menos desenvolvido é o do racismo. Que é aparente, mas nunca realmente explicado. Tendo o plot da revolução sendo apressado demais.
Gráficos: Envelheceu bem, ainda mais por usar um traço mais cartunesco para as paisagens, prédios e personagens. A parte da direção de arte, falo com tranquilidade q tem um dos visuais mais bonitos q já vi em um video game. É de se admirar e tirar screenshot a cada segundo.
POSITIVOS: História ótima, visual incomparável, gameplay decente, nova cidade trazendo um ar novo, Elizabeth ajuda no combate e interage com o ambiente, agarrador é um boa adição.
NEGATIVOS: Sistema de carregar apenas duas armas é paia (tanto que consertam isso na DLC), O roteiro tem uns furos de lógica e conveniência q é melhor nem pensar muito, o jogo repete um mesmo boss três vezes seguidas, pouca variedade de inimigos e gameplay apenas decente reduz a re-jogabilidade, plot da revolução não tem o desenvolvimento que merecia, alguns backtracking desnecessários.
Enfim, um ótimo jogo mesmo! Que pra mim fez jus a franquia e mostrou q não precisa se limitar apenas à Rapture. Tem sua variedade de defeitos, mas as qualidades superam e muito esses.
Extra: Sobre as DLCs de Burial at Sea, achei bacaninha. Tem algumas horas de jogo e explicações importantes da história, q até não sei pq não tavam no jogo original.