Star Wars Jedi: Survivor
(4.5)
A experiência que eu tive com o jogo anterior (Fallen Order) lá em 2021 foi algo surreal, eu sou fã de Star Wars desde moleque inclusive, foi com Lego Star Wars que eu comecei a amar essa franquia e hoje é a saga da minha vida, e antes de abrir o Star Wars Jedi: Fallen Order eu achava que ia ser só mais um jogo... e então eu me deparei com uma das melhores coisas dessa galáxia muito muito distante.
Jedi Survivor continua com uma grande apresentação desse universo, onde temos a evolução em quase todos os sentidos do jogo, sendo a principal delas a gameplay, onde temos um combate totalmente superior com novas posturas sendo uma delas tendo um blaster ou de guarda como o famoso Kylo Ren, a movimentação pelo mapa ficou muito mais suave e aprimorada, além de um gráfico completamente incrível e uma direção de arte naquele modelo que só Star Wars proporciona para gente.... sobre a trilha sonora, aí não tem como errar, o primeiro jogo já fazia isso muito bem, e nesse aqui a parada com certeza fica muito mais épica. e esse elogio se estende mais ainda quando falamos de design sonoro.
Todavia, nada é perfeito nesse mundo, e esse jogo infelizmente sofre de alguns probleminhas, como por exemplo, bastante (mas pode colocar bastante aí viu) bug visual, minha nossa, o tempo todo, além de muita queda de frame, teve uma sequência perto do final do jogo no planeta Koboh onde eu acho que eu joguei inteiro a cerca de 40-50 fps num PS5!!!! isso é muito dificil de engolir de um jogo só de nova geração.
Outra coisa que me incomodou bastante foi que as boss fights desse jogo apesar de serem muito maneiras ainda mais com as posturas novas de combate, não são dificeis de passar, totalmente o contrário do primeiro jogo que eu sofri em absolutamente em todas as boss fights do jogo e olha que tinha bem menos que nesse aqui, putz aquela Trilla no final e o Taron Malicos um pouco antes me fez querer eu tacar o controle no chão, enquanto os bosses aqui todos passei de primeira e olha que eu joguei exatamente na mesma dificuldade que eu joguei no jogo anterior.
E agora vamos pro meu momento polêmico.... de primeiro momento assim que eu zerei o jogo eu tive a impressão que o primeiro jogo teve uma história melhor, apesar de ser bem menos complexo, porém aí que tá, no primeiro jogo os cara tiveram totalmente um apelo pro fã trazendo Dathomir, Kashyyyk, Ilum e até mesmo base dos inquisidores que nunca havia sido mostrado antes, porra cada planeta que eu visitava era um sorriso no rosto e apontando o dedo igual o DiCapriu em cada referência nos cenários ou nos diálogos.... no Jedi Survivor temos uma história muito mais madura... bem menos fantasiosa até mesmo pro universo de Star Wars.... temas como familia, obsessão, lealdade são abordados durante todo o desenrolar do enredo, trazendo uma camada bem sombria e "realista"... contudo, não se engane, planetas como Coruscant ou Jedha estão presentes no jogo, além de um envolvimento direto com a Alta República e o Caminho Oculto que são enredos bem recentes para a franquia.... mas mesmo assim, a experiência que eu tive com a história do primeiro jogo foi bem mais cativante me fazendo até a voltar a acompanhar cada coisinha desse universo que eu amo tanto.
Dito isso, apesar dos problemas, recomendo a todos, mesmo se tu não for fã de Star Wars ele ainda consegue ser um ótimo jogo, e você que é fã.... aí tu já ta perdendo é tempo.