Wave Race 64 é um videogame de corrida desenvolvido pela Nintendo EAD e publicado pela Nintendo. Foi lançado para o Nintendo 64 em 1996 e é uma continuação do título de Game Boy de 1992, Wave Race.
A maior parte do jogo envolve o jogador correndo em um Jet Ski em uma variedade de cursos enquanto manobra com sucesso o veículo em torno de várias bóias. Um modo multiplayer onde dois jogadores podem competir uns contra os outros em um curso escolhido também está incluído. O jogo suporta o Controller Pak, que permite aos jogadores transferir dados salvos de um cartucho de jogo para outro.
Originalmente chamado de "F-Zero na água", o jogo pretendia apresentar barcos de alta velocidade com capacidades de transformação. No entanto, estes foram substituídos por Jet Skis, pois o produtor Shigeru Miyamoto sentiu que o jogo não seria diferenciado o suficiente de outros títulos em outros sistemas. Wave Race 64 recebeu elogios dos críticos, que elogiaram os controles satisfatórios do jogo e os ambientes aquáticos dinâmicos. O jogo é creditado por ajudar a Nintendo efetivamente a dar seu salto paradigmático dos gráficos 2D de 16 bits do Super Nintendo Entertainment System para os recursos 3D do Nintendo 64. Foi relançado para o Wii e o Virtual Console do Wii U em 2007 e 2016, respectivamente. Uma sequência, Wave Race: Blue Storm, foi lançada em 2001.