Marcos010169
(4.0)
Nota 8,5.
Tecnicamente perfeito. Gráficos, movimentação, animações, motion capture, vozes e trilha. A escalada nesse ta melhor e mais abrangente, tem um elemento stealth bem-vindo, os cenários são uns dos mais lindos que já vi em um jogo. A corda, mesmo inferior às utilidades com o que vinha sendo feita na franquia Tomb Raider, ainda é uma boa pedida nesse.
Sobre a história, tem mais emoção, diálogos emotivos e um epílogo lindo. Lotado de cutscenes e partes scriptadas, mais do que nunca (pro bem e pro mal). Pra mim ficou narrativo até demais, lembrando mais um The Last of Us, jogos da Telltale ou Heavy Rain do que qualquer coisa feita na trilogia original. Tbm certas escolhas ficaram muito estranhas, como algumas conveniências de roteiro, o personagem Sam ser um retcom gigantesco, as reviravoltas previsíveis e o clímax que não tem sacrifício, nem nada místico. Alguns desses problemas de história se encontravam nos anteriores, mas a trilogia inicial não se levava tão à sério quanto esse, o que faz ser mais difícil ignorar as deslizadas dessa vez. O epílogo é da história foi bem bonitinho e me deixou contente.
Mais nos negativos agora... Esse é disparado o jogo com menos combate na franquia, focando mais na narrativa e escanteando totalmente o elemento shooter dos originais. E isso deixou o jogo muito monótono. Assim, a exploração, puzzles e diálogos na fases são interessantes, mas uma hora dá uma cansada, claramente tendo umas barrigas ali na história.
Tiraram o elemento de devolver a granada pro inimigo, não tem boss na gameplay e nem fases infestadas de inimigos complicados como nos originais.
Enfim, acho que é isso.
Foi o que eu menos gostei da franquia, por muito. Senti que até as partes mais ação estão mais scriptadas e se jogam mais sozinhas do que nunca. Eu que gostava do combate dos antigos fiquei decepcionado com essa entrada. Mas assim, ainda é ótimo jogo, lindo, fluído que q é bem sossegado e vibes de jogar. Mas não espere ser como nos anteriores!