Dragon Quest II: Luminaries of the Legendary Line é um videogame RPG desenvolvido pela Chunsoft e publicado pela Enix em 1987 para o Family Computer (ou Famicom) como parte da série Dragon Quest. A subsidiária da Enix nos Estados Unidos publicou a versão americana de Dragon Quest II para o Nintendo Entertainment System (ou NES) em 1990. Dragon Quest II se passa cem anos após os eventos do primeiro jogo. A história do jogo é centrada no príncipe de Midenhall, que recebe ordens para deter um mago malvado chamado Hargon depois que Hargon destrói o castelo Moonbrooke. Em sua aventura, ele é acompanhado por seus dois primos, o príncipe de Cannock e a princesa de Moonbrooke. Dragon Quest II expande muito a fórmula da série do primeiro jogo por ter um grupo maior, mais áreas para explorar, vários heróis e inimigos em uma batalha e um navio à vela. O sucessor do jogo, Dragon Quest III: And Into the Legend ..., segue o ancestral dos personagens principais, o lendário herói Erdrick; e os três jogos são chamados coletivamente de "Erdrick Saga Trilogy". O planejamento começou um mês antes do Dragon Quest original ser lançado. Um dos principais objetivos era o desenvolvimento de um sistema de combate mais empolgante, inspirado em sistemas de grupos multi-personagens semelhantes, como o encontrado em Wizardry. A arte que serviu de base para os personagens e monstros foi pintada por Akira Toriyama e depois traduzida em pixel art. O jogo sofreu atrasos devido ao equilíbrio do jogo, que só foi totalmente corrigido nas primeiras seções do jogo. Isso, combinado com uma equipe que incluía alunos não familiarizados com o processo de codificação e depuração, atrasou o lançamento em um mês. Os desenvolvedores também tiveram muitas ideias que tiveram que ser descartadas devido às limitações técnicas do sistema Famicom, embora algumas tenham sido posteriormente incorporadas em remakes subsequentes e na sequência do jogo, Dragon Quest III. Dragon Quest II foi um sucesso no Japão; a versão original do Famicom vendeu 2,4 milhões de cópias. Mais tarde, o jogo foi refeito para Super Famicom e Game Boy Color e combinado com o jogo Dragon Quest original em um lançamento intitulado Dragon Quest I & II. Uma versão do jogo para Android e iOS foi lançada no Japão em 26 de junho de 2014 e mundialmente em 9 de outubro de 2014, como Dragon Quest II: Luminaries of the Legendary Line. O jogo foi elogiado por melhorar quase todos os aspectos do original, incluindo melhores gráficos, um mundo maior para explorar e mais personagens para participar de um sistema de combate mais dinâmico. Ele também era conhecido como um dos jogos Dragon Quest mais difíceis, especialmente o late game, e manteve essa reputação apesar dos ajustes feitos quando foi transferido para outras plataformas.