DMC: Devil May Cry é um jogo de aventura hack-and-slash, a quinta parcela da franquia Devil May Cry da Capcom e reinicialização da série. Este é o primeiro jogo da série não desenvolvido pela Capcom, mas sim pelo estúdio inglês Team Ninja. No que diz respeito à história, o game se conecta ao jogo anterior e muda o elenco de personagens e até mesmo a aparência icônica de Dante (protagonista principal da série) (que foi recebida com indignação por parte dos fãs da série na época). A história do jogo é notável por seus comentários sociais sobre as desvantagens da mídia de massa e do capitalismo moderno. A jogabilidade geral é muito semelhante às outras parcelas da série Devil May Cry e é fortemente focada em lutas rápidas com hordas de demônios com quebra-cabeças ocasionais e seções de plataforma. A principal mudança na mecânica de combate do jogo são os modos Angel e Devil. Eles alternam ataques e habilidades especiais de Dante. Os modos são ativados segurando o gatilho esquerdo ou direito (no controlador), o que torna a alternância entre eles instantânea e permite a realização de combos complexos, combinando os recursos exclusivos de cada modo.