The Legend of Zelda: The Wind Waker é um jogo de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Nintendo para o console de videogame doméstico GameCube. O décimo episódio da série The Legend of Zelda, foi lançado no Japão em dezembro de 2002, na América do Norte em março de 2003 e na Europa em maio de 2003. O jogo se passa em um grupo de ilhas em um vasto mar, um ponto de partida para as séries. O jogador controla o protagonista da série Link enquanto ele tenta salvar sua irmã do feiticeiro Ganon e se envolve em uma luta pela Triforce, uma relíquia sagrada que concede os desejos de seu dono. Ajudado por aliados, incluindo o capitão pirata Tetra - uma encarnação da Princesa Zelda - e um barco falante chamado King of Red Lions, Link navega pelo oceano, explora ilhas e atravessa masmorras para adquirir o poder necessário para derrotar Ganon. O vento, que facilita a navegação, desempenha um papel importante e pode ser controlado com um bastão de maestro mágico chamado Wind Waker. The Wind Waker foi dirigido por Eiji Aonuma e produzido por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka. Ele mantém a jogabilidade 3D básica de seus predecessores, Ocarina of Time e Majora's Mask, mas com um estilo de arte distintivo semelhante ao desenho animado criado através do cel shading. O jogo recebeu aclamação da crítica generalizada, mas o estilo de arte provou causar divisão entre os jogadores, o que contribuiu para vendas comparativamente fracas. Como resultado, a Nintendo mudou de direção com o próximo episódio de Zelda, o estilo mais realista de Twilight Princess. No entanto, a reputação de The Wind Waker melhorou com o tempo, e agora é amplamente considerado um dos melhores videogames já feitos. The Wind Waker originou a variante "Toon Link" do personagem principal e recebeu duas sequências diretas para o Nintendo DS, Phantom Hourglass (2007) e Spirit Tracks (2009).
Uma remasterização em alta definição, The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, foi lançada para o Wii U em 2013, com aclamação da crítica.