Star Fox Adventures é um videogame de ação e aventura, desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo. Embora o conceito original do jogo fosse para o Nintendo 64, Shigeru Miyamoto convenceu a Rare a redesenhar o jogo para fazer parte da série Star Fox e como um título de lançamento para o GameCube.
O jogo foi lançado em 23 de setembro de 2002 e foi o último jogo da Nintendo que a Rare desenvolveu, antes de ser adquirido pela Microsoft para fazer parte de sua divisão Xbox no dia seguinte ao lançamento do jogo na América do Norte.
A história do jogo se passa após os eventos de Star Fox 64, nos quais os jogadores assumem o controle de Fox McCloud, que é enviado em uma missão para visitar um planeta no Sistema Lylat e salvá-lo da destruição. O jogo recebeu críticas positivas, principalmente em seus gráficos detalhados, novos designs de personagens em personagens, incluindo Fox, e seus ambientes dinâmicos. No entanto, sua jogabilidade influenciada por Legend of Zelda recebeu feedback misto, enquanto houve reações mistas de críticos e fãs em relação à saída de Rare da Nintendo após o lançamento do jogo.