Tekken 3 mantém o mesmo sistema e conceito de luta principal de seus antecessores, mas traz muitas melhorias, como gráficos e animações significativamente mais detalhados, quinze novos personagens adicionados ao elenco do jogo, música mais moderna e jogabilidade mais rápida e fluida.
Talvez a mudança mais notável do sistema de luta de Tekken 2 seja a reforma do movimento - enquanto o elemento de profundidade era amplamente insignificante nos jogos anteriores de Tekken (além de alguns personagens terem esquivas e manobras únicas), Tekken 3 adicionou ênfase no terceiro eixo, permitindo todos os personagens para entrar ou sair do fundo pressionando levemente o joystick de arcade (ou tocando no botão do controle na versão do console) na direção correspondente. Outra grande mudança no movimento foi que o salto foi atenuado, não permitindo mais que os lutadores saltassem para alturas extremas (como estava presente nos jogos anteriores), mas mantendo os saltos em alturas razoáveis e realistas. Tornou o combate aéreo mais controlável e deu mais uso às esquivas, já que pular não se tornou mais um movimento de esquiva universal que estava voando acima de todos os movimentos no solo. Fora isso, o motor aprimorado permitiu recuperações rápidas de nocautes, mais fugas de tackles e stuns, melhor malabarismo (já que muitos movimentos antigos mudaram de parâmetros, permitindo que eles se conectassem em situações de combinação, onde não se conectariam em jogos anteriores) e arremessos combinados extras recém-criados.
Tekken 3 foi o primeiro Tekken a apresentar um minigame beat 'em up chamado "Tekken Force", que colocava o jogador em vários estágios contra inimigos em uma forma de rolagem lateral. Se o jogador conseguir vencer o minigame quatro vezes, Dr. Bosconovitch seria um personagem jogável (desde que você o derrote primeiro). Isso foi continuado em Tekken 4 e sucedido pelo minigame Devil Within em Tekken 5 - mas Boskonovitch foi descartado como personagem jogável após Tekken 3. Há também um minigame "Tekken Ball", semelhante ao vôlei de praia, onde é preciso acertar o bola com um ataque poderoso para machucar o adversário ou tentar acertar a bola de tal forma que ela atinja o solo na área adversária, causando dano.