Dragon Quest é o primeiro videogame RPG (RPG) da franquia de mídia Dragon Quest. Foi desenvolvido pela Chunsoft para o Family Computer (ou Famicom, para abreviar) e publicado pela Enix no Japão em 1986 como Dragon Quest e pela Nintendo em 1989 na América do Norte para o Nintendo Entertainment System (ou NES) como Dragon Warrior.
Dragon Quest foi portado e refeito para várias plataformas de videogame, incluindo MSX, PC-9801, Super Famicom, Game Boy Color, Nintendo 3DS, PlayStation 4 e telefones celulares. No jogo, os jogadores controlam um personagem herói encarregado de salvar o Reino de Alefgard e resgatar sua princesa do malvado Dragonlord. A história do Dragon Warrior tornou-se a segunda parte de uma trilogia. Vários outros jogos de anime e manga, que giravam em torno dessa trama abrangente, foram criados.
Dragon Quest foi criado por Yuji Horii, que se inspirou em jogos de RPG anteriores, como Wizardry, Ultima, e em seu próprio título de 1983, The Portopia Serial Murder Case. Horii queria criar um RPG que agradasse a um amplo público de pessoas que não estavam familiarizadas com o gênero de videogames em geral. Ele tentou colocar uma ênfase maior na narração de histórias e no envolvimento emocional, bem como simplificar a interface e expor o gênero de computador predominantemente ocidental ao mercado de console japonês.
O artista de mangá e criador de Dragon Ball Akira Toriyama produziu a arte do jogo e Koichi Sugiyama compôs sua música. A versão norte-americana apresentou inúmeras mudanças, incluindo jogos salvos em RAM com bateria (ao invés de usar um sistema de salvamento de senha), sprites de personagens modificados e diálogo no estilo inglês pseudo-elisabetano. Dragon Quest foi um sucesso comercial no Japão, com mais de 2 milhões de cópias vendidas. Seu lançamento como Dragon Warrior na América do Norte e em outros países ocidentais foi recebido de forma menos favorável. Mais tarde, os críticos ocidentais notaram as deficiências do jogo, mas reconheceram sua importância para o gênero. Sua escrita original em inglês pseudo-elisabetano foi elogiada em muitas dessas análises. Hack de ROM feitos por fãs foram lançados com mudanças substanciais no jogo. Os efeitos sonoros do jogo também foram orquestrados e sua música foi tocada em vários shows. Como um todo, Dragon Warrior foi creditado por estabelecer o modelo básico para os RPGs de console japoneses que se seguiram.