Nos últimos anos, a Square Enix tem adotado uma abordagem um tanto desordenada em relação à escolha das plataformas para lançar seus jogos, com a decisão de lançar grandes títulos como Final Fantasy 16, Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy 7 Rebirth exclusivamente para PlayStation chamando a atenção de muitos. No entanto, parece que essas decisões não trouxeram o retorno financeiro esperado, e a empresa agora está mudando de direção.
Em um briefing financeiro recentemente publicado, referente a uma reunião realizada originalmente em maio, além de reiterar que Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth não atenderam às expectativas comerciais, a Square Enix confirmou que está agora mudando para um modelo multiplataforma, inclusive para seus títulos clássicos.
"Vamos adotar uma estratégia multiplataforma", afirma a empresa. "No caso de jogos em HD, criaremos um ambiente global que permita que mais clientes desfrutem de nossas principais franquias e títulos AAA, incluindo os de nosso catálogo antigo."
Isso significa que é provável que a empresa lance seus principais jogos em mais do que apenas o PlayStation desde o início, além de trazer os exclusivos já existentes para outras plataformas. Final Fantasy 16, por exemplo, foi recentemente lançado para PC e, com base em vazamentos e comentários de seus próprios desenvolvedores, provavelmente também será lançado para o Xbox Series X/S. Enquanto isso, os jogadores de Xbox também aguardam ansiosamente para colocar as mãos em Final Fantasy 7 Remake e sua sequência.