Dragon Quest Monsters: Joker 3 é um jogo de RPG desenvolvido pela Square Enix e Tose e publicado pela Square Enix para o Nintendo 3DS. É a sequência de Dragon Quest Monsters: Joker 2, e é o sexto jogo da série Dragon Quest Monsters. Foi lançado no Japão em 24 de março de 2016.
A tela superior do Nintendo 3DS mostra uma perspectiva em terceira pessoa do personagem principal e do mundo ao seu redor, chamada "Break World", enquanto a tela inferior mostra um mapa da área próxima, com o objetivo atual circulado em vermelho. O protagonista carrega um dispositivo conhecido como Reactor, que pode ser usado para descobrir objetos ou caminhos ocultos. Alguns caminhos exigem que o jogador esteja montando um monstro para atravessar. Os jogadores poderão montar nos 500 monstros diferentes que povoam o mundo do jogo. Os monstros vêm em variedades de terra, mar ou céu, o que significa que diferentes tipos de monstros são necessários para percorrer caminhos diferentes. Os jogadores também podem equipá-los com acessórios e subir de nível.
Aumentar o nível de um monstro pode dar a ele novas habilidades, como a capacidade de fazer mais saltos seguidos e, portanto, acessar áreas anteriormente fora de alcance. O dispositivo Reactor também pode ser usado para escanear monstros para descobrir informações sobre eles. Se o jogador atacar um monstro enquanto estiver cavalgando, o outro monstro começa a batalha atordoado ou nocauteado. Um mini-jogo competitivo está incluído chamado "Great Riders Cup" que usa o sistema de pilotagem de monstros do jogo principal e permite que até quatro jogadores compitam com a IA do jogo ou com jogadores locais ou outros por Wifi. O protagonista dos jogos pode ser personalizado visualmente com cores diferentes para cabelos, cachecóis, botas, calças e luvas. Os monstros também podem ser personalizados por cores encontrando e resgatando um monstro chamado Color Fondue que pode realizar "Color Fusion" em monstros que um jogador controla.