O jogo apresenta três longas tramas principais, seis personagens diferentes, cada um com suas próprias histórias, e uma ampla variedade de classes para escolher, o que fornece a cada personagem um conjunto exclusivo de habilidades e progressão de status. O jogo também faz uso de um sistema de progressão de tempo, com transições do dia para a noite e entre dias da semana no jogo, aumentando a jogabilidade desafiadora do jogo.
Inicialmente lançado exclusivamente no Japão para o console Super Famicom da Nintendo em 1995, "Seiken Densetsu 3" se destacou por ser um dos jogos marcantes da era de 16 bits que nunca recebeu uma tradução oficial para o público ocidental. Como resultado, tornou-se uma mercadoria altamente procurada na comunidade de virtualização dos anos 2000, ganhando ainda mais notoriedade por sua jogabilidade, profundidade da história, valor de replay e relativa complexidade de localização. Um mod em inglês incompleto, mas jogável, foi lançado em 2000. Nenhum desenvolvimento posterior ocorreu nos dezesseis anos seguintes.
Em junho de 2017, o jogo foi incluído na antologia "Seiken Densetsu Collection" para o Nintendo Switch no Japão. A coleção foi lançada em junho de 2019 na América do Norte com o título "Trials of Mana". No mesmo mês, um remake do jogo com esse título foi anunciado para lançamento mundial para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. "Trials of Mana 3D Remake" foi lançado em 24 de abril de 2020, para comemorar seu 25º aniversário. No entanto, como nas conversões de "Adventures of Mana" e "Secret of Mana", a equipe de design original não estava envolvida no desenvolvimento do remake. O compositor veterano Hiroki Kikuta foi contratado para partes da trilha sonora remasterizada.