Usurper é um Metroidvania Action-RPG que se concentra fortemente na jogabilidade - com um sistema de batalha único e rejogabilidade significativa. Com o jogo inspirado nas séries Symphony of the Night, Super Metroid e Souls, seu dever é livrar Londres dos horrores Eldritch desencadeados pela Citadel.
Jogabilidade
O sistema de batalha do Usurper é construído em torno do Focus; permitindo que qualquer um entre no jogo, mas ainda fornecendo um alto teto de habilidade para os jogadores que procuram um desafio. Com oito estatísticas diferentes para especificar (junto com a realocação de estatísticas), inúmeras variedades de construções de personagens são possíveis.
Usurper também possui mais de 90 armas e feitiços diferentes; de espadas, lanças, machados, grandes espadas, sycthes, chicotes, katanas, floretes, punhais, arcos, armas, rifles, canhões, feitiços e invocações. Se você está procurando ainda mais conteúdo, existem inúmeros segredos, áreas adicionais e chefes opcionais para descobrir. Ou talvez você prefira definir sua própria dificuldade ativando condições especiais como; sem modo de foco, modo de 1 HP, morte permanente ou um modo de execução rápida integrado. Independentemente de como você escolher jogar, The Citadel é um mundo interconectado enorme e versátil.
Existem inúmeros atalhos para descobrir e uma variedade de áreas diversas; de cidades humanas a paisagens alienígenas, grandes bibliotecas a jardins etéreos e de um motor sobrenatural a uma nave espacial acidentada. Story Usurper ocorre em uma linha do tempo alternativa de 1898 em Londres. A Cidadela mundana exterior pousou na cidade causando pânico maciço e liberando a Névoa enlouquecedora. A recém-coroada Imperatriz Eleanor reuniu as forças reais e seus quatro Cavaleiros mais leais para entrar na Cidadela - na esperança de aprender mais e encontrar uma maneira de livrar Londres desse terror. Enquanto isso, Waltham, o líder do Veimar, usa suas próprias forças para ascender à Cidadela e desafiar o Navegador para seus próprios... propósitos... Usurper é uma sequência de Shrouded in Sanity, no entanto, o conhecimento do primeiro jogo não é necessário.